Diller Scofidio + Renfro e Woods Bagot vencem concurso para o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Adelaide

Diller Scofidio + Renfro e Woods Bagot são os vencedores do concurso internacional de arquitetura para o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Adelaide, na Austrália. O projeto foi desenvolvido para oferecer aos visitantes um espaço dinâmico e contará com um grande saguão, galerias suspensas e um jardim na cobertura.

A proposta apresentada por Diller Scofidio + Renfro em conjunto com o Woods Bagot foi escolhida a partir de um seleto grupo de participantes, incluindo Adjaye Associates, Bjarke Ingels Group, David Chipperfield Architects e HASSELL. No último mês de maio apresentamos os projetos dos seis escritórios finalistas, agora conheceremos em detalhe a proposta dos grandes vencedores.

Diller Scofidio + Renfro e Woods Bagot vencem concurso para o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Adelaide - Mais Imagens

Implantado no terreno de um antigo hospital, a proposta para a galeria de arte de Adelaide procura transformar a cidade em um dos mais importantes centros de arte na Austrália. O principal responsável pela instituição, Malcolm Reading, espera que a galeria se torne um novo “ponto focal para a arte e cultura dos povos Aborígines e Ilhéus do Estreito de Torres", além de criar uma oportunidade para revelar os tesouros escondidos das coleções públicas de arte do sul da Austrália”.

© Diller Scofidio + Renfro and Woods Bagot

Os arquitetos conceberam o projeto como um novo “farol luminoso para o North Terrace”, refletindo a luz do céu durante o dia e o brilho das galerias durante à noite. A conexão visual entre interior e exterior, reflete a transparência da instituição e a sua intenção de devolver a arte à cidade e seus cidadãos.

Uma vez no interior do edifício, os visitantes se deparam com espaços dinâmicos e multifuncionais e uma galeria de configuração bastante flexível organizada em um conjunto de nove quadrados. Do lado de fora, um terraço jardim apresenta uma paisagem da Austrália pré-colonial, aproximando a arquitetura contemporânea e a história do lugar.

© Diller Scofidio + Renfro and Woods Bagot

Nós da DS + R e nossos parceiros da Woods Bagot estamos muito contentes com o primeiro prêmio para o projeto da Adelaide Contemporary. O projeto é único como a cidade onde será implantado, mas também pretende ser internacional como a instituição que abriga, celebrando a vocação cultural do lugar - desde os vibrantes festivais até a sua diversificada coleção de arte, a qual conta com os mais raros exemplares de arte aborígine Australiana. Nossa abordagem visa conectar o museu, a cidade e os jardins de forma a criar um novo centro de arte que acolherá a todos, fornecendo uma espaço para o desenvolvimento da cultura na cidade de Adelaide. - Charles Renfro, arquiteto associado da Diller Scofidio + Renfro

© Diller Scofidio + Renfro and Woods Bagot

O concurso de arquitetura recebeu mais de 100 propostas, desenvolvidas por mais de 500 escritórios espalhados pelos cinco continentes. Mais informações sobre os projetos finalistas e a proposta vencedora podem ser encontradas em nosso artigo publicado anteriormente e na página oficial do concurso. A lista completa dos seis finalistas pode ser vista logo abaixo:

Via: Malcolm Reading

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Diller Scofidio + Renfro e Woods Bagot vencem concurso para o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Adelaide" [Diller Scofidio + Renfro and Woods Bagot Win Star-Studded Competition for Adelaide Contemporary Art Museum] 10 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895868/diller-scofidio-plus-renfro-e-woods-bagot-vencem-concurso-para-o-projeto-do-museu-de-arte-contemporanea-de-adelaide> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.