"Biodomos" nas montanhas dos Emirados Árabes buscam promover o ecoturismo

O edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, possui 828 metros de altura e está no coração do centro urbano de Dubai, região em constante crescimento. Mas apenas algumas horas a leste da metrópole, um tipo diferente de monumento está atraindo turistas para os Emirados Árabes Unidos (EAU): as Montanhas Al Hajar. Com o seu pico a 3.008 metros, a elegância natural da cordilheira rivaliza com as conquistas arquitetônicas do país. O Biodomes Wildlife Conservation Center, um projeto da Baharash Architecture para o Eco Resort Group dos EAU, visa celebrar a cordilheira a partir de um paradigma de ecoturismo.

Biodomos nas montanhas dos Emirados Árabes buscam promover o ecoturismo - Mais Imagens+ 5

Cortesia de Baharash Architecture
Cortesia de Baharash Architecture

Como o turismo para áreas naturais aumenta em todo o mundo, e como os Emirados Árabes Unidos se preparam para receber cerca de 45 milhões de visitantes no país até 2021, as montanhas Al Hajar provavelmente testemunharão um aumento do turismo nos próximos anos. E com o turismo pode vir poluição, erosão do solo e perda de habitats naturais e espécies ameaçadas de extinção. O projeto de Biodomos de Baharash Architecture espera mitigar os efeitos do turismo no meio ambiente através de projetos de baixo impacto e promoção do turismo ambientalmente responsável.

Cortesia de Baharash Architecture
Cortesia de Baharash Architecture

Evocando a Biosfera de Montreal de Buckminster Fuller e as mais recentes Esferas de Seattle - sede da Amazon - os biodomos de Baharash usam uma forma icônica com um novo propósito. As três cúpulas autossustentáveis serão feitas a partir de “componentes pré-fabricados para minimizar a perturbação do ambiente e permitir a montagem rápida no local”. De dentro das esferas, os visitantes poderão ver a paisagem quase sem obstáculos. Mas com o resfriamento passivo, as cúpulas subterrâneas garantirão temperaturas mais confortáveis dentro do que fora da estrutura. Abrigando "programas educacionais para promover o turismo sustentável" e um "Centro de Conservação para proteger várias espécies selvagens", Baharash e o Eco Resort Group esperam incentivar um novo tipo de turismo que permitirá que os visitantes desfrutem do ambiente natural, sem afetá-lo negativamente.

Notícia via: Baharash Architecture

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Comberg, Ella. ""Biodomos" nas montanhas dos Emirados Árabes buscam promover o ecoturismo" ["Biodomes" in the UAE's Al Hajar Mountains Will Promote Ecotourism ] 23 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896642/biodomos-nas-montanhas-dos-emirados-arabes-buscam-promover-o-ecoturismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.