O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Como projetar onde não há gravidade?

Como projetar onde não há gravidade?

  • 16:00 - 10 Maio, 2018
  • por
  • Traduzido por Giovana Martino
Como projetar onde não há gravidade?
Como projetar onde não há gravidade? , © NASA <a href='https://www.flickr.com/photos/pingnews/491421253'>via Flickr</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/publicdomain/mark/1.0/'>Public Domain Mark 1.0</a>
© NASA via Flickr licensed under Public Domain Mark 1.0

Não são muitos os arquitetos que tiveram o desafio de projetar no espaço sideral, mas quem sabe o que nos aguarda no futuro... Será que teríamos que nos preocupar com chuvas de asteroides e foto-biorreatores? Buscando investigar este tema a Metropolis Maganize analisou o projeto da Estação Espacial Internacional, apontando como as regras convencionais de arquitetura se tornam obsoletas na gravidade zero. Paredes, tetos e pisos podem ser permutáveis e o conceito da 'forma que segue a função' é levado ao extremo.

2018 marca os 20 anos da construção da Estação Espacial Internacional. O Satélite é constituído por 34 peças separadas, as quais foram entregues por ônibus espacial ou automotora no espaço. Com nenhuma margem para erros, a construção de 13 anos da Estação Espacial foi, talvez, um dos grandes sucessos do milênio, recebendo 230 astronautas, cosmonautas e turistas espaciais nas últimas duas décadas. 

Para todos aqueles que vivem na Terra (basicamente todos nós), pode ser uma luta se acomodar a vida sem gravidade. Como é explicado no artigo da Metropolis, existe uma falta de contraste arquitetônico entre as superfícies uma vez que elas estão escondidas pelos equipamentos e experimentos. Dessa forma, muitas pessoas sofrem com desorientação, confusão e enjoo causado pela ilusão psicológica de não ter uma base. Apesar de apresentar uma arquitetura austera, a Estação Espacial Internacional têm se esforçado em melhorar isso e criar uma referência de piso como linhas de luz, pistas visuais e signos que demonstrem o que é cima e o que é baixo.

© NASA via Metropolis Magazine
© NASA via Metropolis Magazine

O pouco conforto caseiro que os astronautas têm é graças a um conjunto de mesa e cadeiras de jantar originais da Estação Espacial Russa, no qual os astronautas devem ser presos para facilitar o uso. Os compartimentos privados para dormir também usam cintos para garantir que ninguém fique flutuando durante a noite. Não há sala de estar nem lounge, mas sim uma sala com cúpula de vidro fixada na parte de baixo da Estação, a qual tornou-se o local favorito para a tripulação, uma vez que oferece vistas panorâmicas da Terra.

Leia mais sobre como o projeto e a rotina funcionam no espaço na Metropolis Magazine.

Sobre este autor
Ella Thorns
Autor
Cita: Thorns, Ella. "Como projetar onde não há gravidade? " [How to Design When There is No Gravity] 10 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894033/como-projetar-onde-nao-ha-gravidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.