O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Incrementando seu escritório: 4 maneiras de gerar renda através da internet

Incrementando seu escritório: 4 maneiras de gerar renda através da internet

  • 10:00 - 30 Maio, 2018
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Incrementando seu escritório: 4 maneiras de gerar renda através da internet
Incrementando seu escritório: 4 maneiras de gerar renda através da internet, © <a href='https://unsplash.com/photos/vSchPA-YA_A'>Unsplash user freddy marriage</a>
© Unsplash user freddy marriage

As ferramentas digitais aplicadas à arquitetura estão se tornando cada vez mais confiáveis. A tecnologia BIM (Building Information Modeling), a realidade aumentada e a realidade virtual estão sendo rapidamente incorporadas pela indústria da arquitetura. Soma-se a isso os esforços e investimentos cada vez maiores que as empresas do ramo da construção civil têm dedicado para marcar sua presença na internet. Como resultado disso, muitos escritórios de arquitetura tem iniciado a explorar também estratégias de marketing digital.

A produção de conteúdo é o principal fundamento para que um negócio possa ser bem sucedido na rede. Quando trata-se de escritórios de arquitetura, o que significa exatamente "criar conteúdo"? Através destes quatro exemplos pretendemos apresentar diferentes maneiras para gerar receita com projetos e/ou divulgado-los na internet. Ainda que seja impossível elencar todas as diferentes maneiras possíveis de desenvolver um negócio on-line, estes quatro exemplos utilizam a experiência e a trajetória de cada escritório para alavancar múltiplas possibilidades em mundo que está se tornando cada dia mais digital.

1. Projetos flexíveis 

Essa talvez seja a ferramenta mais popular, principalmente quando se trata de projetos residenciais. Comprar um projeto pronto não é nenhuma novidade e sempre houve uma certa reticência associada a esse tipo de prática. Uma enorme gama de projetos residenciais "prontos para construir" tem assaltado o cenário urbano de nossas cidades ao longo das últimas décadas. Eles podem até ser eficientes quando se trata da construção em si, mas no que diz respeito à arquitetura, a grande maioria deles passa longe do aceitável.

Se você é um arquiteto que projeta residências unifamiliares, provavelmente tem um (ou alguns) projetos dos quais se orgulha. É muito comum, depois de certo tempo, que novos clientes sejam resultado direto daquilo que você já construiu: “Eu quero um projeto exatamente como este”, esta frase também é bastante comum. Mas será que podemos construir novamente um projeto exatamente igual ao outro?

© Trent Bell
© Trent Bell

Eric Reinholdt, arquiteto da 30X40 Design Workshop, começou a fazer isso com base na demanda que surgiu logo após a conclusão do projeto de sua própria casa. Depois disso, seu estúdio foi transformado em um próspero negócio on-line. Reinholdt desenvolveu algumas variações do projeto em seu site, os quais podem ser adquiridos junto com um conjunto básico de plantas, assim como uma consulta pessoal para escolher outros elementos específicos ou serviços adicionais.

Esse tipo de negócio não se restringe apenas à projetos residenciais. Embora um projeto de menor porte seja mais fácil de viabilizar, transpor esta ideia à projetos de áreas comerciais ou para escritórios pode ser uma ótima alternativa para aquelas empresas especializadas nesse tipo de mercado. É muito possível que todo o potencial deste tipo de trabalho ainda não tenha sido explorado ou descoberto.

2. Crie produtos digitais com o seu trabalho (Ebook, Guias, templates de Revit, etc.)

Com as novas ferramentas à nossa disposição, tem sido cada vez mais fácil compilar conteúdos e desenvolver novos produtos. Já não é mais preciso uma editora para publicar seu próprio manifesto de arquitetura

Você e seu escritório tem algo a compartilhar? Uma nova maneira de abordar e desenvolver projetos? Desenvolva seu próprio guia de projeto com um design atraente para atrair possíveis clientes ou seguidores para que eles possam usá-lo para aprender da sua experiência.

Talvez seu escritório tenha desenvolvido um template de Revit mais eficiente para um tipo específico de projeto. Carregado com uma série de famílias, detalhes e tipos de parede, seu modelo poderia ajudar outros escritórios nesta difícil transição para o universo BIM ou talvez até mesmo um jovem estudante de arquitetura que procura aprender e se preparar para um futuro emprego.

Há uma enorme variedade de produtos deste tipo disponíveis no mercado, mas desenvolver algo diferente e intuitivo, atraente e flexível pode ser uma ótima maneira de alavancar sua imagem nas mídias digitais além de proporcionar um novo mercado para explorar e quem sabe, expandir.

3. Cursos on-line

Screenshot via <a href='https://www.youtube.com/watch?v=Az-m56vUjgw'>Masterclass trailer</a>
Screenshot via Masterclass trailer

Embora sejam um pouco mais trabalhosos para criar e gerenciar, cursos on-line são uma ótima maneira de gerar receita. Para a arquitetura, diferentes tipos de cursos podem ser ministrados, incluindo Revit ou outro software BIM, tutoriais de renderização ou visualização, ou até mesmo produção de vídeo ou fotografia, só para citar alguns.

As Masterclasses de Frank Ghery são um bom exemplo de como explorar as suas habilidades e o trabalho de um escritório que seja referência em algum campo específico. Crie conteúdo a partir de suas próprias experiências.

4. Design de Produto

© Nigel Young/Foster + Partners
© Nigel Young/Foster + Partners

Charles e Ray Eames talvez sejam o maior exemplo de arquitetos que também trabalharam com design de produto. Sua empresa desenvolveu uma enorme variedade de projetos, incluindo peças de mobiliário, exposições, casas e até brinquedos. Desde os Eames nos primórdios do modernismo mid century, até mesmo arquitetos mais famosos da atualidade como Zaha Hadid, Norman Foster e Bjarke Ingels, todos eles experimentaram com o design.

Z-Chair, 2011. Zaha Hadid. Enrico Sua Ummarino, courtesy of Sawaya & Moroni
Z-Chair, 2011. Zaha Hadid. Enrico Sua Ummarino, courtesy of Sawaya & Moroni

O design industrial e a arquitetura vivem em um relacionamento simbiótico. O design de mobiliário pode potencializar exponencialmente um bom projeto de arquitetura. O mesmo vale para os acessórios. Com a facilidade do comércio eletrônico, seja um móvel incrivelmente funcional ou um conjunto elegante de brincos e colares, o design do produto é outro caminho a ser explorado quando se pensa em utilizar a internet para incrementar o seu orçamento.

Sobre este autor
Collin Abdallah
Autor
Cita: Abdallah, Collin. "Incrementando seu escritório: 4 maneiras de gerar renda através da internet" [Monetizing Your Architecture Practice Online: 4 Ways to Generate New Revenue Streams] 30 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895252/incrementando-seu-escritorio-4-maneiras-de-gerar-renda-atraves-da-internet> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.