O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Festival MEXTRÓPOLI 2018: conheça os vencedores do concurso para o Pavilhão Mextrópoli

Festival MEXTRÓPOLI 2018: conheça os vencedores do concurso para o Pavilhão Mextrópoli

Festival MEXTRÓPOLI 2018: conheça os vencedores do concurso para o Pavilhão Mextrópoli
Festival MEXTRÓPOLI 2018: conheça os vencedores do concurso para o Pavilhão Mextrópoli, Cortesia de Mextrópoli
Cortesia de Mextrópoli

O Festival de Arquitetura e Cidade Mextrópoli terá sua quinta edição em 2018, consolidando-se como um evento referencial na agenda cultural da Cidade do México e no interesse mundial dos eventos especializados em arquitetura. Mantendo um nível curatorial alto, MEXTRÓPOLI disponibiliza ao público as vozes de arquitetos, artistas, prefeitos e humanistas reconhecidos globalmente em suas respectivas disciplinas. É uma plataforma que permite experimentar a cidade, bem como refletir sobre seus aspectos políticos, sociais e estéticos.

Pela terceira vez, o Concurso Arquine construirá um Pavilhão na Alameda Central, que será um dispositivo lúdico ativando as relações sociais no espaço público. Uma equipe brasileira, composta por Vitor Pissaia, Thiago Benucci, Guilherme Paschoal e Camila Farah, ficou com o segundo lugar no concurso. Além disso, mais de 20 instalações serão apresentadas no espaço público, projetadas por instituições como UNAM, Ibero Puebla, Universidade de Anahuac, Querétaro, Sci-Arc (Los Angeles), Maristas (Mérida). 

Cortesia de Mextrópoli
Cortesia de Mextrópoli

O escritório catalão RCR Arquitectos, ganhador do Prêmio Pritzker 2017, será parte do programa da conferência. Além disso, o Centro Cultural El Rule abrigará uma exposição de desenhos de sua autoria que fazem parte do processo de gestação de seus principais projetos. Outros palestrantes que farão parte do programa serão Stefano Boeri, o escritório Barozzi / Veiga e os mexicanos Gabriela Carrillo + Mauricio Rocha.

Cortesia de Mextrópoli
Cortesia de Mextrópoli

Vencedores do Concurso Pavilhão MEXTRÓPOLI 2018

Pela terceira vez, o Festival de Arquitectura e Cidade de MEXTRÓPOLI realizou o concurso Arquine No. 20. Na chamada bem sucedida, todas as propostas registradas foram submetidas e após uma deliberação do júri formado por Isaac Broid, Jachen Duri Sleich, Loreta Castro Reguera Mancera, Gabriela Carrillo e Emmanuel Ramírez, foi decidido:

Cortesia de Mextrópoli
Cortesia de Mextrópoli

PRIMEIRO LUGAR: Lorenzo Majer e Anna Merci | França

Cortesia de Mextrópoli
Cortesia de Mextrópoli

A proposta distingue-se pela sua qualidade espacial, conseguindo um interior inovador usando apenas um material, com uma decisão construtiva contundente que aproveita as qualidades plásticas da água e da luz.

SEGUNDO LUGAR: Thiago Benucci, Vitor Pissaia, Guilherme Paschoal e Camila Farah | Brasil

Cortesia de Mextrópoli
Cortesia de Mextrópoli

O pavilhão vai além da ideia de arquitetura como um objeto, propondo uma experiência que marca o meio ambiente, gerando um local de encontro visível à distância. Além disso, é um espaço que pode ser usado em emergências devido à facilidade de movimentação e montagem.

TERCEIRO LUGAR: Valentin Bansanc e Mike Fristch | Países Baixos

Cortesia de Mextrópoli
Cortesia de Mextrópoli

São cumpridos dois objetivos: um pavilhão que serve como espaço público durante o festival, oferecendo flexibilidade de uso e utilizando materiais em um estado primário e, com a beleza de uma caixa de ferramentas, pode conformar um espaço de convivência com grande flexibilidade.

Mais informações aqui.

Cita: Arellano, Mónica. "Festival MEXTRÓPOLI 2018: conheça os vencedores do concurso para o Pavilhão Mextrópoli" 28 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889909/festival-mextr-poli-2018-conheca-os-vencedores-do-concurso-para-o-pavilhao-mextropoli> ISSN 0719-8906