Proposta para o novo Centro de Ciências de Cracóvia apresenta fachada com jardins escalonados

A proposta do OVO Grąbczewscy Architekci, um edifício com uma série de jardins horizontais sobrepostos na fachada, ficou com a terceira colocação no concurso para o novo Centro de Ciências da Małopolska em Cracóvia, na Polônia. O concurso sugeria um projeto para uma instituição cultural inovadora de forma arquitetônica emblemática que representaria a criatividade, a abertura e liberdade de pensamento. Como reflexo do que tem sido incentivado pelas políticas da cidade e da região, o centro também pretende investir em modelos de construção sustentável, eficiência energética e programas educativos que possam inspirar o engajamento dos visitantes.

Veja o projeto completo abaixo.

Cortesia de OVO Grąbczewscy Architekci
Cortesia de OVO Grąbczewscy Architekci

O principal elemento desta estrutura de 25 metros de altura é sua envoltória exterior viva, apinhada de terraços e jardins. Esta fachada verde foi concebida de modo a marcar claramente a passagem das estações e a vida útil do edifício. Situado na ampla planície ao lado do Museu da Aviação Polaca e pelo Aeroporto de Cracóvia, a proposta dos arquitetos estabelece o novo Centro de Ciências como uma síntese da natureza e da arquitetura sustentável; um meio termo entre um edifício e um jardim.

Cortesia de OVO Grąbczewscy Architekci
Cortesia de OVO Grąbczewscy Architekci

Além do grid quadrado da fachada, que também envolve a cobertura do edifício, o interior do projeto proposto pelo OVO Grąbczewscy Architekci é estruturado em quatro pavimentos organizados em torno de quatro volumes verticais menores que circundam um pátio central. Diversos espaços expositivos foram implantados ao longo dos três pavimentos junto à generosos espaços cênicos, salas de aula, jardins de inverno, um café, restaurantes e espaços administrativos. Estes vários programas são como caixas empilhadas e deslocadas, conectadas por pontes ou passarelas, criando uma "série de atravessamentos".

Cortesia de OVO Grąbczewscy Architekci
Cortesia de OVO Grąbczewscy Architekci

Uma rede de rampas, varandas e terraços se conectam ao longo da fachada permitindo que os visitantes circulem através dos jardins que cercam o edifício. Os pisos vazados proporcionam uma maior visibilidade entre os pavimentos e espaços específicos do edifício, enfatizando o "sistema flexível" que amarra todo o programa, tanto horizontal quanto verticalmente. A cobertura foi pensada como uma zona recreativa, incluindo um parque infantil educacional, um jardim meteorológico, sistemas de energia renovável e espaços para piquenique.

Cortesia de OVO Grąbczewscy Architekci
Cortesia de OVO Grąbczewscy Architekci

O projeto também leva em consideração o impacto ecológico do novo edifício. Além de representar a imagem institucional do Centro, o envelope verde fornece sombreamento natural durante os meses mais quentes, equilibrando a temperatura e a umidade no interior do edifício. A sequência de átrios, pátios e terraços permite que a luz e a ventilação natural penetrem profundamente através do Centro. O eficiente sistema de aquecimento e o arrefecimento de laje termo-ativa em conjunto com os fechamentos de vidro e o alto isolamento térmico da cobertura proporcionam uma máxima eficiência energética para o conjunto.

Cortesia de OVO Grąbczewscy Architekci

News via: OVO Grąbczewscy Architekci.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Pavka, Evan. "Proposta para o novo Centro de Ciências de Cracóvia apresenta fachada com jardins escalonados" [Sustainable Proposal Envisions Krakow's New Science Center as a Tiered Garden ] 28 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889514/proposta-para-o-novo-centro-de-ciencias-de-cracovia-conta-com-jardins-sobrepostos-na-fachada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.