O desafio de construir um espaço público em uma cidade violenta no México

Subscriber Access

O que acontece com o espaço público de uma cidade que aprendeu a aceitar a violência como fator cotidiano? Embora seja ingênuo acreditar que a arquitetura por si só possa resolver problemas sociais e políticos complexos, também é importante entender como e de onde pode agir de alguma maneira, por menor que seja.

Indubitavelmente, a onda de violência que surgiu no México durante este século é mais palpável em certas regiões do país, resultando em sociedades vulneráveis e devastadas pela insegurança. Desde 2005, a arquiteta mexicana Tatiana Bilbao tem participado do desenvolvimento de um projeto multidisciplinar em Culiacán, capital do estado de Sinaloa, amplamente reconhecido pela violência relacionada ao narcotráfico abrigado na cidade.

O Jardim Botânico Culiacán é um espaço público que, a partir de 2002, empreendeu um ambicioso projeto sob a direção de Agustin Coppel. Começou a recrutar vários artistas para visitar o terreno e conceber peças de arte que foram integradas ao Jardim, contribuindo ao espaço uma dimensão artística que denotou reações variadas em seus visitantes, funcionando como uma experiência estética, sensorial e intelectual.

Content Loader

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Zatarain, Karina. "O desafio de construir um espaço público em uma cidade violenta no México" [Tatiana Bilbao habla sobre el desafío de construir un espacio público en una ciudad violenta en México] 27 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886050/o-desafio-de-construir-um-espaco-publico-em-uma-cidade-violenta-no-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.