Como escolas na África podem se beneficiar com um projeto inteligente e vegetação abundante

Muitas crianças na África são obrigadas a suportar estudar em escolas com pouca ventilação, que podem superaquecer facilmente sob o sol africano. A proposta de WAYAiR para uma nova escola em Ulyankulu aborda a questão do clima e fornece uma "vila educacional" respeitando o patrimônio local e a identidade da cidade. WAYAiR é um grupo de educadores com ideias semelhantes que, nos últimos 25 anos, desenvolveram seu singular programa educacional em Poznan, na Polônia, usando uma abordagem baseada na arte e agora desejam compartilhar seus conhecimentos em todo o mundo.

Como escolas na África podem se beneficiar com um projeto inteligente e vegetação abundante - Mais Imagens+ 11

Cortesia de WAYAiR Foundation
Cortesia de WAYAiR Foundation

A equipe de arquitetos, que inclui o vencedor do Prêmio Mies van der Rohe 2016 de Jovem Talento da Arquitetura, Iwo Borkowicz, propuseram uma escola que acomodasse as atividades sociais tanto durante o horário de aulas quanto fora dele, promovendo brincadeiras entre as crianças e outros habitantes de Ulyankulu. A cidade é resultado da migração de milhares de refugiados burundeses na década de 1970 após genocídios em massa, portanto, a equipe trabalhou em estreita colaboração com especialistas em migração, etnógrafos, educadores e, finalmente, arquitetos para projetar uma escola primária para a população da cidade.

Cortesia de WAYAiR Foundation
Cortesia de WAYAiR Foundation
Cortesia de WAYAiR Foundation

Fundamental para o projeto da escola foram as mangueiras ao redor das quais as salas de aula estarão localizadas, formando um pátio central interno protegido sob suas copas. O layout da escola também usará a vegetação para aumentar o fluxo de ventilação, pois o ar quente escapará na direção das árvores e o sistema de telhado duplo irá extrair o ar mais frio debaixo da árvore. Além disso, a cobertura irá coletar a água da chuva para auxiliar nas secas anuais que o país sofre. Todo o edifício será construído sobre fundações espessas com uma grande massa térmica que poderá reter as temperaturas mais frias durante a noite e ajudar a esfriar as salas de aula durante o dia.

Os arquitetos permaneceram leais aos materiais e técnicas locais. A maioria dos materiais será proveniente das proximidades, incluindo esteiras de folha de palmeira para o acabamento do forro, tecido de plástico para as persianas e tijolos de argila que serão cozidos no local. Ao redor das salas de aula haverá uma parede serpentina perfurada, que faz fronteira com os pátios internos entre salas de aula adjacentes, dando ao conjunto uma identidade e uma cor únicas. Cada um dos pátios fornecerá equipamentos de jogos como redes, balanços e escorregadores, formando playground contínuo em torno da escola. O edifício acabado será um festival de cor, brilhando no sol africano.

Cortesia de WAYAiR Foundation
  • Localização

    Ulyankulu, Tanzânia
  • Equipe de Projeto

    Iwo Borkowicz (JEJU.studio), Adam Siemaszkiewicz (JEJU.studio), Lukasz Rawecki (ARH+)
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    Courtesy of WAYAiR Foundation

Via: WAYAiR Foundation.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ulyankulu, Tanzânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Thorns, Ella. "Como escolas na África podem se beneficiar com um projeto inteligente e vegetação abundante" [How Schools in Africa Can Benefit From Clever Design and Mango Trees] 09 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890071/como-escolas-na-africa-podem-se-beneficiar-com-um-projeto-inteligente-e-vegetacao-abundante> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.