O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Kjellander Sjöberg vence concurso para um novo marco sustentável na Suécia

Kjellander Sjöberg vence concurso para um novo marco sustentável na Suécia

Kjellander Sjöberg vence concurso para um novo marco sustentável na Suécia
Kjellander Sjöberg vence concurso para um novo marco sustentável na Suécia, Cortesia de Kjellander Sjoberg
Cortesia de Kjellander Sjoberg

Kjellander Sjöberg Architects venceu o concurso para o Nacka Port, um novo bloco urbano sustentável e dinâmico. A empresa de arquitetura premiada, uma das principais da Escandinávia, construirá o projeto em uma área entre Nacka e Estocolmo, na Suécia.

Dos três escritórios de arquitetura que foram convidados a participar, a proposta de Kjellander Sjöberg sobressaiu-se com um “contexto urbano vibrante com um programa convidativo e variado”.

Fachada Oeste Implantação Cortesia de Kjellander Sjoberg Cortesia de Kjellander Sjoberg + 12

Cortesia de Kjellander Sjoberg
Cortesia de Kjellander Sjoberg

Nacka Port é uma área urbana situada entre Sickla köpkvarter, um centro comercial, e o distrito de Hammarby Sjöstad, uma área com antigos edifícios industriais e um entorno variado. O programa do concurso destacou a importância do contexto do projeto e pediu uma solução para a criação e valorização das experiências. O edifício proposto tem a capacidade de reforçar a identidade, as rotas e os nós da região, além de expandir as conexões dentro da configuração da área.

Cortesia de Kjellander Sjoberg
Cortesia de Kjellander Sjoberg

O Nacka Port é uma ótima oportunidade para elaborar um projeto com qualidades esculturais tridimensionais, além de um programa humanístico e dinâmico. O bloco tem grande potencial para se tornar um ambiente sustentável e vibrante, aumentando a concentração da área. - Stefan Sjöberg, architect.

Cortesia de Kjellander Sjoberg
Cortesia de Kjellander Sjoberg

O projeto é um bloco urbano tridimensional com uma série de praças flexíveis e abertas, inseridas diagonalmente no terreno. Além de suas características variadas, essas praças são colocadas de frente para o trânsito nas proximidades, atraindo moradores e iniciativas de mercados e cafés ao ar livre. A área ao redor do bloco oferece espaços abertos onde pedestres e ciclistas podem visitar. Além disso, um volume unificado para o sudoeste é dividido em duas torres de diferentes alturas.

Os recuos quadrados formados pelas fachadas escalonadas das torres criam terraços privados e comunais ideais para a vegetação. A estrutura é projetada principalmente para fornecer impressões distintas a partir de diferentes ângulos e direções, criando uma “experiência fluida tridimensional”.

Corte AA
Corte AA
Corte BB
Corte BB

O júri concluiu que a proposta de Kjellander Sjöberg é a mais convincente em sua unificação de qualidade arquitetônica e demandas funcionais. A proposta apresenta uma excelente e bem pensada análise e compreensão do local e seus arredores. O projeto é caracterizado por um conceito global de sustentabilidade que, além de escolher materiais de construção ambientalmente corretos, proporciona aos moradores e visitantes uma experiência urbana sustentável de estruturas verdes, superfícies flexíveis, espaços para atividades temporárias e locais para ciclistas e pedestres.
- Trecho da declaração do júri.

Encomendado pela Nacka Port AB, o processo de planejamento do projeto já começou,e deve ser lançado em 2020.

O conceito principal do Nacka Port é ter uma "visão positiva do futuro", criando uma vida adequada para os seres humanos e o planeta. Com foco nos serviços ecossistêmicos, a arquitetura é positiva em carbono, criada com materiais renováveis e um microclima saudável. O Porto Nacka de Kjellander Sjöberg será um bloco urbano e sustentável que conecta e cria um estilo de vida viável.

Notícia via: Kjellander Sjöberg.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Kjellander Sjöberg vence concurso para um novo marco sustentável na Suécia" [Kjellander Sjöberg Wins Competition For a New Sustainable Landmark in Sweden] 19 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894748/kjellander-plus-sjoberg-vence-concurso-para-um-novo-marco-sustentavel-na-suecia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.