Forensic Architecture finalista do Prêmio Turner 2018

O grupo de investigação espacial Forensic Architecture foi indicado para o Prêmio Turner 2018. Com sede na Goldsmiths University, em Londres, o grupo interdisciplinar de arquitetos, cineastas, jornalistas, advogados e cientistas dedicou sua energia à investigação de violações de Estado e corporações em todo o mundo.

A nomeação representa a segunda vez que uma equipe de projetistas espaciais foi reconhecida pelo prêmio em sua história de três décadas, depois de Assemble ter vencido em 2015.

Forensic Architecture finalista do Prêmio Turner 2018 - Mais Imagens+ 4

Fundado em 2010 pelo arquiteto Eyal Weizman, Forensic Architecture capitaliza a ampla disponibilidade de evidências populares open source abundantse na era da mídia digital, incluindo imagens de smartphones, depoimentos de testemunhas oculares, imagens de satélite e equipamentos de gravação digital, para contribuir com os campos de direitos humanos, ativismo e jornalismo.

Counter Investigations: Forensic Architecture at the Institute of Contemporary Arts. Image © Mark Blower

Em um recente comunicado à imprensa, a Tate Britain revelou a seleção da Forensic Architecture "por sua participação no documenta 14 e suas exposições individuais. Counter Investigations: Forensic Architecture no Instituto de Artes Contemporâneas de Londres, Forensic Architecture: Rumo a uma estética investigativa no MACBA Barcelona e Forensic Architecture : Rumo a uma estética investigativa no MUAC México [e] para o desenvolvimento de métodos altamente inovadores para obter e visualizar evidências relacionadas a abusos dos direitos humanos em todo o mundo, usadas em tribunais, bem como exposições de arte e arquitetura ".

O banco de dados de crowdsourcing online atrás da Forensic Architecture foi exemplificado recentemente com a notícia de que a equipe pretendia coletar relatos em primeira mão das pessoas sobre o incêndio da Torre Grenfell em Londres em junho de 2017 através do Grenfell Media Archive, para mapeá-los em um modelo 3D do torre e analise exatamente como a tragédia ocorreu.

Saydnaya Prison, as reconstructed by Forensic Architecture using acoustic modelling. Image © Forensic Architecture
Saydnaya Prison, as reconstructed by Forensic Architecture using acoustic modelling. Image © Forensic Architecture

Exemplos anteriores do trabalho ativista da Arquitetura Forense incluem uma colaboração com a Anistia Internacional para criar um modelo 3D de Saydnaya, uma prisão síria de tortura, usando modelagem arquitetônica e acústica em 2016. Reconstruindo a arquitetura do centro de detenção secreto da memória dos sobreviventes refugiados, o projeto concentrou a atenção em eventos traumáticos sofridos na prisão.

© Forensic Architecture

Forensic Architecture junta-se à cobiçada lista de finalistas com três outros artistas: Naeem Mohaiemen, Charlotte Prodger e Luke Willis Thompson. £ 25.000 serão entregues ao vencedor, com £ 5.000 para os outros três artistas finalistas.

As obras dos quatro artistas finalistas estarão em exposição na Tate Britain, em Londres, de 25 de setembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019, com o vencedor anunciado em uma cerimônia de premiação em dezembro de 2018.

Notícia via: Tate

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Forensic Architecture finalista do Prêmio Turner 2018" 27 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893454/forensic-architecture-finalista-do-premio-turner-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.