11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e British Council promovem palestra com Jane Hall do Assemble

No próximo dia 6 de dezembro a Bienal de Arquitetura de São Paulo e o British Council realizarão, como parte da parceria para esta 11ª Edição, uma conversa com a arquiteta Jane Hall, do coletivo inglês Assemble.

via 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

Vencedor do Turner Prize em 2015, o Assemble é um coletivo com sede em Londres que atua em diferentes campos da arte, arquitetura e design. Trabalhando em conjunto desde 2010, o grupo atualmente é composto por 18 membros. A prática de trabalho do Assemble procura abordar a desconexão típica entre o público e o processo pelo qual os espaços são criados.

Jane Hall virá a São Paulo representando o Assemble, numa conversa aberta que acontecerá sob a marquise da Praça das Artes, no centro da cidade. O Assemble propõe uma prática que seja interdependente e colaborativa, buscando envolver ativamente o público como participante e colaborador na realização contínua do trabalho.

Trabalhos do Assemble expostos nesta Bienal:

As exposições e atividades da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo estão acontecendo pela cidade. Os trabalhos do Assemble apresentados como resultado específico da parceria com o British Council estão expostos na Vila Itororó Canteiro Aberto e são os seguintes:

“Granby Four Streets” (Liverpool, England - 2011), do Assemble. Apresenta um processo participativo em Liverpool que transformou casas abandonadas em habitação a preços acessíveis. As ruas de Liverpool, conhecidas por sua diversidade racial e étnica, foram reapropriadas por um grupo de residentes locais que há 20 anos mantêm a área com o objetivo de devolvê-la à população. Em 2011, após a criação de um Fundo de Propriedade Coletiva, o Assemble trabalhou com os moradores para transformar casas abandonadas em habitação acessível através de sua reconstrução e da transformação de espaços públicos, gerando oportunidades para o empreendedorismo. Comemorando a arquitetura local e o patrimônio cultural, esse processo redefiniu o relacionamento das pessoas com quatro ruas de Liverpool e capacitou os moradores para mudar seu próprio bairro.

“OTOProjects” (London, England - 2013), também da Assemble, foi configurado como workshop e performance. A parceria entre o Assemble e o grupo musical OTO promoveu um processo participativo de construção-teste em um espaço temporário, em um lote vazio em Dalston, Londres. Experimentando novos materiais disponíveis no local, de fácil acesso e baixo custo, 60 voluntários realizaram o projeto coletivamente, levando a uma radical transformação do espaço e à viabilização de novos usos.

Fabricando a Utopia - Como o coletivo Assemble criou uma fábrica modelo no Brooklyn

O coletivo de arquitetura Assemble, com sede em Londres, irá transformar um terreno no Brooklyn em uma "fábrica modelo" para explorar ideias utópicas de trabalho. O grupo usará sua primeira instalação site-specific nos EUA, intitulada "A Factory As It Might Be", para retratar uma visão de como a sociedade deveria construir e funcionar com materiais maleáveis abundantes.

Instalação recria os playgrounds brutalistas de Londres

Um exploração de "design lúdico pós-guerra", a instalação The Brutalist Playground, concebida pelo coletivo Assemble e pelo artista Simon Terrill, foi recentemente aberta ao público na Galeria de Arquitetura do RIBA.

Posto de gasolina é transformado em cinema improvisado

O Cineroleum, um projeto iniciado e construído em 2010 pelo escritório londrino Assemble Studio , transformou um posto de gasolina abandonado, localizado numa das vias mais movimentadas da cidade, em um cinema.

Assemble Architects é eleito vencedor do 2015 Turner Prize

O coletivo londrino foi eleito vencedor do 2015 Turner Prize - o prêmio europeu de artes visuais mais prestigiado da atualidade. A escolha causou surpresa em muitos, já que esta foi a primeira vez que um arquiteto ou coletivo de arquitetos chegou a ser finalista do prêmio.

Palestra: Jane Hall, do Coletivo Britânico Assemble
Data: dia 06 de dezembro (4ª feira), das 19 às 22h
Local: Praça das Artes, Av. São João, 281, Centro, São Paulo
O evento contará com tradução simultânea inglês-português
Link do evento: https://www.facebook.com/events/148837749089261

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e British Council promovem palestra com Jane Hall do Assemble" 05 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884805/11a-bienal-de-arquitetura-de-sao-paulo-e-british-council-promovem-palestra-com-jane-hall-do-assemble> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.