O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Intervenção colorida transforma famosa rua de Santiago em passeio lúdico

Intervenção colorida transforma famosa rua de Santiago em passeio lúdico

  • 07:00 - 28 Dezembro, 2017
  • por Equipo Editorial
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Intervenção colorida transforma famosa rua de Santiago em passeio lúdico
Intervenção colorida transforma famosa rua de Santiago em passeio lúdico, © María González
© María González

A construção da Linha 3 do metrô de Santiago, através do centro histórico da capital chilena, implicou no impedimento do trânsito veicular pela rua "Bandera" desde o ano de 2013. Convertido em estacionamento de automóveis desde então, a calçada foi cercada durante um mês para a construção do "Paseo Bandera", um novo e colorido projeto pedonal inaugurado nessa quarta-feira (dia 20) por Felipe Alessandri, prefeito de Santiago e patrocinadores. 

O escritório Estudio Victoria — liderado pelo muralista Dasic Fernández (com formação em Arquitetura) e o arquiteto Juan Carlos López — foi encarregado do desenho do "Paseo Bandera", unificando uma calçada de 400 metros lineares em uma colorida faixa de anamorfismos e franjas, numa superfície total de 3.300 metros quadrados.

© María González © María González El tramo Sustentabilidad, con el verde clásico de Carlsberg. Image © María González © María González + 19

Cortesía de Carlsberg
Cortesía de Carlsberg
© María González
© María González

Liderado pela Municipalidade de Santiago Centro e financiando pelo Banco Santander e a companhia cervejaria Carlsberg, o projeto conta com mobiliário urbano, cadeiras de praia, vegetação e bicicleta que geram eletricidade para carregar os celulares. O desenho está divido conceitualmente em três terços, um para cada quadra da rua entre os tapumes da construção do metrô: enquanto "Conexão Social" (entre Moneda e Agustinas) e "Sustentabilidade" (entre Agustinas  Huérfanos) encontram-se operativos, "Patrimônio" (entre Huérfanos e Compañia, frente ao Museu de Arte Pré-Colombiana, à corte Suprema e à Galeria Agustín Edwards) encontra-se em busca de financiamento. 

El tramo Sustentabilidad, con el verde clásico de Carlsberg. Image © María González
El tramo Sustentabilidad, con el verde clásico de Carlsberg. Image © María González

Sobre a paleta de cores escolhida por Dasic Fernández, a decisão não é causalidade. Segundo Sebastián Cuevas, arquiteto responsável pelas praças de bolso de Santiago e conectado ao mundo do grafite, devemos isso a um spray que surgiu nos anos noventa, a Montana 94 (MTN 94). Em conversa com o ArchDaily Espanhol, ele explica:

Cortesía de Carlsberg
Cortesía de Carlsberg

O que vemos aqui é a extensão da estética do grafite, justamente desenvolvida por uma intervenção técnica que é a Montanha 94. O que vemos já de Dasic, com o mural de Teatinos, é justamente essa utilização de cores que não existe na cidade. Se você perceber, na produção estética urbana existem somente cores monocromáticas, especialmente em Santiago. Por tanto, a sobreposição dessa paleta de cores, em contraste com a cidade, é o que produz essa estética. Além disso, a tipologia de Dasic mudou: antes era um muro de grandes dimensões e agora já trabalha na superfície da cidade. 

© María González
© María González

Apesar de serem projetos liderados por diferentes instituições, Cuevas acredita que existe uma conexão direta entre o Paseo Bandera e as praças de bolso:

De alguma forma, esse [Bandera] era um espaço abandonado há anos. Agora é uma apropriação temporária, tal como no caso das praças de bolso. Além disso, é uma intervenção de baixo custo que ocupa os critérios de desenho das praças de bolso: mobiliário temporário, grafites no chão, bicicletários e vegetação.

O projeto "Paseo Bandera" é de caráter temporário e em novembro do ano passado, o jornal chileno La Tercera informou que após sua inauguração seria mantido aberto até final de agosto de 2018. Nesse sentido, a inauguração da Linha 3 implicaria na reabertura da rua ao trânsito veicular e está agendada para o último trimestre do mesmo ano. 

© María González
© María González
© María González
© María González
© María González
© María González
© María González
© María González
© María González
© María González

Dasic Fernández: 'Lo que sí me mueve y siento es cuando me dicen que la obra inspira'

La esquina de Santo Domingo con Teatinos, en el centro de Santiago, está cambiando y harto. De las manos del muralista chileno radicado en Nueva York, Dasic Fernández, este lugar dejó atrás el gris a cambio de un colorido mural que llama la atención de quien pase por ahí.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Equipo Editorial
Autor
Cita: Equipo Editorial. "Intervenção colorida transforma famosa rua de Santiago em passeio lúdico" [Colorida intervención busca transformar en paseo peatonal emblemática calle de Santiago Centro] 28 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885944/intervencao-colorida-transforma-famosa-rua-de-santiago-em-passeio-ludico> ISSN 0719-8906