Ranking das Melhores Cidades do Mundo em 2018, segundo a Resonance Consultancy

Classificar cidades pode ser uma tarefa bastante arriscada. Como podemos ser objetivos e justos quando este planeta de 7,6 bilhões de habitantes nunca chegou nem perto de um consenso? Entretanto, a empresa de consultoria Resonance Consultancy assumiu este desafio com base nas opiniões que realmente importam: "moradores e turistas".

Pesquisas foram feitas com moradores locais e turistas à respeito de 23 diferentes fatores (agrupados em seis categorias - lugar, produto, programação, pessoas, prosperidade e promoção). A metodologia pretende ser de fácil compreensão para a classificação das qualidades da cidade e sua reputação. Na categoria "pessoas", por exemplo, os pesquisadores analisaram a taxa de imigração e a diversidade humana de uma cidade, incluindo o número de residentes estrangeiros. Também foi levado em consideração quantas vezes uma cidade é mencionada nas plataformas digitais como o Facebook, o Google e até o TripAdvisor. Além disso, as cidades também foram classificadas quanto à qualidade de seus bairros, marcos históricos e parques.

Categorizamos estes seis fatores de avaliação: lugar, produto, programação, pessoas, prosperidade e promoção. Em suma, o desempenho obtido nestas seis categorias reflete a "equidade relativa de um lugar" e fornece dados para compará-las umas com as outras.

Aqui estão as 10 melhores cidades de acordo com o relatório "World's Best Cities Report" de 2018.

#10 Chicago, EUA

Foto por Erwan Hesry em Unsplash

Ao longo de seus dois séculos de existência, a cidade de Chicago se tornou uma das mais importantes cidades do país. Possui algumas das melhores infra-estruturas urbanas do mundo - o que chamamos de "hardware urbano" que compõe nossa categoria "produtos" (na qual Chicago alcançou a sétima posição globalmente) e uma das mais difíceis de classificar. Museus, aeroportos e sistemas de transporte público levam anos para serem construídos e são caros de manter, mas são vitais para seus habitantes e também para que seus visitantes possam explorar livremente seu território.

Saiba mais sobre Chicago acessando www.bestcities.org

#9 San Francisco, EUA

Foto por Erwan Hesry em Unsplash

No coração da Califórnia, a história se repete. Jovens sonhadores e ambiciosos são atraídos por esta cidade e todas as oportunidades que ela pode oferecer: primeiramente vieram em busca do ouro, e depois eles vieram para mudar o mundo (2017 foi o 50º aniversário do Verão do Amor ). Atualmente, as pessoas vem à San Francisco para reinventar a si mesmos. Vanguarda da contracultura por anos e anos, San Francisco agora é o berço das principais novidades tecnológicas - muitas vezes as inovações produzidas no Vale do Silício, 45 minutos ao sul, são testadas primeiramente em suas ruas.

Saiba mais sobre San Francisco acessando www.bestcities.org

#8 Barcelona, Espanha

Foto por Erwan Hesry em Unsplash

A efervescente capital catalã é uma mistura de praia, arquitetura e cultura. Um desenho urbano impressionante e edifícios muitas vezes surreais proporcionam à Barcelona uma atmosfera única. Bairros repletos de cores pulsam ao ritmo alternativo entre modernidade e sofisticação. As longas faixas de areia à beira mar e seus parques estão em uma simbiose perfeita com o clima idílico durante todo o ano, onde é possível jantar ao ar livre em qualquer um dos seus inúmeros cafés aconchegantes.

Saiba mais sobre Barcelona acessando www.bestcities.org

#7 Dubai, EAU

Foto por Erwan Hesry em Unsplash

A relação de Dubai com o design, a arquitetura e a cultura de consumo nunca poderia ser descrita como discreta e restrita, muito pelo contrário. O prédio mais alto do mundo, a corrida de cavalos mais lucrativa do planeta. As fontes dançantes mais impressionantes já construídas. A única propriedade sete estrelas do mundo. E, porque superlativos jamais bastam para esta cidade, o shopping mais visitado do planeta. Sim, tudo é impressionante na cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos.

