O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Mulheres que estão ajudando a definir a arquitetura mundial

Mulheres que estão ajudando a definir a arquitetura mundial

Mulheres que estão ajudando a definir a arquitetura mundial
Mulheres que estão ajudando a definir a arquitetura mundial

"Onde estão as mulheres arquitetas?" Lamenta a professora e historiadora da arquitetura Despina Stratigakos em seu livro. O sentimento certamente ecoou e foi bem compreendido por muitas mulheres que trabalham na profissão e têm que romper diariamente algumas barreiras estabelecidas por uma disciplina, infelizmente, dominada por homens. Sabemos que o número de mulheres na prática da arquitetura é pequeno, e fica ainda menor quanto mais alto subirmos nas hierarquias da profissão.

É por isso que queremos reconhecer as mulheres que estão trilhando seus caminhos na profissão, liderando escritórios e ajudando a definir a arquitetura contemporânea. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher este mês, lançamos uma chamada aberta para reconhecer as mulheres que estão se destacando na arquitetura e que, até o momento, não haviam sido publicadas por nós.

O que encontramos foi um grupo incrível de mulheres que nos impressionaram com seus projetos, sua ética de trabalho e sua dedicação à profissão. Essas mulheres não apenas projetam e constroem, mas também lideram equipes, gerenciam escritórios e, eventualmente, dão o salto para se tornarem suas próprias chefes, alcançando a liberdade para fazer as coisas do seu próprio jeito. 

Ânia Gabriel Abrantes 

Cortesia de Ânia Gabriel Abrantes arquitectura
Cortesia de Ânia Gabriel Abrantes arquitectura

escritório: Ânia Gabriel Abrantes arquitectura | Aveiro, Portugal

Ânia apoia a sua prática num princípio constante: cada projeto é entendido como um caso singular. Esta condição procura integrar arte e arquitetura com uma obrigatória teia de relações entre o projeto, a obra, o lugar, o seu enquadramento, o programa, limitações e os seus utilizadores.

Husna Rahaman 

Cortesia de Fulcrum studio
Cortesia de Fulcrum studio

escritório: Fulcrum studio | Bangalore, Índia

Somos aventureiras, descobridoras e brincalhonas. Essa alegria e calma vem através das linhas que esboçamos, dos sonhos que tecemos e do zelo com o qual apostamos numa nova realidade - o projeto acabado.

Roxana Mendoza 

Cortesia de Agave Arquitectos
Cortesia de Agave Arquitectos

escritório: Agave Arquitectos | Hermosillo, México

Eu vejo meu trabalho como uma missão diária para realizar as necessidades humanas básicas. Arquitetura é uma oportunidade para transformar cidades e tenho o poder de fazer isso. Eu, como arquiteta, sou o consciente da cidade. Eu tenho a capacidade de dizer às pessoas o que é bom e ruim, o que será uma satisfação temporária ou um prazer eterno. Arquitetura é mágica, define nosso comportamento. As cidades não vivem através das pessoas, elas vivem da arquitetura. As pessoas vêm e vão, boa arquitetura permanece para sempre.

Hulda Jónsdóttir 

Cortesia de Huldajons
Cortesia de Huldajons

escritório: Huldajons | Copenhague, Dinamarca

Trabalho com arquitetura residencial na Islândia. Construí minha primeira casa para um cliente em 2016, sozinha. Dois anos depois, ainda sou independente e tenho projetado e desenhado casas para clientes independentes na Islândia, além de trabalhar em colaborações com fóruns de arquitetos. Eu me concentro em projetar um santuário para o cliente, por isso, trabalho em estreita colaboração com ele para encontrar a melhor solução para seus desejos. Ao mesmo tempo, penso em como tornar o projeto prático, atemporal e divertido.

Georgia Lobo e Anita Freire 

Cortesia de Oficina D.A.
Cortesia de Oficina D.A.

escritório: Oficina D.A. | São Paulo, Brasil

Oficina D.A. é um escritório formado pelas arquitetas Anita Freire e Georgia Lobo que atua em diversas frentes de trabalho: projetos de arquitetura, estudos urbanos, mobiliário e fotografia. Ambas se graduaram em 2008 pela Escola da Cidade e trabalharam até 2011 no escritório SIAA. De 2011 a 2013, Anita trabalhou na empresa Diagonal, na coordenação de Diagnósticos Integrados em socioeconomia e pesquisas territoriais, enquanto Georgia trabalhou, de 2009 a 2013, no escritório de Pedro Mendes da Rocha na elaboração do projeto do Museu da História de São Paulo.

Ursula Emery McClure

Cortesia de emerymcclure architecture, llc.
Cortesia de emerymcclure architecture, llc.

escritório: emerymcclure architecture, llc. | Lafayette, EUA. 

Nossa prática de pesquisa especula sobre o papel do projeto na confluência de sistemas múltiplos, aparentemente contrários, e aspira desenvolver a tectônica que configura seus futuros. Os lugares onde construímos nunca são simples, nossas condições nunca são previsíveis e nossos parâmetros estão sempre em fluxo; eles existem nas bordas e zonas transformacionais. Nossa prática busca definir as potencialidades encontradas em sistemas complexos e contribuir com as ricas tradições de diferentes partes do mundo em que contextos socioculturais e físicos estão intimamente ligados à arquitetura.

