O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Assemble Architects é eleito vencedor do 2015 Turner Prize

Assemble Architects é eleito vencedor do 2015 Turner Prize

Assemble Architects é eleito vencedor do 2015 Turner Prize
Assemble Architects é eleito vencedor do 2015 Turner Prize, Cortesia de Assemble
Cortesia de Assemble

O coletivo londrino Assemble foi eleito vencedor do  2015 Turner Prize - o prêmio europeu de artes visuais mais prestigiado da atualidade. A escolha causou surpresa em muitos, já que esta foi a primeira vez que um arquiteto ou coletivo de arquitetos chegou a ser finalista do prêmio. Entre os vencedores das edições anteriores estão  Gilbert & GeorgeAnish KapoorAntony GormleyDamien HirstGillian Wearing e Grayson Perry.

Cortesia de Assemble Cortesia de Assemble Cortesia de Assemble Cortesia de Assemble + 11

O coletivo, cotado para o prêmio ao lado dos artistas Bonnie CamplinJanice Kerbel (ambos do Reino Unido) e Nicole Wermers (Alemanha), é composto por oito integrantes,  entre os quais profissionais formados em arquitetura, história, inglês, filosofia e construção. 

O projeto que rendeu ao coletivo o prêmio foi o Granby Four Streets, um conjunto de moradias operárias em Toxteth, Liverpool. A abordagem do grupo em  relação a este projeto de regeneração urbana se centrou em uma "visão sustentável e incremental para a área que leve em consideração o trabalho duro já desenvolvido pelos moradores locais."

Cortesia de Assemble
Cortesia de Assemble

Segundo o The Guardian, os jurados do Turner Prize  elogiaram o que chamaram de "uma abordagem madura em relação à regeneração, ao planejamento urbano e ao desenvolvimento contrário à gentrificação corporativa."

Cortesia de Assemble
Cortesia de Assemble

Após serem indicados como finalistas, o coletivo criou o Granby Workshop – um coletivo de artesãos que busca remediar o abandono de um  dos conjuntos mais arruinados de Liverpool através da substituição de objetos que forma perdidos com o tempo. Uma exposição com estes objetos foi realizada em Glasgow entre o anúncio dos finalistas do Turner Prize e a divulgação dos vencedores.

Cortesia de Assemble
Cortesia de Assemble

Os vencedores do Turner Prize 2015 receberão um prêmio de £25.000 terão o prestígio de terem vencido uma das premiações mais significantes - e frequentemente controversas - da arte contemporânea mundial.

Granby Workshop: Assemble Launch an Eclectic Range of Socially Conscious Homeware

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Via BBC, The GuardianNew York Times

Cita: Taylor-Foster, James. "Assemble Architects é eleito vencedor do 2015 Turner Prize" [ Assemble Awarded the 2015 Turner Prize for Granby Four Streets] 19 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778987/assemble-architects-e-eleito-vencedor-do-2015-turner-prize> ISSN 0719-8906