Kéré Architecture projeta cenografia para exposição sobre racismo

Kéré Architecture concluiu recentemente o projeto expositivo para a mostra “Racismo. Uma invenção da raça humana", uma exposição promovida pelo Deutsches Hygiene-Museum, na cidade de Dresden na Alemanha. As atmosferas criadas dentro de cada um dos três espaços do museu são únicas, porém harmoniosas. O principal objetivo do projeto expográfico é conectar “a arquitetura das salas com o tema da exposição”. Utilizando uma variedade de materiais e estruturas atraentes, o percurso da mostra espera revelar os conflitos e desejos do homem por estabilidade e a necessidade orgânica por transformação social, enfatizando seu charme temporário e a importância da compreensão entre os homens.

Kéré Architecture projeta cenografia para exposição sobre racismo - Mais Imagens+ 18

© Andrea Maretto

A coexistência pacífica entre as pessoas de uma comunidade só pode ser alcançada graças a uma consciência coletiva, bem como a reações a processos de mudança social.

O primeiro espaço, o qual "se estende acima dos visitantes" com sua estrutura modular de madeira, abrangerá todo o espaço da mostra temporária no museu de Dresden. Devido à natureza modular da instalação, a ordem espacial da sala lembra a estrita classificação da ciência modernista européia, enquanto a iluminação deliberadamente reduzida realça a materialidade dos componentes de madeira. Essa singularidade procura realçar o valor da obra de arte dentro do espaço expositivo, em particular, a série de esculturas, todas de culturas diferentes, que parecem ociosas dentro do espaço expositivo.

© Andrea Maretto
© Andrea Maretto

O segundo espaço se desenvolve através de uma plataforma que exibe obras de arte censuradas ou confiscadas pelo Partido Nazista como parte de seu extenso movimento de propaganda durante as décadas de 1930 e 40. “Um gesto artístico que tira partido do concreto aparente”. Os arquitetos se utilizam da materialidade fria do concreto através das várias paredes que definem o espaço e, ao fazê-lo, criam uma “atmosfera austera e monumental”. Destacando a arte silenciada dentro do contexto da sala vazia e exposta, o usuário pode focalizar e refletir sobre o significado histórico do seu conteúdo.

© Andrea Maretto
© Andrea Maretto

A ultima galeria, como que fechando este ciclo, aponta para a importância do diálogo e da compreensão entre os homens, convidando as pessoas a discutirem sobre as questões importantes e emergentes da nossa sociedade. O mobiliário está integrado nos elementos expositivos, o amplo espaço central coberto encoraja as pessoas a se reunirem e seu projeto foi diretamente influenciado pela cultura dos povos africanos, pátria de Kéré, onde “todas as reuniões sociais acontecem sob as grandes copas das árvores”. O projeto foi inspirado nas estruturas de Shigeru Ban e o seu uso extensivo de tubos de papelão. Esse material incomum torna-se uma metáfora da natureza impermanente da sociedade, enfatizando quão frágil nossa comunidade pode chegar a ser. Elevando-se em direção ao teto, o arquiteto espera que os tubos ecoem “os valores essenciais que mantêm a sociedade unida”.

O que é aquilo que nos conecta ou nos separa, com quem queremos estar e compartilhar nossas experiências? Essas perguntas procuram estimular os visitantes a trocar ideias enquanto percorrem estes espaços.

© Andrea Maretto
© Andrea Maretto
© Andrea Maretto

Título: Racismo. Uma invenção da raça humana
Localização: Deutsches Hygiene-Museum, Dresden
Datas: De 19 de Maio de 2018 a 06 de Janeiro de 2019
Arquiteto: Diebedo Francis Kéré
Equipe de projeto: Johanna Lehmann, Andrea Maretto, Blake Villwock, Adriana Arteaga
Equipe de suporte: Laura Bornet, Valeria Molinari
Museu: Deutsches Hygiene-Museum
Curador: Susanne Wernsing
Construção: Wolfgang Matzat, Zumholz Möbel KG/Berlin, Werkstätten des Deutschen Hygiene-Museum
Cliente: Deutsches Hygiene-Museum
Área: 830 m2
Projeto e fase de planejamento: Janeiro de 2017 a Abril de 2018
Fase de construção: Abril de 2018 a Maio de 2018
Status:  Em exibição no Deutsches Hygiene-Museum de Dresden até 06 de Janeiro de 2019

Via: Kéré Architecture

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dobbins, Tom. "Kéré Architecture projeta cenografia para exposição sobre racismo" [Kéré Architecture Designs Sceneography for Exhibition on Racism] 15 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896024/kere-architecture-projeta-cenografia-para-exposicao-sobre-racismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.