Fortaleza histórica inspira proposta vencedora de Steven Holl para museu na França

Fortaleza histórica inspira proposta vencedora de Steven Holl para museu na França
O museu de concreto branco é inspirado por uma fortaleza adjacente. Cortesia de Steven Holl

Steven Holl Architects venceu um concurso internacional para o projeto do Angers Collectors Museum e hotel adjacente na histórica cidade de Angers, na França. Trabalhando em colaboração com os empreendedores Compagine de Phalsbourg, o esquema de Holl inspira-se na fortaleza de Chateau d'Angers, do século IX, e procura conformar um novo portal cultural para a cidade.

Fortaleza histórica inspira proposta vencedora de Steven Holl para museu na França - Mais Imagens+ 3

O museu está conectado a um hotel linear de titânio. Cortesia de Steven Holl
Uma série de piscinas refletindo o rio que historicamente cobria o terreno. Cortesia de Steven Holl

Situado na margem leste do rio Maine, o Angers Collectors Museum ficará ao lado do teatro Chateau d'Angers e Le Quai, formando um novo triângulo cultural no coração de Angers. A história joga fortemente no design do museu, com uma série de piscinas refletoras referentes ao rio que uma vez consumiu o terreno.

O museu de titânio e concreto aparente está conectado a um hotel linear com uma fachada de vidro transparente e translúcido, inspirado na tapeçaria do Apocalipse do século XIV, exposta no Chateau d'Angers.

Esboço conceitual de aquarela. Cortesia de Steven Holl
A fachada de vidro do esquema foi inspirada na tapeçaria do Apocalipse do século XIV, que está em exibição no Chateau d'Angers. Cortesia de Steven Holl

O museu contará com um espaço para eventos no átrio central, galerias para exposições permanentes e temporárias e espaços para educação e armazenamento de arte. Uma agenda de sustentabilidade inclui aquecimento geotérmico e resfriamento para eliminar combustíveis fósseis e o uso de água reciclada para preencher as piscinas refletoras. No centro do lote, o hotel e o museu se juntam para formar um jardim de esculturas públicas, formando um nó para conectar o local e a cidade ao rio.

Os espaços da galeria alojam exposições temporárias e permanentes. Cortesia de Steven Holl
Um átrio central dá espaço para exposições. Cortesia de Steven Holl

Notícia via: Steven Holl Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Fortaleza histórica inspira proposta vencedora de Steven Holl para museu na França" [Historic Fortress Inspires Steven Holl's Competition-Winning Museum in France] 17 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890883/fortaleza-historica-inspira-proposta-vencedora-de-steven-holl-para-museu-na-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.