Primeiro projeto habitacional feito com impressão 3D em concreto será construído em Eindhoven

A cidade holandesa de Eindhoven receberá o primeiro projeto habitacional feito comercialmente a partir da tecnologia de impressão 3D com concreto. A construção da primeira das cinco casas está prevista para começar este ano. As unidades foram desenvolvidas por uma equipe colaborativa que inclui o escritório Houben & Van Mierlo Architecten e a Eindhoven University of Technology, e será comprada e comercializada por uma empresa imobiliária após a conclusão.

A primeira casa será térrea com aproximadamente 95 m² e será seguida por quatro edifícios com mais pavimentos. Sua forma irregular é baseada em "blocos erráticos na paisagem", e só é factível graças a flexibilidade da tecnologia de impressão 3D em concreto.

Uma abordagem faseada para a construção permite que haja pesquisa e inovação nas construções seguintes. Os elementos da primeira casa serão impressos na Universidade, com o intuito de transferir todo o processo para o local de construção da quinta unidade.

Este projeto representa o impacto potencial que a tecnologia de impressão digital pode ter quanto empregada na construção civil em parceria com o setor industrial. O processo evidencia que é possível ter flexibilidade na construção e uma variedade de características, elementos e cores no mesmo edifício, ao mesmo tempo que aponta o impacto ambiental da construção, a partir da redução do uso de cimento, resultando em um decréscimo na emissão de CO2.

Courtesy of Houben & Van Mierlo Architecten

Este projeto é a mais nova experiência de impressão 3D vinculada à Universidade de Tecnologia de Eindhoven, e caminha em conjunto com a construção da primeira ponte de concreto construída com impressão 3D, em 2017. Além da Alemanha, a Holanda também está atuando na área, lançando a primeira ponte metálica construída por impressão 3D em Amsterdam.

A primeira residência está prevista para ser ocupada a partir do meio de 2019. Para o projeto, o escritório Houben & Van Mierlo Architecten e a Eindhoven University of Technology trabalharam em parceria com o governo de Eindhoven, com o construtor Van Wijnen, o corretor Vesteda, a empresa de materiais Saint Gobain-Weber Beamix e a firma de engenharia Witteveen+Bos.

Via: Eindhoven University of Technology

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Primeiro projeto habitacional feito com impressão 3D em concreto será construído em Eindhoven" [World's First 3D-Printed Concrete Housing Project to be Built in Eindhoven] 07 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895790/primeiro-projeto-habitacional-feito-com-impressao-3d-em-concreto-sera-construido-em-eindhoven> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.