O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. UNStudio projeta teleférico sustentável em Amsterdã

UNStudio projeta teleférico sustentável em Amsterdã

UNStudio projeta teleférico sustentável em Amsterdã
UNStudio projeta teleférico sustentável em Amsterdã, Cortesia de Plompmozes
Cortesia de Plompmozes

O UNStudio divulgou as últimas imagens do seu projeto para o IJbaan, um teleférico sustentável que deverá conectar as áreas oeste e norte de Amsterdã. O projeto, idealizado pelos fundadores Mas Dekker e Willem Wessels, surgiu como uma campanha de crowdfunding ainda em 2015. Como resultado desta empreitada, o teleférico deverá entrar em operação até 2025, em comemoração ao 750º aniversário da cidade. A proposta de transporte “100% elétrico” faz parte da ambição da capital holandesa em transformar-se no maior centro europeu de inovação urbana, integrando a tecnologia e projetos arrojados aos sistemas de transporte público existentes.

Percorrendo uma distância de 1,5 km, o teleférico conectará dois dos distritos residenciais mais prósperos de Amsterdã, Amsterdam-West e Amsterdam-Noord, através de um sistema de três torres e duas estações. A estrutura urbana foi concebida para acomodar uma futura terceira estação, dependendo do padrão de crescimento dos distritos vizinhos.

Cortesia de Plompmozes Cortesia de Plompmozes Cortesia de Plompmozes Cortesia de Plompmozes + 8

Cortesia de Plompmozes
Cortesia de Plompmozes

Para permitir que os grandes navios continuem seu tradicional curso pelo rio, as torres foram projetadas com uma altura que varia entre 46, 105 e 136 metros. O projeto das torres buscou inspiração nas estruturas portuárias e gruas dos navios que definem a característica do patrimônio industrial de Amsterdã, equilibrando estética e funcionalidade.

Por outro lado, as duas estações foram concebidas para fornecer muito mais do que apenas acesso ao sistema de transporte, foram projetadas para possuir identidade e vida própria, além de atrair um grande número de pessoas. A estação de Amsterdam-West conta com uma vibrante praça urbana na beira do rio com restaurantes e bares, enquanto Amsterdam-Noord abrigará um mirante com vista para o "centro cultural do norte", em pleno desenvolvimento atualmente.

Cortesia de Plompmozes
Cortesia de Plompmozes

O teleférico é um sistema de transporte público extremamente sustentável. É uma maneira muito rápida e um sistema de baixo consumo e manutenção, atraente para ciclistas, passageiros, estudantes, residentes e visitantes. Em Amsterdã, existe uma demanda crescente por conexões através do IJ, como uma nova linha de metrô e novas pontes. A cidade está crescendo rapidamente nesta direção e essa 'ponte aérea' contribuirá para o desenvolvimento de toda a região. O transporte aéreo também aliviará a crescente pressão sobre o tráfego e as redes de transporte terrestre. Além disso, não é apenas eficiente, mas também divertido. As pessoas vão ver e experimentar sua cidade de uma maneira totalmente nova.
-Ben van Berkel, fundador do UNStudio

A viagem deverá demorar menos de cinco minutos, viajando a uma velocidade média de mais de 20 quilômetros por hora. As cabines terão capacidade entre 32 e 37 passageiros, com cabines adicionais para até seis bicicletas.

Cortesia de UNStudio
Cortesia de UNStudio
Cortesia de UNStudio
Cortesia de UNStudio

Para o projeto do teleférico de Amsterdã, o UNStudio aproveitou o conhecimento adquirido previamente durante o desenvolvimento de um projeto similar, quando venceram o concurso para o projeto de um sistema muito parecido que contará com uma linha de teleférico de três quilômetros de extensão na cidade de Gotemburgo, na Suécia.

Via: UNStudio

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "UNStudio projeta teleférico sustentável em Amsterdã" [UNStudio Designs Future-Proof Cable Car for Amsterdam] 23 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896748/unstudio-projeta-teleferico-sustentavel-em-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.