Kengo Kuma explica como sua prática foi influenciada pela crise financeira

O renomado arquiteto japonês Kengo Kuma tem sua visão e prática apresentadas no mais recente vídeo da série Time-Space-Existence da PLANE-SITE, que explora o funcionamento interno de seu escritório em Tóquio e como a crise financeira japonesa do início da década de 1990 influenciou sua vida profissional. No vídeo, Kuma discute a ethos de trabalhar lentamente e com cuidado para alcançar a felicidade dentro da arquitetura e enfatiza a importância de sentir a energia do lugar e se envolver com o meio ambiente para entender realmente as possibilidades de um novo projeto.

Kengo Kuma explica como sua prática foi influenciada pela crise financeira - Mais Imagens+ 7

© Takeshi YAMAGISHI

Kengo Kuma and Associates foi fundado em 1986, mas a quebra da economia japonesa em 1991 forçou o escritório a sair de Tóquio para trabalhar com artesãos e materiais locais no campo. Foi lá que Kuma teve a oportunidade de aprender sobre técnicas vernaculares e as configurações naturais que hoje fazem parte de sua arquitetura. 

© DAICI ANO

As coisas estão mudando lentamente: da arquitetura enquanto monumento para a arquitetura enquanto ambiente, do século XX para o século XXI. 

Kuma apresenta sua filosofia em evolução, influenciada pela transição do tempo e dos eventos, e como chegou a construir edifícios sensíveis aos materiais e técnicas, de forma atualizada, entrelaçada com tecnologias modernas. Seus projetos mais notáveis incluem o Museu da Pedra em Nasu, em que usa pequenos elementos repetidos de pedra para criar uma espécie de tactilidade, e o Museu de Arte da Prefeitura de Nagasaki que, de forma semelhante, usa a repetição para evocar uma floresta de bambu.

© Takeshi YAMAGISHI

Via: PLANE — SITE

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Thorns, Ella. "Kengo Kuma explica como sua prática foi influenciada pela crise financeira" [Kengo Kuma Explains How His Architectural Style was Formed by Financial Crisis] 04 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886226/kengo-kuma-explica-como-sua-pratica-foi-influenciada-pela-crise-financeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.