Saiba mais sobre Dubai acessando www.bestcities.org

#6 Cingapura

Foto por Erwan Hesry em Unsplash

Poucas cidades se desenvolveram tanto e tão rapidamente como a cidade-estado de Cingapura ao longo dos últimos 50 anos. A transformação meteórica desta antiga colônia, politicamente instável e pobre em recursos, em um dos maiores centros de distribuição (o mais movimentado do mundo) e, posteriormente, em uma das mais importantes cidades da Ásia, tem em sua engenharia sua marca mais ambiciosa.

Saiba mais sobre Cingapura acessando www.bestcities.org

#5 Tóquio, Japão

Foto por Erwan Hesry em Unsplash

A dinâmica cidade de Tóquio, suas inovações e alta eficiência hipnotizam todos os seus visitantes. Mas somente quando analisamos os motivos para o desenvolvimento desta magnifica engenharia e a qualidade de seu design que nos damos conta de outro importante elemento: a resiliência - quando a população deste país precisa lidar com a radiação nuclear, terremotos e tsunamis ou ainda, como foi visto nos últimos sete anos, todo os três simultaneamente.

Saiba mais sobre Tóquio acessando www.bestcities.org

#4 Moscou, Rússia

Foto por Erwan Hesry em Unsplash

Intrigante e cada vez mais chamativa, a capital da Rússia é uma mina de ouro e cultura desde tempos imemoriais. Qualquer pessoa que visite a Rússia irá dizer que se sente profundamente influenciado por sua cultura - pelo menos aqueles que visitam a capital do país - é algo que não se pode fugir: você vai ser enfeitiçado por Moscou no momento em que pisar nesta cidade infinitamente fascinante e dinâmica.

Saiba mais sobre Moscou acessando www.bestcities.org

#3 Paris, França

Foto por Erwan Hesry em Unsplash

O compromisso com a alta qualidade em tudo que se produz nesta cidade faz com que Paris fique no coração de cada visitante, ansiosos por um breve retorno e fazendo com que muitos antecipam uma primeira visita. Apesar dos contínuos ataques terroristas nos últimos anos, os parisienses se recusam a desistir de sua alegria de viver e do seu orgulho incomparável por sua cidade - orgulho que foi cultivado, defendido, dilacerado e resgatado ao longo das margens do Sena e de suas avenidas por mais de mil anos.

Saiba mais sobre Paris acessando www.bestcities.org

#2 Nova Iorque, EUA

Foto por Erwan Hesry em Unsplash

A cidade americana com melhor classificação neste Ranking não poderá nunca ser definida, muito menos apresentada em tão poucas linhas. Rótulos como "a cidade que nunca dorme" foram forjados à muito tempo em referência a esse reino noturno das atividades humanas. Hoje, representa a ambição sem limites por superar os limites do que é possível em um contexto urbano, enquanto procura um futuro mais sustentável para sua cidade.

Saiba mais sobre Nova Iorque acessando www.bestcities.org

#1 Londres, Inglaterra

Foto por Erwan Hesry em Unsplash

Londres, atualmente, pode ser representada por um Diagrama de Venn bem conciso e multi-cultural com centros comerciais luxuosos, universidades e faculdades cobiçadas (a cidade conta com mais de 40 instituições de ensino superior) e, por fim, restaurantes para satisfazer o paladar de um número cada vez maior de visitantes curiosos. Ela reina soberana no topo do ranking das melhores cidades do mundo porque é a única cidade do planeta que alcançou o Top 10 em todas as seis categorias.

Saiba mais sobre Londres acessando www.bestcities.org

Para ver se sua cidade favorita está em nosso top 100, acesse bestcities.org para ver a lista completa.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Ranking das Melhores Cidades do Mundo em 2018, segundo a Resonance Consultancy" [The World's Best Cities 2018] 06 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886220/ranking-das-melhores-cidades-do-mundo-em-2018-segundo-a-resonance-consultancy> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.