UNStudio é selecionado para projetar o novo teleférico de Gotemburgo

O UNStudio ganhou o concurso para construir o novo teleférico da cidade de Gotemburgo, na Suécia. O percurso de 3 quilômetros, que irá conectar a antiga cidade, localizada ao sul do rio, com três localidades ao norte, contará com seis torres projetadas como estruturas assimétricas inspiradas nos guindastes dos estaleiros da cidade. A data prevista para abertura do teleférico é 202, como parte da celebração do aniversário de 400 anos da cidade.

© Plompmozes

O teleférico foi proposto pelas autoridades municipais como uma alternativa para reduzir o tempo de deslocamento na cidade, com um mínimo impacto no nível da rua. As quatro estações, uma localizada em um ponto de baldeação entre ônibus e trem em Järntorge, e outras três na parte norte do rio, apresentam telhados facetados flutuantes revestidos de madeira que proporcionam uma atmosfera aconchegante às estações, oferecendo vistas para a cidade. 

© Plompmozes

O sistema das estações também é adaptável e pode acomodar a diferentes geometrias, dependendo da localização, permitindo às duas estações intermediárias se adaptarem aos ângulos dos cabos de suspensão.  

Cortesia de UNStudio

As torres são também projetadas para se adaptarem às condições locais e sua estrutura leve e vazada permite que ruas, passarelas e parques não sofram grandes interferências. Além disso, a estrutura permeável também previne o surgimento de microclimas, muitas vezes causados por sombreamento e correntes de vento resultantes de estruturas pesadas.  

Cortesia de UNStudio

O projeto de iluminação feito em colaboração com Licht&Soehne permite que as torres se tornem pontos de referência para a cidade. Pontos de luz internos ascendem as torres à noite, enquanto que, durante o dia, efeitos sutis de luz se adaptam ao nível de luminância, assegurando que a iluminação esteja sempre equilibrada.  

Cortesia de UNStudio

O sistema do teleférico foi projetado seguindo princípios que respeitam o meio ambiente e a sustentabilidade social: as torres serão construídas com estruturas vazadas pré fabricadas de concreto reforçado, reduzindo a quantidade de material e o tempo de construção in loco. As estações usam aberturas zenitais para minimizar a quantidade de luz artificial necessária, enquanto que placas fotovoltaicas na cobertura geram eletricidade para a iluminação e calefação dos edifícios. As estruturas que ficam abaixo das estações foram projetadas para receber musgo, espécies vegetais que removem os poluentes do ar, reduzem os efeitos das ilhas de calor e auxiliam também na acústica ao absorver ondas sonoras, fazendo destes bons lugares para descanso e lazer. 

© Plompmozes

O UNStudio trabalhou em conjunto com os arquitetos locais da Kjellgren Kaminsky e os engenheiros da Knippers Helbig.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "UNStudio é selecionado para projetar o novo teleférico de Gotemburgo" [UNStudio Selected to Design New Cable Car in Gothenburg] 17 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888843/unstudio-e-selecionado-para-projetar-o-novo-teleferico-de-gotemburgo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.