Kengo Kuma & Associates apresenta projeto de novo centro aquático em Copenhague

O escritório Kengo Kuma & Associates venceu recentemente o concurso para a construção de um novo centro cultural que faz parte do masterplan para a Paper Island em Copenhague. O edifício de formas cônicas abrigará uma série de instalações esportivas e uma piscina em parte fechada em parte aberta ao lado do canal marítimo em frente. Em comunicado oficial da cidade de Copenhague, o projeto foi elogiado sobre a maneira com que cria uma nova conexão entre a terra e o mar, cumprindo as expectativas do plano diretor da Paper Island. A proposta da Kengo Kuma & Associates superou fortes concorrentes no concurso como BIG, 3XN Architects, AART Archtitects + Cubo Arkitekter e ALA Architects + Studio Octopi.

Kengo Kuma & Associates apresenta projeto de novo centro aquático em Copenhague - Mais Imagens+ 5

Cortesia de Kengo Kuma & Associates

A água tem desempenhado um importante papel no desenvolvimento da história, cultura e vida urbana da cidade de Copenhague. Levando isso em conta, Kengo Kuma & Associates concebeu o novo Centro Cultural à Beira Mar como uma celebração a água: fluxo, vapor e reflexão de luz e sombra. Cada uma das piscinas internas corresponde a escala das coberturas que as envolvem, elementos cônicos de diferentes dimensões e com diferentes alturas. Uma piscina ao ar livre será criada no vale em meio a estas formas cônicas da cobertura.

As deliberadas formas piramidais projetadas por Kengo Kuma & Associates, a pesar de terem sido inspiradas nos perfis das coberturas de Christianholm, não procuram imita-las e possuem a sua própria originalidade. De uma maneira muito inteligente, ao contrário do que era previsto pelo masterplan, a Casa da Cultura à Beira Mar não terá uma frente única, mas estará conectada ao espaço público em todas as direções, permitindo que o público flua livremente através de seus espaços.

Cortesia de Kengo Kuma & Associates
Cortesia de Kengo Kuma & Associates

O projeto toma partido da proeminente esquina do masterplan; as piscinas abertas vão se escalonando em direção às margens do canal de modo a desfocar os limites entre a terra e o mar, proporcionando uma continuidade visual entre o construído e o natural. No exterior, atividades urbanas serão incentivadas e promovidas por áreas de domínio público abertas configuradas pela água.

Luz e sombra são elementos fundamentais que compõe os espaços das piscinas. Cada cobertura cônica será coroada por uma grande abertura zenital que proporcionará uma iluminação dramática conformada por luz e sombra que se refletem sobre a superfície d'água. Externamente, a materialidade dos elementos construtivos apela para o uso de tijolos de tons terrosos e naturais, sugerindo uma conexão com as tradicionais técnicas construtivas dinamarquesas. 

O projeto da Casa da Cultura à Beira Mar foi desenvolvido segundo os princípios básicos defendidos por Kengo Kuma, integração dos elementos naturais na arquitetura e o respeito pelo meio ambiente. Recentemente, ele deu uma entrevista para o PLANE - SITE sobre como a energia do lugar é forte o suficiente para influencia-lo na criação de projetos que são sensíveis ao uso dos materiais, ao tempo e às técnicas vernáculas. Assista o vídeo na íntegra aqui.

Cortesia de Luxigon
Cortesia de Kengo Kuma & Associates
  • Arquitetos

  • Localização

    Trangravsvej 14, 1436 Copenhague, Dinamarca
  • Associado responsável

    Yuki Ikeguchi
  • Arquiteto projetista

    Marc Moukarzel
  • Arquiteto associado

    Cornelius Vöge
  • Projeto de engenharia

    Søren Jensen Engineers
  • Consultoria de projeto

    Niels Sigsgaard
  • Área

    5000.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    Courtesy of Kengo Kuma & Associates, Courtesy of Luxigon

BIG, Kuma, 3XN Among 5 Competing for New Aquatics Center in Copenhagen

The city of Copenhagen have announced the shortlist of 5 firms that will compete for the design of a new aquatics center to be located on a prominent site in the Copenhagen Harbor. Planned for completion in 2021, the project will feature a 5,000-square-meter facility offering both indoor and outdoor swimming areas with views across the water to the Henning Larsen-designed Copenhagen Opera House.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Trangravsvej 14, 1436 Copenhague, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Thorns, Ella. "Kengo Kuma & Associates apresenta projeto de novo centro aquático em Copenhague" [Kengo Kuma & Associates Reveal Plans for New Aquatics Centre on Copenhagen's Waterfront ] 22 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887084/kengo-kuma-and-associates-apresenta-projeto-de-novo-centro-aquatico-em-copenhague> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.