Começam as obras para transformar a Avenida Corrientes de Buenos Aires em um espaço para pedestres

Simultaneamente às iniciativas de outros países para atender as demandas de mobilidade urbana, começam as obras para transformar um pequeno, porém significativo, trecho da Avenida Corrientes de Buenos Aires - com sua concentração de restaurantes, teatros, livrarias e automóveis -, em uma via peatonal noturna, com faixas exclusivas para o transporte público.

Apesar dos benefícios que a prioridade ao pedestre oferece, deve-se questionar se essa ação aproveita do melhor modo possível o potencial da região? Como será a vida cotidiana no transcorrer da obra com esta importante artéria obstruída? Isso gera espaços de discussão acerca da gestão do processo de construção?

Começam as obras para transformar a Avenida Corrientes de Buenos Aires em um espaço para pedestres - Imagem 4 de 4
via Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires Licença CC BY 2.5 AR

O projeto compreende duas faixas da esquerda que serão para circulação de pedestres no horário noturno, das 19:30 às 2:00, e outras duas faixas da direta destinadas exclusivamente para o transporte público, taxis e veículos para situação de emergência as 24 horas do dia, tudo a partir das seis quadras da avenida que vão desde a Avenida Callao até a Rua Libertad. Os veículos que devem ingressar nas garagens privadas na mão direita da via terão a possibilidade de circulação com uma autorização e serão criadas vagas específicas para operações de carga e descarga.

Começam as obras para transformar a Avenida Corrientes de Buenos Aires em um espaço para pedestres - Imagem 3 de 4
via Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires Licença CC BY 2.5 AR

Essa iniciativa se realiza em conjunto com outras obras próximas da mesma avenida, como o alargamento de calçadas, a incorporação de áreas de descanso e a reconstrução das esquinas. As obras de construção devem terminar no transcorrer de um ano e estão previstas para abril de 2019, período no qual a região se encontrará com obstruções parciais e desvios.

Mais informações sobre o projeto aqui.

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Começam as obras para transformar a Avenida Corrientes de Buenos Aires em um espaço para pedestres" [Comienzan las obras para convertir en peatonal nocturna la avenida Corrientes de Buenos Aires] 30 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891381/comecam-as-obras-para-transformar-a-avenida-corrientes-de-buenos-aires-em-um-espaco-para-pedestres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.