Proposta do RCR Arquitectes para o pavilhão da Catalunha na Bienal de Veneza 2018

O Institut Ramon Llull apresentou em Barcelona o projecto RCR. Dream and Nature_Catalonia in Venice, um projeto sobre o escritório de arquitetura RCR Arquitectes que será apresentado nos eventos colaterais da 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza.

O projeto que representará a Catalunha na Bienal de Veneza de 2018 tem como encarregadas a jornalista Pati Núñez e a arquiteta Estel Ortega junto com o escritório de arquitetura vencedor do Prêmio Pritzker de 2017, o qual é responsável pela criação de um espaço sem um projeto específico, sem maquetes ou plantas, um lugar para "investigar e repensar a relação do homem com o mundo a partir da La Vila, no Vale de Bianya (Girona, Catalunha)", segundo informou o instituto Catalão em um comunicado oficial.

© RCR Arquitectes

Além disso, a exposição inclui um programa paralelo chamado New Formats: Dream and Nature, o qual conta com dois projetos, um ciclo de palestras e uma programação aberta da qual participam oito escolas de arquitetura da Catalunha, as quais apresentaram diferentes propostas em resposta à uma pergunta feita pelos curadores - "O que podemos aprender com a natureza?" Os curadores escolheram as cinco melhores propostas de cada escola para participar da exposição, as quais serão exibidas em Veneza além de serem transmitidas ao vivo para a sede do COAC em Barcelona. As escolas participantes são a BAU, a Elisava, a Salle (Universidade Ramon Llull), a ETSA Barcelona (Universidade Politécnica da Catalunha), a ETSA Vallès (UPC), a Universidade de Girona, a Escola de Arquitectura (Universitat Internacional de Catalunya) e a Universitat Rovira Virgili.

Memória oficial: Para acessar este lugar quase secreto e desconcertante, antes de pegar no sono, é preciso superar uma primera fase: o Marco. O Marco pretende transmitir a sensação de passagem, quando entramos aos poucos em um espaço desmaterializado no qual o visitante não sabe realmente onde se encontra, como se estivesse caindo em um sono leve. É um momento intermediário e dinâmico, o conteúdo se refere ao conjunto da obra do RCR Arquitectes, uma apresentação síntese da trajetória do escritório.

Depois disso chega o Sonho: representando aquele estado de sono mais profundo. Uma caverna de luzes em movimento, com uma concepção espacial fragmentada e quase misteriosa, onde o material do projeto La Vila é apresentado detalhadamente. La Vila como fim e como meio, como construção inacabada e projeto de vida. A interpretação do mundo íntimo do RCR, de sua força e sua sensualidade, é levada ao extremo para que o visitante se desloque a seu bel prazer pelo espaço e tenha a possibilidade de construir sua própria narrativa. Como em um sonho.

© RCR Arquitectes

Toda essa profunda concepção filosófica foi definida como Geografia dos Sonhos, representada por lupas que distorcem a realidade, que reflete o mundo ao mesmo tempo o faz em pedaços, que o aproxima e o afasta, em um jogo que confunde, surpreende, envolve e, em última instância, nos faz refletir à respeito. Essa é a intenção do RCR, levar até Veneza a experiência da La Vila, uma utopia em construção, para que sua mensagem perdure em todos os visitantes. 

O Institut Ramon Llull produz e organiza a participação da Catalunha nos Eventos Colaterais da Bienal de Arte de Veneza desde 2009 e na Bienal de Arquitetura desde 2012. O Institut Ramon Llull é um consórcio entre a Generalitat de Catalunya, o Governo das Ilhas Baleares e a Prefeitura de Barcelona, o qual se dedica a divulgação da língua e da cultura catalã no exterior.

O principal patrocinador da exposição é a empresa de vidro "Cricursa". A iluminação do projeto foi patrocinada pela empresa Lamp. No âmbito institucional destacamos a colaboração estratégica do COAC (Colegio de Arquitectos de Catalunya), o patrocínio do Patronat de Turisme Costa Brava Girona e a colaboração da Prefeitura de Olot (Olot Cultura).

Vía Institut Ramon Llull.

RCR Arquitectes. Imagem © Albert Bertrán
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Proposta do RCR Arquitectes para o pavilhão da Catalunha na Bienal de Veneza 2018" [Conoce la propuesta de RCR Arquitectes en el pabellón de Cataluña en la Bienal de Venecia] 09 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893958/proposta-do-rcr-arquitectes-para-o-pavilhao-da-catalunha-na-bienal-de-veneza-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.