Steel Frame e Timber Frame: vantagens dos sistemas construtivos a seco

Ao conceber um projeto de arquitetura e iniciar uma obra, muitos são os pontos considerados para garantir qualidade e custo-benefício. Entre os pontos chave ponderados, a técnica construtiva a ser adotada é na maioria dos casos o primeiro item a ser avaliado, tanto por questões de execução ao materializar o desenho proposto, quanto ao processo decorrente deste – tempo, custo integral, mão de obra, acabamentos e qualidade final.

Núcleo Senai de Sustentabilidade / Arqbox (Construção em Wood Frame). Image Cortesia de Arqbox

O setor da construção civil é responsável por uma enorme produção de resíduos. De acordo com o economista e mestre em tecnologia ambiental Elcio Carelli, 60% do total de resíduos produzidos nas cidades brasileiras têm origem na construção civil [1], e completando, segundo Diana Scillag, diretora do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), somente 20% a 50% dos bens naturais são realmente consumidos pelo setor, enquanto que os valores em resíduos gerados dobram se comparado aos resíduos sólidos urbanos [2].

Além do desperdício de recursos, os sistemas construtivos tradicionais, como o uso da alvenaria ou concreto, demandam um período de tempo excedente se comparado a sistemas industrializados – pré-fabricado e pré-moldado. Pensar alternativas capazes de adaptar-se aos diferentes territórios junto a um custo-benefício equivalente e rapidez no processo construtivo tem se tornado cada vez mais um mote na busca de arquitetos e construtores.

Refúgio São Chico / Studio Paralelo (Construção em Steel Frame). Image © Eduardo Aigner

Conformado pela combinação de materiais pré-fabricados em um sistema de montagem, dispensando o uso de cimento, permite solidificar a construção em um curto período de tempo. Dentro desse conjunto, há dois modelos principais – Steel Frame e Wood Frame, diferenciando-se apenas pelo emprego da matéria-prima utilizada na produção dos perfis (frames). O primeiro diz respeito à utilização de perfis de aço enquanto que o segundo apropria-se de componentes estruturais em madeira.

Neste sistema, armações constituídas por perfis em aço ou madeira conformam quadros de peso leve com a função estrutural a conformar os elementos constituintes espaciais, como as paredes, por exemplo. Na substituição dos blocos cerâmicos e/ou concreto, placas cimentícias realizam os fechamentos externos, enquanto placas de gesso acartonado garantem os fechamentos internos, que posteriormente permitem receber outros revestimentos (pintura, revestimento, papel de parede, etc.). Internamente, em benefício ao tratamento térmico-acústico, mantas especiais são estrategicamente presas junto às camadas do “sanduíche”.

Acerca do Steel Frame, difundido nos países europeus, é previamente projetado e calculado estruturalmente de modo a encontrar as corretas dimensões, espaçamentos e quantidade de perfis, que são produzidos industrialmente junto às conexões, e que posteriormente são encaixados e parafusados. Vale ressaltar que de acordo com a região a ser implantada, o aço adotado sofre variações em espessura e tipo, decorrente das áreas (litorânea, rural, urbana). Normalmente montantes tem espaçamentos máximo em eixo de cerca de 600mm e no caso de paredes hidráulicas, em torno de 400mm [3]. À cobertura, tesouras ou treliças metálicas recebem telhas onduladas ou de fibrocimento. Devido espaçamento modular regrado entre os montantes, aberturas (portas e janelas) devem ser estrategicamente dispostas e pensadas junto ao desenvolvimento técnico do projeto.

Steel Frame. Image © Matheus Pereira
Sistema Metalcon. Image Cortesia de Cintac

Com obra rápida e limpa, apresenta vantagens notórias. Destaca-se ainda sua versatilidade, podendo ser aplicado no fechamento de edifícios de até quatro pavimentos e projetos comerciais. Outro ponto importante é a possibilidade de reciclagem do aço.

Refúgio São Chico / Studio Paralelo (Construção em Steel Frame). Image © Studio Paralelo
Light Steel Frame © Steelman via Flickr Licença CC BY-SA 2.5

Já o Wood Frame é um sistema muito difundido no território americano. Com baixo consumo de energia no processamento, proveniente de fontes renováveis e alta resistência a cargas, são realizados cálculos estruturais a fim de encontrar as corretas dimensões dos perfis em madeira e posicioná-los de modo a formar um esquadro, assim como o Steel Frame. Posteriormente, placas de madeira OSB em conjunto a outras duas camadas – uma placa cimentícia e outra de revestimento conformam a parede. Internamente, ao isolamento térmico acústico, mantas são aplicadas.

Nos perfis, semelhante ao caso anterior, perfurações estratégicas são dispostas permitindo a passagem de conduítes contendo cabos elétricos. Vale destacar que este sistema é tão resistente quanto paredes de alvenaria e tem durabilidade de cerca de 100 anos.

Wood Frame. Image © Matheus Pereira
Núcleo Senai de Sustentabilidade / Arqbox (Construção em Wood Frame). Image Cortesia de Arqbox
Wood Frame © Cccefalon via Wikimedia Licença CC BY-SA 3.0

Por fim, devemos ter em mente que cada vez mais as cidades terão de suprir necessidades construtivas desenvolvendo técnicas capazes de unir a qualidade junto à garantia de sistemas mais sustentáveis, eficientemente econômicos e passíveis de serem produzidas em massa. Os sistemas construtivos a seco (Steel frame e Wood Frame) são exemplos de modelos capazes de atuar na consolidação dos pontos colocados e por permitir benefícios em comparação aos sistemas tradicionais.

Wood Frame © Jaksmata via Wikimedia Licença CC BY-SA 3.0

Notas

[1] CARELLI in Aecweb.
[2] SCILLAG in Aecweb.
[3] DA SILVA, 2013.

Referências Bibliográficas
DA SILVA, Fernanda Benigno. Sistema construtivo a seco - Light Steel Frame. Disponível em: < http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/195/sistema-construtivo-a-seco-light-steel-frame-294078-1.aspx>. Acesso em 03 Mar 2018.
Os verdadeiros impactos da construção civil. Disponível em: https://www.aecweb.com.br/cont/n/os-verdadeiros-impactos-da-construcao-civil_2206. Acesso em 03 Mar 2018.

Nota: Este artigo foi originalemnte publicado em 14 de março de 2018.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Steel Frame e Timber Frame: vantagens dos sistemas construtivos a seco" 27 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890724/steel-frame-e-wood-frame-vantagens-dos-sistemas-construtivos-a-seco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.