6 dicas para projetar e construir uma casa pequena

Casas Pequenas (as famosas Tiny houses) se popularizaram nos últimos anos, à medida que os preços das moradias continuam subindo. Seja como um retiro ou uma maneira de viver de forma mais simples e econômica, casas minúsculas oferecem uma maneira mais flexível de habitar. Vem até sendo usadas por organizações de caridade, como a Tiny Homes Foundation na Austrália, como uma maneira de lidar com a questão da falta de moradia nas cidades e a necessidade de habitação social. À medida que a popularidade e a necessidade de lares minúsculos se tornam cada vez mais predominantes, conhecer as habilidades necessárias para projetar uma pequena casa para você ou para um cliente é uma habilidade útil a se ter.

Abaixo estão 6 dicas para se ter em mente ao projetar e construir uma pequena casa:

6 dicas para projetar e construir uma casa pequena  - Mais Imagens+ 5

1. Verifique a legislação local antes de começar a projetar

Muitas vezes, pequenas casas são construídas em trailers para eliminar a necessidade de licenças de construção. Nos EUA e na Austrália, a maioria das pequenas casas tem rodas, de modo que elas podem ser classificadas legalmente como uma caravana e não como uma casa ilegalmente pequena. No entanto, as leis locais podem variar, por isso é importante verificá-las antes de começar a projetar. Isso também será útil para determinar o tamanho de sua pequena casa, bem como se há alguma regulamentação sobre determinados materiais ou onde você pode colocá-los.

Quebrada House / UNarquitectura. Image © Natalia Vial

2. Uma boa planta faz um bom edifício

A planta de qualquer edificação é importante, mas isso é especialmente verdadeiro no que diz respeito a pequenas casas, onde cada centímetro quadrado de espaço é importante. Com um desenho cuidadoso e inteligente, uma casa minúscula de 20 metros quadrados pode parecer muito maior e mais confortável de se viver. Uma maneira fundamental de conseguir isso é através do uso de portas de correr, eliminando o espaço ocupado pela abertura de uma porta tradicional. Na realidade, é importante se livrar de todas as portas desnecessárias, para ampliar o espaço limitado. Outra maneira de criar um ambiente mais espaçoso é maximizar o espaço de janelas (embora se deva ter cuidado com problemas de isolamento). Ao trazer luz natural e vistas para o exterior, isso permite que o habitante se sinta como se o exterior fosse uma extensão da pequena casa.

Micro-house / Studio Liu Lubin. Image Courtesy of Studio Liu Lubin
Colorado Outward Bound Micro Cabins / University of Colorado Denver. Image Courtesy of University of Colorado Denver

3. Não encolha tudo

Um erro comum é correlacionar "casa minúscula" com "tudo minúsculo", o que não poderia estar mais errado. Reduzindo muito o espaço do banheiro ou o tamanho da cama, isso afeta enormemente a qualidade do espaço vital. Uma maneira melhor de fazer as coisas seria explorar a multifuncionalidade, indagando-se se cada peça de mobiliário pode ter múltiplos usos, como camas com armazenamento ou uma estante que se transforma em uma mesa. A adaptabilidade dos espaços também poderia estender-se à própria arquitetura, com paredes adaptáveis destacáveis para se tornarem assentos e encaixadas quando não estiverem em uso. As possibilidades são infinitas e os potenciais das pequenas casas podem ser ampliados por meio de uma arquitetura inovadora.

Colorado Outward Bound Micro Cabins / University of Colorado Denver. Image © Jesse Kuroiwa
Portable House ÁPH80 / Ábaton Arquitectura. Image © Juan Baraja

4. Não esqueça da fundação (e da cobertura)

É importante considerar as fundações ao projetar uma pequena casa. A primeira questão é se você quer que a casa seja facilmente transportável. O apelo disso, além das questões legais que cercam as pequenas casas discutidas acima, é a principal razão pela qual as casas mais pequenas são construídas em trailers. No entanto, existem também outras formas de construção de pequenas casas, como sapatas corridas, estacas ou fundações de pilares e vigas de concreto. É importante pesquisar a melhor base para usar a fim de atender às necessidades de sua pequena casa. O telhado é outra parte importante do projeto que não pode ser ignorada. Por exemplo, um telhado plano pode causar problemas onde detritos e água podem se acumular. O projeto do telhado se torna ainda mais importante se você mora em uma parte do mundo com neve e tem que considerar o seu peso - e se sua pequena casa é transportável, você pode considerar toda a gama de ambientes que provavelmente encontrará.

Diogene / Renzo Piano. Image © Renzo Piano

5. Concentre-se no peso

Continuando no último ponto, o peso é um grande problema a ser considerado ao projetar e construir uma pequena casa. Se a casa for projetada para ser transportável, materiais leves devem ser usados para minimizar o peso da casa. Se construído em um trailer, você também deve considerar o balanceamento, sabendo quanto peso está na frente, em direção à "língua do trailer" e quanto peso está na parte traseira. Se não houver peso suficiente na lingueta do trailer, ele pode acabar balançando de um lado para o outro ao transportar a casa e, se houver muito peso, poderá sobrecarregar os pneus e empurrar o veículo. Ambas as situações podem ser extremamente perigosas e, portanto, é essencial calcular o peso da casa.

Minimod / MAPA. Image © Leonardo Finotti
KODA / Kodasema. Image © Paul Kuimet

6. Pense fora da caixa com os materiais

Pequenas casas são muitas vezes feitas com materiais recuperados ou reciclados para reduzir custos e ser mais sustentáveis. Arquitetos estão se tornando cada vez mais inovadores no uso de materiais reciclados, e é interessante pensar fora da caixa ao projetar sua pequena casa. Toda escolha de material é significativa, pois a casa é tão pequena que toda superfície deve contar. Janelas foram mencionadas anteriormente como elementos importantes para expandir o espaço, e a escolha do vidro é crucial. Dependendo do clima em que você deseja construir a pequena casa, é importante investigar as qualidades térmicas de diferentes tipos de vidro. Com cerca de 40% da energia doméstica usada para aquecimento e resfriamento, o uso de materiais e o design passivo podem reduzir substancialmente os custos de energia.

Colorado Outward Bound Micro Cabins / University of Colorado Denver. Image © Jesse Kuroiwa
Sobre este autor
Cita: Shen, Yiling. "6 dicas para projetar e construir uma casa pequena " [6 Tips for Designing and Building a Tiny House] 02 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891752/6-dicas-para-projetar-e-construir-uma-casa-pequena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.