Estrutura de concreto ultra-fina construída usando um novo sistema de concretagem com grelhas de aço

Pesquisadores de materiais do Block Research Group da ETH Zurich, juntamente com os arquitetos do supermanoeuvre, divulgaram um protótipo para um sistema de cobertura sinuosa ultra-fina de concreto, com uma espessura média de apenas 5 centímetros. Usando tecnologias de projeto e fabricação digitais, a equipe pôde calcular e construir uma estrutura de casca autoportante usando o material mínimo necessário. Isso foi facilitado através do uso de um novo sistema de concretagem consistindo em uma rede de cabos de aço e um tecido de polímero tensionado em uma estrutura de andaime reutilizável.

O protótipo abrange uma área de 120 metros quadrados com uma superfície de 160 metros quadrados. A análise estrutural calculou a espessura exata do material em toda a casca, com as espessuras variando entre 3 centímetros ao longo das bordas do telhado a 12 centimetros nas superfícies de suporte cruciais.

Os pesquisadores, trabalhando no âmbito do Block Research Group, acreditam que o sistema desenvolvido para o projeto possa ser adotado rapidamente no setor de construção, pois permite um menor custo de material e uma estruturação menos invasiva - durante a concretagem da cobertura. A área abaixo permaneceu desobstruída, permitindo que o trabalho de interior continuasse simultaneamente. Em um processo de pesquisa de quatro anos, a equipe também desenvolveu uma técnica de pulverização exclusiva que permite que o concreto seja viscoso o suficiente para aderir às fôrmas enquanto permanece líquido o suficiente para ser pulverizado através de um bocal.

Estrutura de concreto ultra-fina construída usando um novo sistema de concretagem com grelhas de aço - Imagem 2 de 3
© Block Research Group, ETH Zürich / Naida Iljazovic

Esta nova tecnologia de concretagem será utilizada pela primeira vez em uma obra para uma unidade residencial planejada sobre a cobertura chamada HiLo, construída sobre o laboratório NEST em Dübendorf, na Suíça. Este projeto integrará bobinas de isolamento e aquecimento e resfriamento sobre a camada interna de concreto, sobre o qual uma segunda camada de concreto será pulverizada. A superfície superior será então revestida com uma película de células fotovoltaicas para permitir que a residência seja positiva em termos energéticos.

Estrutura de concreto ultra-fina construída usando um novo sistema de concretagem com grelhas de aço - Imagem 3 de 3
© Block Research Group, ETH Zürich / Naida Iljazovic

"Nós mostramos que é possível construir uma interessante estrutura de concha em concreto fino utilizando fôrmas leves e flexíveis, demonstrando que estruturas complexas de concreto possam ser formadas sem desperdiçar grandes quantidades de material para a construção", diz o Prof. Block, coordenador do Block Research Group. "Como desenvolvemos o sistema e construímos o protótipo passo a passo com nossos parceiros da indústria, agora sabemos que nossa abordagem funcionará em uma obra tradicional".

Leia mais aqui.

Projeto e engenharia: Block Research Group, ETH Zürich: Philippe Block, Tom Van Mele, Tomás Méndez Echenagucia, Andrew Liew, Ioannis Mirtsopoulos; supermanoeuvre: Dave Pigram, Iain Maxwell, Oliver Bennett; Bollinger+Grohmann; Mathematical and Physical Geodesy, ETH Zürich; Automatic Control Laboratory, ETH Zürich

Construção: Marti [empreireito geral]; Bürgin Creations [concreto]; Holcim Schweiz [desenvolvimento do concreto]; Doka [andaimes]

Fabricação: Jakob [cabos]; Bruno Lehmann [hastes + componentes da rede de cabos]; Blumer Lehmann [madeira]; Dafotech [apoios de aço + lajes]; Bieri [corte de tecido + costura]

Apoiadores: ETH Zürich; NCCR Digital Fabrication; Holcim Schweiz

Cliente: Empa

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Estrutura de concreto ultra-fina construída usando um novo sistema de concretagem com grelhas de aço" [This Ultra-Thin Concrete Structure Was Constructed Using a Novel Steel-Net Formwork System] 04 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882891/estrutura-de-concreto-ultra-fina-construida-usando-um-novo-sistema-de-concretagem-com-grelhas-de-aco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.