O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Intervenção colorida transforma famosa rua de Santiago em passeio lúdico

Intervenção colorida transforma famosa rua de Santiago em passeio lúdico

Intervenção colorida transforma famosa rua de Santiago em passeio lúdico
Intervenção colorida transforma famosa rua de Santiago em passeio lúdico, © María González
© María González

A construção da Linha 3 do metrô de Santiago, através do centro histórico da capital chilena, implicou no impedimento do trânsito veicular pela rua "Bandera" desde o ano de 2013. Convertido em estacionamento de automóveis desde então, a calçada foi cercada durante um mês para a construção do "Paseo Bandera", um novo e colorido projeto pedonal inaugurado nessa quarta-feira (dia 20) por Felipe Alessandri, prefeito de Santiago e patrocinadores.

O escritório Estudio Victoria — liderado pelo muralista Dasic Fernández (com formação em Arquitetura) e o arquiteto Juan Carlos López — foi encarregado do desenho do "Paseo Bandera", unificando uma calçada de 400 metros lineares em uma colorida faixa de anamorfismos e franjas, numa superfície total de 3.300 metros quadrados.

© María González © María González El tramo Sustentabilidad, con el verde clásico de Carlsberg. Image © María González © María González + 19

Cortesía de Carlsberg
Cortesía de Carlsberg
© María González
© María González

Liderado pela Municipalidade de Santiago Centro e financiando pelo Banco Santander e a companhia cervejaria Carlsberg, o projeto conta com mobiliário urbano, cadeiras de praia, vegetação e bicicleta que geram eletricidade para carregar os celulares. O desenho está divido conceitualmente em três terços, um para cada quadra da rua entre os tapumes da construção do metrô: enquanto "Conexão Social" (entre Moneda e Agustinas) e "Sustentabilidade" (entre Agustinas Huérfanos) encontram-se operativos, "Patrimônio" (entre Huérfanos e Compañia, frente ao Museu de Arte Pré-Colombiana, à corte Suprema e à Galeria Agustín Edwards) encontra-se em busca de financiamento.

El tramo Sustentabilidad, con el verde clásico de Carlsberg. Image © María González
El tramo Sustentabilidad, con el verde clásico de Carlsberg. Image © María González

Sobre a paleta de cores escolhida por Dasic Fernández, a decisão não é causalidade. Segundo Sebastián Cuevas, arquiteto responsável pelas praças de bolso de Santiago e conectado ao mundo do grafite, devemos isso a um spray que surgiu nos anos noventa, a Montana 94 (MTN 94). Em conversa com o ArchDaily Espanhol, ele explica:

Cortesía de Carlsberg
Cortesía de Carlsberg

O que vemos aqui é a extensão da estética do grafite, justamente desenvolvida por uma intervenção técnica que é a Montanha 94. O que vemos já de Dasic, com o mural de Teatinos, é justamente essa utilização de cores que não existe na cidade. Se você perceber, na produção estética urbana existem somente cores monocromáticas, especialmente em Santiago. Por tanto, a sobreposição dessa paleta de cores, em contraste com a cidade, é o que produz essa estética. Além disso, a tipologia de Dasic mudou: antes era um muro de grandes dimensões e agora já trabalha na superfície da cidade.

© María González
© María González

Apesar de serem projetos liderados por diferentes instituições, Cuevas acredita que existe uma conexão direta entre o Paseo Bandera e as praças de bolso:

De alguma forma, esse [Bandera] era um espaço abandonado há anos. Agora é uma apropriação temporária, tal como no caso das praças de bolso. Além disso, é uma intervenção de baixo custo que ocupa os critérios de desenho das praças de bolso: mobiliário temporário, grafites no chão, bicicletários e vegetação.

O projeto "Paseo Bandera" é de caráter temporário e em novembro do ano passado, o jornal chileno La Tercera informou que após sua inauguração seria mantido aberto até final de agosto de 2018. Nesse sentido, a inauguração da Linha 3 implicaria na reabertura da rua ao trânsito veicular e está agendada para o último trimestre do mesmo ano.

© María González
© María González
© María González
© María González
© María González
© María González
© María González
© María González
© María González
© María González

Dasic Fernández: 'Lo que sí me mueve y siento es cuando me dicen que la obra inspira'

La esquina de Santo Domingo con Teatinos, en el centro de Santiago, está cambiando y harto. De las manos del muralista chileno radicado en Nueva York, Dasic Fernández, este lugar dejó atrás el gris a cambio de un colorido mural que llama la atención de quien pase por ahí.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Equipo Editorial. "Intervenção colorida transforma famosa rua de Santiago em passeio lúdico" [Colorida intervención busca transformar en paseo peatonal emblemática calle de Santiago Centro] 28 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885944/intervencao-colorida-transforma-famosa-rua-de-santiago-em-passeio-ludico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.