Nathalie Eldan 

Cortesia de NEA
Cortesia de NEA

escritório: NEA | Paris, França

O NEA é um estúdio internacional com sede em Paris dedicado à arquitetura, pesquisa e estratégias urbanas. O NEA atua em todo o espectro de arquitetura, desde a construção e urbanismo até as intervenções na cidade, pesquisas e publicações, desenvolvendo projetos com uma abordagem ética em relação ao território, sociedade e meio ambiente.

Débora Vieira Mendes de Oliveira 

Cortesia de Tetro Arquitetura
Cortesia de Tetro Arquitetura

escritório: Tetro Arquitetura | Belo Horizonte, Brasil

Débora é natural de Belo Horizonte, formada pela UFMG em 2005 e sócia da firma Tetro Arquitetura. Atua em projetos de arquitetura, interiores, design e paisagismo. Busca uma arquitetura que responda às demandas atuais da sociedade, que explore métodos construtivos variados e, principalmente, que crie interações pouco usuais com o entorno natural ou construído.

Mariana Pereyra 

Cortesia de 20 metros cuadrados
Cortesia de 20 metros cuadrados

escritório: 20 metros cuadrados | Montevidéu, Uruguai

Mariana Pereyra nasceu em Montevidéu, Uruguai e é arquiteta formada pela Universidade De La República (2009). Em 2011, fundou, em conjunto com o arquiteto Javier Tournier, o estúdio 20 metros cuadrados, especializado em projetos efêmeros e cenografia. Seu trabalho envolve a produção de eventos, programação de montagem, soluções técnicas e desenho de palcos, bastidores e vestiários, entre outros.

Marina Panzoldo Canhadas

Cortesia de Marina Canhadas
Cortesia de Marina Canhadas

escritório: Marina Canhadas | São Paulo, Brasil

Arquiteta, pesquisadora e professora, atualmente se dedica a trabalhos de autoria própria e em livres associações com outros arquitetos e artistas transitando entre a escala da arquitetura e do objeto, nos contextos das grandes cidades latino-americanas São Paulo e Cidade do México. Toma como base a fundamentação teórica e experimental, investigando características específicas do território de atuação que possam ser incorporadas ao projeto.

Marina Villelabeitia 

Cortesia de estudio 3S LAB
Cortesia de estudio 3S LAB

escritório: estudio 3S LAB | Rada Tilly, Argentina

Marina Villelabeitia é Arquiteta e Gerente Cultural da FADU / UBA. Trabalha de forma independente em Buenos Aires e na Patagônia, investigando as correspondências entre paisagem, identidade e cultura através de explorações que se baseiam em diferentes disciplinas. Sua série chamada MUNDO PETROLEO foi selecionada para a exposição argentina na Bienal de Veneza, como parte da exibição maior VERTIGO HORIZONTAL.

Ludmila Castro e Estefanía Grandal

Cortesia de Encaixe Arquitectura
Cortesia de Encaixe Arquitectura

escritório: Encaixe Arquitectura | O Porriño, Pontevedra, Espanha

Estefanía Grandal Leirós (Arquiteto ETSAC 2012) e Lyudmila Castro Fiorito (Arquiteta Escola Superior Gallaecia 2016) são sócias da Encaixe Arquitectura, um pequeno estúdio fundado em 2015 com sede em O Porriño, Espanha. Sua vocação é ajudar as pessoas a projetar espaços com vida que respondam às necessidades dos usuários, aprimorando as qualidades materiais e espaciais para criar lugares únicos com personalidade.

Beatriz Marques 

Cortesia de Sabiá Arquitetos
Cortesia de Sabiá Arquitetos

escritório: Sabiá Arquitetos | São Paulo, Brasil

De projetos de mobiliário e interiores a projetos de edificações e espaços livres, Beatriz e seu escritório se mantêm abertos a colaborações com profissionais das diversas áreas, visando expandir as possibilidades do campo de atuação. A partir de uma leitura cuidadosa das especificidades de cada projeto, buscam solucionar as questões colocadas de modo claro e sustentável, com o máximo aproveitamento dos recursos materiais e sociais disponíveis.

Essa lista é uma pequena amostra do brilhante trabalho que vem sendo realizado por mulheres no campo da arquitetura e nas fronteiras dele. Edifícios, residências, instalações urbanas, exposições e projetos especulativos são apenas uma parcela da atuação dessas profissionais que, além de ajudarem a desmasculinizar a disciplina, contribuem, através de sua prática, com a evolução da própria arquitetura. 

Sobre este autor
Keshia Badalge
Autor
Cita: Badalge, Keshia. "Mulheres que estão ajudando a definir a arquitetura mundial" [Celebrating A Generation of Women Leaders in Architectural Practices Around the World] 02 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891635/mulheres-que-estao-ajudando-a-definir-a-arquitetura-mundial> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.