O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Tatiana Bilbao: Criar espaços relevantes significa melhorar a vida de alguém

Tatiana Bilbao: Criar espaços relevantes significa melhorar a vida de alguém

Tatiana Bilbao: Criar espaços relevantes significa melhorar a vida de alguém

No segundo vídeo da série Time-Space-Existence da PLANE-SITE, a arquiteta mexicana Tatiana Bilbao compartilha sua visão de como a arquitetura deve ser projetada com a experiência do usuário em mente, e não em função de qualidades estéticas autônomas. No vídeo, ela comenta que os arquitetos devem, em certa medida, deixar de lado suas intenções artísticas para focar em uma abordagem mais prática, visando atender as necessidades das pessoas. Fala também sobre como a arquitetura se separou, nos últimos cinquenta anos, de seu objetivo maior devido à influência do capitalismo. 

© Rory Gardiner © Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro + 12

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O escritório Tatiana Bilbao ESTUDIO se esforça para retornar aos princípios da arquitetura. Como Bilbao descreve, trata-se de "fazer lugares e espaços por pessoas, para as pessoas", reforçando a forma como um edifício é vivido e deixando um vestígio daqueles que o construíram. O escritório mantém o ethos da mão-de-obra e do lado artesanal da construção, oferecendo empregos no México e evitando substituir o trabalho das pessoas pelas máquinas - o que resulta, em última instância, em edifício que emanam uma espécie de energia bruta. 

Cortesia de PLANE — SITE
Cortesia de PLANE — SITE

Após projetos recentes em colaboração com os artistas Ai Weiwei e Gabriel Orozco, seu escritório ampliou e se tornou uma das empresas de arquitetura mais distintas do México. No ano passado, Bilbao também foi nomeada finalista do prêmio Arquiteta do Ano pela revista Architectural Review (AR), junto com outras destacadas profissionais como Charlotte Skene Catling, Jeanne Gang e Kazuyo Sejima. Esta entrevista com Tatiana Bilbao é uma das muitas encomendadas pela GAA Foundation para difundir as vozes e opiniões dos arquitetos que estão liderando a exposição Time-Space-Existence, que será inaugurada na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018 no próximo mês de maio.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Via: PLANE — SITE

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Ella Thorns
Autor
Cita: Thorns, Ella. "Tatiana Bilbao: Criar espaços relevantes significa melhorar a vida de alguém" [Tatiana Bilbao: Creating Spaces with Relevance Means "Enhancing Someone's Life"] 30 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884503/tatiana-bilbao-criar-espacos-relevantes-significa-melhorar-a-vida-de-alguem> ISSN 0719-8906