O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 5 intervenções exemplares de acessibilidade em centros históricos na Espanha

5 intervenções exemplares de acessibilidade em centros históricos na Espanha

5 intervenções exemplares de acessibilidade em centros históricos na Espanha
5 intervenções exemplares de acessibilidade em centros históricos na Espanha, Plaza cubierta y pasarela en Ripoll, Gerona.. Image Cortesía de RCR Arquitectes + PUIGCORBÉ arquitectes
Plaza cubierta y pasarela en Ripoll, Gerona.. Image Cortesía de RCR Arquitectes + PUIGCORBÉ arquitectes

Nos dias 19 e 20 de outubro deste ano aconteceu em Cuenca (Espanha), o Congresso Internacional "Cuenca [ON], Novas formas para uma nova sociedade" no qual arquitetos como Guillermo Vázquez Consuegra, Víctor López Cotelo e o grupo n`UNDO discutiram sobre os modelos de acessibilidade aos centros históricos urbanos de nossas cidades e de sua necessidade de melhoria a partir de uma perspectiva sustentável, econômica, social e ambiental.

No evento foram apresentadas várias propostas arquitetônicas para resolver e melhorar a acessibilidade ao centro histórico de Cuenca. Em uma cidade marcada por seu contexto geográfico e topográfico, estas intervenções mostram-se mais do que essenciais e fundamentais do que nunca no sentido de contribuir com a renovação e revitalização social, cultural e econômica do conjunto urbano.

Na Espanha existem numerosas cidades que, assim como Cuenca, precisam os precisaram de uma intervenção arquitetônica para resolver problemas de conexão de seus centros históricos. A seguir, apresentamos cinco intervenções exemplares em centros históricos espanhóis que conseguem conectar e diminuir as descontinuidades urbanas existentes entre o centro urbano e seu entorno mais imediato.

Silent Rain [Flickr], sob licença  CC BY-NC-ND 2.0. Imagem © Silent Rain Melhoria da acessibilidade ao Centro Histórico de Vitoria-Gasteiz.. Imagem © Javier García Librero Jose.Madrid [Flickr], sob licença  CC BY-NC-ND 2.0. Imagem © Jose.Madrid Acesso ao centro histórico de Gironella.. Imagem © Adrià Goula + 8

Acesso ao centro histórico de Gironella / Carles Enrich
Gironella

Acesso ao centro histórico de Gironella.. Imagem © Adrià Goula
Acesso ao centro histórico de Gironella.. Imagem © Adrià Goula

Este elevador urbano consegue vencer um desnível de 20 metros entre a cota do centro histórico de Gironella e o nível da cidade mais contemporânea, potencializando a conectividade entre as áreas e reativando o uso do passeio fluvial localizado na parte baixa da cidade. Além disso, a materialidade empregada faz com que o projeto consiga se integrar de forma adequada e respeitosa com seu entorno.

Praça coberta e passarela em Ripoll / RCR Arquitectes
Gerona

Esta intervenção urbana aproveita a demolição de um antigo teatro para conformar um espaço vazio que atua como espaço de entrada e boas-vindas ao centro urbano de Ripoll. Utilizando apenas dois elementos, uma passarela sobre o rio Ter e uma praça coberta, os recém vencedores do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2017, conseguem criar um marco urbano reconhecível, mas ao mesmo tempo integrado ao contexto urbano, facilitando o encontro e a acessibilidade em vias de pedestres para seus habitantes.

Plaza cubierta y pasarela en Ripoll, Gerona.. Image Cortesía de Pritzker Architecture Prize
Plaza cubierta y pasarela en Ripoll, Gerona.. Image Cortesía de Pritzker Architecture Prize

Melhoria da acessibilidade ao Centro Histórico de Vitoria-Gasteiz / Tabuenca & Leache
Vitoria-Gasteiz 

O projeto, resultado de um concurso público realizado em 2012 combina diferentes elementos de conexão, como escadas, rampas e elevadores conseguindo estabelecer os vínculos de conexão necessários para facilitar o acesso à praça da Catedral Vieja, um dos edifícios mais importantes do centro medieval da cidade de Vitoria-Gasteiz. O projeto, vencedor desse concurso, conseguiu, ainda, em 2015 o prêmio FAD de arquitetura e interiores na categoria Cidade e Paisagem.

Melhoria da acessibilidade ao Centro Histórico de Vitoria-Gasteiz.. Imagem © Javier García Librero
Melhoria da acessibilidade ao Centro Histórico de Vitoria-Gasteiz.. Imagem © Javier García Librero

Escadas da Granja / José Antonio Martínez Lapeña + Elías Torres
Toledo

As escadas mecânicas de acesso ao centro histórico de Toledo conseguem, através de um jogo geométrico de vincos e rachaduras em forma de ziguezague, vencer o desnível existente entre a parte alta e a parte baixa da cidade. O projeto se integra perfeitamente, tanto ao contexto quanto à topografia do local, transformando-se em um símbolo da cidade e em uma intervenção arquitetônica exemplar em termos de acessibilidade de pedestres.

Silent Rain [Flickr], sob licença  CC BY-NC-ND 2.0. Imagem © Silent Rain
Silent Rain [Flickr], sob licença CC BY-NC-ND 2.0. Imagem © Silent Rain

Passarela de pedestres Labrit / Ignacio Olite + Pereda Pérez
Pamplona

A aparentemente simples passarela de pedestres no Baluarte de Labrit consegue vencer as condicionantes topográficas criando um ponto de conexão entre o centro antigo da cidade de Pamplona e sua expansão. Em 2011 esta intervenção foi finalista do prêmio FAD de arquitetura e interiores na categoria de Cidade e Paisagem.

Do ponto de vista funcional, estas intervenções urbanas estão permitindo facilitar o acesso e o trânsito de pedestres para os habitantes e visitantes de nossas cidades, respeitando e elevando, além disso, a beleza de seus centros históricos.
Nesse sentido, a cidade de Cuenca pretende seguir o caminho iniciado por esses projetos e utilizar a arquitetura como ferramenta de uma melhoria para a acessibilidade de seu centro histórico para todos os seus habitantes.

Ver a galeria completa

Cita: García Librero, Javier. "5 intervenções exemplares de acessibilidade em centros históricos na Espanha" [5 intervenciones ejemplares de accesibilidad en centros históricos de España] 09 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883021/5-intervencoes-exemplares-de-acessibilidade-em-centros-historicos-na-espanha> ISSN 0719-8906