Tatiana Bilbao: Criar espaços relevantes significa melhorar a vida de alguém

No segundo vídeo da série Time-Space-Existence da PLANE-SITE, a arquiteta mexicana Tatiana Bilbao compartilha sua visão de como a arquitetura deve ser projetada com a experiência do usuário em mente, e não em função de qualidades estéticas autônomas. No vídeo, ela comenta que os arquitetos devem, em certa medida, deixar de lado suas intenções artísticas para focar em uma abordagem mais prática, visando atender as necessidades das pessoas. Fala também sobre como a arquitetura se separou, nos últimos cinquenta anos, de seu objetivo maior devido à influência do capitalismo.

Tatiana Bilbao: Criar espaços relevantes significa melhorar a vida de alguém - Mais Imagens+ 7

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O escritório Tatiana Bilbao ESTUDIO se esforça para retornar aos princípios da arquitetura. Como Bilbao descreve, trata-se de "fazer lugares e espaços por pessoas, para as pessoas", reforçando a forma como um edifício é vivido e deixando um vestígio daqueles que o construíram. O escritório mantém o ethos da mão-de-obra e do lado artesanal da construção, oferecendo empregos no México e evitando substituir o trabalho das pessoas pelas máquinas - o que resulta, em última instância, em edifício que emanam uma espécie de energia bruta.

Cortesia de PLANE — SITE

Após projetos recentes em colaboração com os artistas Ai Weiwei e Gabriel Orozco, seu escritório ampliou e se tornou uma das empresas de arquitetura mais distintas do México. No ano passado, Bilbao também foi nomeada finalista do prêmio Arquiteta do Ano pela revista Architectural Review (AR), junto com outras destacadas profissionais como Charlotte Skene Catling, Jeanne Gang e Kazuyo Sejima. Esta entrevista com Tatiana Bilbao é uma das muitas encomendadas pela GAA Foundation para difundir as vozes e opiniões dos arquitetos que estão liderando a exposição Time-Space-Existence, que será inaugurada na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018 no próximo mês de maio.

© Jaime Navarro

Via: PLANE — SITE

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Thorns, Ella. "Tatiana Bilbao: Criar espaços relevantes significa melhorar a vida de alguém" [Tatiana Bilbao: Creating Spaces with Relevance Means "Enhancing Someone's Life"] 30 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884503/tatiana-bilbao-criar-espacos-relevantes-significa-melhorar-a-vida-de-alguem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.