Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza 2018 oferece espaços para encontros criativos

Como parte da cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, apresentamos a proposta para o Pavilhão da Turquia. Abaixo, os participantes descrevem sua contribuição em suas próprias palavras.

Com curadoria feita por Kerem Piker e coordenação pela Fundação de Istambul para Cultura e Artes (İKSV), o Pavilhão da Turquia apresentará a Vardiya (the Shift) na 16ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, que acontecerá entre os dias 26 de maio e 25 de novembro de 2018. Co-patrocinado por Schüco Turkey e VitrA, o Pavilhão da Turquia está localizado na Sale d'Armi, Arsenale, um dos principais locais da Bienal.

Concebido em resposta ao tema Freespace, título da Bienal de Arquitetura 2018, Vardiya oferece um programa de eventos públicos com o Pavilhão da Turquia oferecendo espaço aberto para encontro, exposição e produção.

Cortesia de İKSV

Previsto como uma base temporária, o Pavilhão da Turquia fornecerá uma plataforma participativa para workshops, mesas redondas digitais e reuniões. Colocando o estudo da arquitetura no centro do programa, Vardiya lançou um convite aberto para respostas em formato de vídeo às seguintes questões: Por que a bienal existe? O que faz a bienal? Para quem existe a bienal? 452 estudantes de 29 países diferentes e 70 cidades dos EUA para China, Índia e Costa Rica enviaram seus vídeos.

Além destes candidatos, 122 estudantes internacionais de arquitetura serão convidados a visitar o Pavilhão da Turquia em turnos semanais como produtores ativos do conteúdo da exposição em evolução. O programa iniciará com instalações de vídeo, através das quais os alunos participantes questionam o propósito e o papel da bienal.

Curador

A arquitetura é um campo em constante expansão, transformação e renovação. Como tal, há uma necessidade de espaços onde o conhecimento arquitetônico é reproduzido, compartilhado e discutido, e as vozes dos novos participantes são ouvidas. Como a Exposição Internacional de Arquitetura na La Biennale di Venezia é uma das mais importantes plataformas de aprendizagem informal na arquitetura, preferimos descrever o Pavilhão da Turquia como espaço de encontro e produção, em vez de apenas um espaço de exposição.

A fim de fortalecer e diversificar a participação, além de expandir a curiosidade dos novos atores no campo, organizamos um apelo aberto para que os participantes imaginem o Pavilhão da Turquia como espaço de encontro para estudantes de arquitetura de todo o mundo. 122 jovens arquitetos selecionados se encontrarão com profissionais, acadêmicos e entusiastas de diferentes origens co-criando uma exposição que expande essas produções.

Juntamente com os participantes, que acreditamos serem uma parte crucial da cultura contemporânea e do debate arquitetônico, como pessoas curiosas perguntando e melhorando constantemente, nos esforçaremos para entrarmos em um acordo e sermos produtivos juntos. Também vemos esta exposição e o processo de preparação como uma oportunidade para repensar o que faz uma bienal, para quem e por que ela existe em nosso tempo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza 2018 oferece espaços para encontros criativos" [Turkey's Entry to the 2018 Venice Biennale to Offer Space for Creative Encounter] 18 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890699/pavilhao-da-turquia-na-bienal-de-veneza-2018-oferece-espacos-para-encontros-criativos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.