Futura ou Helvetica? Ilustrações mostram escritórios inspirados nas tipografias mais tradicionais

Como todo arquiteto sabe, fontes têm personalidade própria - então, utilizá-las como inspiração para um projeto de interiores não é tão estranho quanto você imagina. A tipografia por si só já é capaz de comunicar algo, de contar uma história antes mesmo de que seja possível ler o conteúdo das palavras e frases, portanto, essa é a principal razão pela qual devemos sim, levar muito à sério a escolha de uma fonte para ilustrar um projeto. Elas carregam um significado tão importante para um designer ou para um arquiteto, que muitas vezes nos sentimos até mal quando nos deparamos com uma fonte medonha (a comic sans por exemplo).

Sete das mais tradicionais fontes serviram de inspiração para o desenvolvimento de uma série de projetos de interiores que veremos ilustrados à seguir. A partir dos seus caracteres, suas conotações e seu estilo próprio, o HomeAdvisor desenvolveu projetos específicos inspirados nestas icônicas tipografias fazendo-nos refletir sobre o seu significado.

Helvetica

Cortesia de HomeAdvisor

Criada em 1957, Helvetica é uma das fontes sans-serif mais utilizadas de todos os tempos. Um numero inimaginável de projetos gráficos fizeram uso desta tipografia atemporal, desde logotipos corporativos, formulários e fixas cadastrais até mesmo os ônibus espaciais da NASA. Para este projeto de interiores de inspiração clássica e austera, foram incorporadas cores primárias e uma combinação de linhas retas e curvas para a criação de um ambiente moderno e minimalista.

Futura

Cortesia de HomeAdvisor

Este interior geometrizado foi desenvolvido tendo a Futura como principal referência, criando um espaço surpreendentemente elegante, com um estilo que remete ao período áureo da Bauhaus. O espaço foi meticulosamente organizado em referência a essência da tipologia na qual se inspira, simples e eficiente. O resultado disso é um ambiente monocromático de linhas puras  pontuado por alguns detalhes de cores vibrantes.

Baskerville

Cortesia de HomeAdvisor

Baseado na versão atualizada da Baskerville de 1929, este projeto combina um estilo barroco e moderno ao mesmo tempo, apresentando um ambiente requintado com elementos metálicos entre tons de azul e bege. Criada em 1754, a fonte aporta ao projeto sua refinada geometria original ao mesmo tempo que permite explorar todo o potencial de sua versão mais moderna através de seu mobiliário clássico com uma pitada de frescor contemporâneo criando um espaço sobrio e sereno.

Bickham Script

Cortesia de HomeAdvisor

Este design de interiores bastante ornamentado se inspira no peculiar estilo da Bickham Script, propondo uma série de ornamentos que se espalham pelas paredes e mobiliários da sala. Esta tipografia do século XVIII foi por muitos anos utilizada principalmente em menus de restaurante e convites de casamento, resultando em um ambiente abundantemente ornamentado com uma série de elementos decorativos.

Cooper Black

Cortesia de HomeAdvisor

Este ambiente de moderno de inspiração retrô faz referência à cultura dos anos 60 e 70 geralmente associada à fonte Cooper Black. Ao longo destas duas décadas, ela foi amplamente difundida em programas de TV e estampada em milhares de capas de álbuns. Mais recentemente foi redescoberta e popularizada, recebendo o título de fonte da moda em 2017. O mobiliário típico dos anos 50 e elementos coloridos foram os principais elementos utilizados neste projeto.

Courier

Cortesia de HomeAdvisor

Como praticamente todas as máquinas de escrever utilizavam a Courier, seguindo a tendência lançada primeiramente pela IBM, a Courier tornou-se conhecida como a "rainha das máquinas de escrever". A partir disso, era evidente a necessidade de propor um ambiente de inspiração vintage para este projeto de interiores. A proposta se utiliza de móveis funcionais e espaços de trabalho flexíveis projetados para que as pessoas possam focar no trabalho e aumentar sua produtividade.

Comic Sans

Cortesia de HomeAdvisor

A imprevisibilidade é a característica principal deste ambiente de trabalho. Cores vibrantes e uma infinita gama de texturas criam uma atmosfera infantilizada. Brinquedos antigos reutilizados fazem parte da decoração proporcionando uma sensação de jardim de infância esquizofrênico. Embora esta seja a fonte mais odiada pelos arquitetos e designers, não podemos dizer que este não seja um ambiente alegre.

Via: HomeAdvisor.

10 Fonts For Architects

Have you ever been stuck for hours obsessing over a font that matched your work? Before starting a project, do you already think about which font you will use? Do you get annoyed when you read an important message written in Comic Sans? Or do you feel offended when a mundane sentence is written in all caps?

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Thorns, Ella. "Futura ou Helvetica? Ilustrações mostram escritórios inspirados nas tipografias mais tradicionais" [These Office Interiors are Inspired by Well-Known Fonts] 15 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888824/futura-ou-helvetica-ilustracoes-mostram-escritorios-inspirados-nas-tipografias-mais-tradicionais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.