MVRDV transformará antigo monumento comunista em um centro de arte e tecnologia na Albânia

Cortesia de MVRDV

O MVRDV apresentou um projeto que promete transformar a "Pirâmide de Tirana", construída durante o período comunista na capital e maior cidade da Albânia, em um centro de tecnologia, arte e cultura. Segundo os arquitetos, a estrutura atualmente abandonada será revitalizada para abrigar o novo centro educacional multifuncional de Tirana.

A Pirâmide de Tirana foi inaugurada em 1988 como Museu Enver Hoxta, projetado em homenagem ao ex-líder comunista da Albânia. Depois, o edifício foi utilizado como a sede da NATO durante as Guerras dos Balcãs, como uma discoteca e ainda como espaço para eventos. Embora abandonada, a estrutura continua sendo um local popular na cidade, onde a juventude de Tirana se reune frequentemente. Como uma espécie de homenagem a essa apropriação única, o projeto do MVRDV prevê que a cobertura seja um espaço de convívio e encontro entre as pessoas.

MVRDV transformará antigo monumento comunista em um centro de arte e tecnologia na Albânia - Mais Imagens

© Gent Onuzi

Apesar da iniciativa para transformar o edifício em um teatro nacional, o projeto nunca saiu do papel e a histórica estrutura acabou relegada ao abandono e ao esquecimento durante mais de uma década. Agora a Pirâmide de Tirana terá uma segunda chance, transformando-se em um novo centro de tecnologia e aprendizado.
-Was Maas, co-fundador, MVRDV

O projeto do MVRDV prevê a completa abertura do edifício no pavimento térreo, transformando a antiga estrutura fechada e inacessível em um novo edifício aberto e amplamente iluminado. O imenso pé direito do átrio da Pirâmide abrigará árvores e outros espaços verdes. Além disso, a estrutura existente de concreto e os novos espaços propostos, como pavilhões e plataformas, disponibilizarão uma série de espaços para eventos temporários.

Cortesia de MVRDV

Este é um edifício simbólico para o povo albanês. Para os mais velhos, representa a memória da era comunista, enquanto que para as novas gerações, tornou-se um espaço para celebrar a vida. A ideia é transformá-lo oficialmente em um local de encontro e convívio, para a realização de shows e grandes eventos. Ele estará conectado ao seu entorno como uma estrutura em um parque, a qual abrigará tanto pessoas quanto árvores e proporcionará ainda diversos espaços de co-working. Tornaremos as antigas vigas monumentais da estrutura acessíveis para que todos os visitantes possam subir à cobertura com segurança para celebrar este espaço majestoso, com vistas para a cidade de Tirana. Estamos criando um monumento para ser habitado.
-Was Maas, co-fundador, MVRDV

Cortesia de MVRDV

Para os arquitetos do MDRDV era fundamental respeitar este uso informal, que fez com que o edifício abandonado continuasse a fazer sentido em meio a cidade de Tirana. Queremos ampliar e fortalecer este vínculo, convidando à todos os cidadãos a compartilhar este espaço. Quando concluído, o novo centro educacional abrigará uma série de atividades e programas de aprendizado onde os adolescentes serão responsáveis por escolher o que desejam aprender, "na interseção entre tecnologia e design".

Partindo de uma iniciativa da prefeitura de Tirana, o projeto deverá ser concluído em junho de 2019.

Via: MVRDV

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "MVRDV transformará antigo monumento comunista em um centro de arte e tecnologia na Albânia" [MVRDV to Transform Communist-Era Pyramid into Center for Art and Technology in Albania] 27 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894942/mvrdv-transformara-antigo-monumento-comunista-em-um-centro-de-arte-e-tecnologia-na-albania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.