LEGO vs Arquitetura: Documentário da BBC explica como tudo está conectado

Você poderia se considerar um arquiteto caso você não tivesse uma velha caixa de LEGO, da qual você não consegue se desfazer, armazenada em um sótão ou em algum lugar qualquer?

O LEGO tornou-se parte da consciência coletiva da arquitetura - uma inspiração, uma ferramenta de modelagem, um motorista nostálgico, uma raison d'être para os arquitetos que cresceram construído mundos com as pequenas peças e imaginando realidades alternativas. Com a conclusão das obras da LEGO House, projetada pelo BIG em Billund, a LEGO volta a ser o foco das atenções. Mas, como veremos neste breve documentário, ela nunca deixou de ser.

Lego – The Building Blocks of Architecture, explora a história da LEGO e sua relação com a arquitetura, desde suas origens humildes, na Dinamarca ocupada pelos nazis, com o carpinteiro Ole Kirk Kristiansen, passando pelos ideais modernistas, abrangendo até o empenho na sociabilidade da arte de Olafur Eliasson - The Collectivity Project. A pré-fabricação pode ser interpretada, mantendo as devidas proporções, como um LEGO da vida real - construindo a arquitetura a partir de pequenas peças e montando-as no local.

O império da LEGO expandiu-se drasticamente nas últimas décadas, se aventurando em Hollywood, desenvolvendo protótipos de uma série de edifícios famosos, estabelecendo modelo mais focados na re-criação, ao invés da criação. Curiosamente, ele se desenvolveu paralelamente ao seu equivalente digital - o Minecraft. Semelhante em intenção e filosofia, o Minecraft está inspirando uma nova geração de jovens criativos, todos conectados através da internet.

A natureza da LEGO transformou-se ao longo dos anos, com uma tensão entre os interesses comerciais da empresa e seus ideais originais. Mas o que permanece inalterado, é o nosso amor por ele. Bjarke Ingels explica no vídeo que "não seria capaz de imaginar a [sua] infância sem a LEGO". Faz parte da psique do arquiteto, inspirado na arquitetura e influenciando a sua prática desde sempre.

News via BBC.

Sobre este autor
Cita: Forde, Tessa. "LEGO vs Arquitetura: Documentário da BBC explica como tudo está conectado" [LEGO vs Architecture: BBC Film Explains How It's All Connected] 16 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881423/lego-vs-arquitetura-documentario-da-bbc-explica-como-tudo-esta-conectado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.