Desenhos de B.V. Doshi revelam a identidade de seu trabalho

Desenho conceitual do masterplan de Vidhyadhar Nagar . Image Cortesia de Prêmio Pritzker de Arquitetura

Balkrishna Doshi, também conhecido como B.V. Doshi ou simplesmente Doshi, foi laureado este ano com o Prêmio Pritzker de Arquitetura. Ao seu extenso portfólio de projetos educacionais, culturais, administrativos e residenciais somam-se ainda suas contribuições à cultura arquitetônica - seja com a fundação da Escola de Arquitetura em Ahmedabad (conhecida como Centre for Environmental Planning and Technology) ou a redação da Carta de Direitos do Habitat, entre outras. Seus vibrantes desenhos - alguns dos quais reunidos a seguir - revelam ainda mais sobre sua relação com os edifícios, a história, a tradição, a cultura e o modernismo.

Desenhos de B.V. Doshi revelam a identidade de seu trabalho - Mais Imagens+ 6

Do estudo conceitual da cobertura abobadada do Sangath Studio ao masterplan de Vidhyadhar Nagar, a expressão gráfica de Doshi parecer filtrar os ideais modernistas através das lentes de seu país natal, a Índia. Estes desenhos remetem ao tempo em que trabalhou no escritório de Le Corbusier e suas colaborações posteriores, misturando narrativa, simbolismo e vivacidade. No desenho para o projeto de Habitações Sociais em Aranya, a narrativa tradicional das fábulas é adaptada a uma perspectiva axonométrica que mostra vendedores ambulantes, veículos e o cotidiano público - uma negociação entre modernidade e tradição que ecoa na arquitetura de Doshi. Esses desenhos não exprimem apenas as qualidades incorporadas na arquitetura, mas no próprio arquiteto.

Desenho conceitual do Sangath Studio. Image Cortesia de Prêmio Pritzker de Arquitetura
Desenho em corte do Sangath Studio. Image Cortesia de Prêmio Pritzker de Arquitetura
Desenho conceitual das habitações sociais de Aranya . Image Cortesia de Prêmio Pritzker de Arquitetura
Desenho das habitações sociais de Aranya . Image Cortesia de Prêmio Pritzker de Arquitetura
Fachada das habitações sociais de Aranya . Image Cortesia de Prêmio Pritzker de Arquitetura
Croqui do CEPT. Image Cortesia de Prêmio Pritzker de Arquitetura
Croqui do CEPT. Image Cortesia de Prêmio Pritzker de Arquitetura
Croqui do Premabhai Hall. Image Cortesia de Prêmio Pritzker de Arquitetura
Croqui do Indian Institute of Management, Bangalore. Image Cortesia de Prêmio Pritzker de Arquitetura

Quem é Balkrishna (B.V.) Doshi? 12 coisas para saber sobre o ganhador do Pritzker de 2018

B.V. Doshi, um dos praticantes mais célebres da arquitetura indiana moderna, nasceu em Pune, na Índia, em 1927. Quase 90 anos depois, o júri do Prêmio Pritzker escolheu-o como o laureado de 2018. Conheça a história de Doshi - incluindo seu relacionamento íntimo com o lendário Le Corbusier - nesta lista de fatos interessantes.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Hernández, Diego. "Desenhos de B.V. Doshi revelam a identidade de seu trabalho" 12 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890556/desenhos-de-bv-doshi-revelam-a-identidade-de-seu-trabalho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.