RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social

O Royal Institute of British Architects (RIBA) concedeu a Medalha Real de Ouro ao artista e arquiteto modernista Neave Brown, mais conhecido por seu projeto habitacional visionário Alexandra Road. Construído pelo Conselho de Londres de Camden na década de 1970, a propriedade de 500 unidades é, nas próprias palavras de Brown, uma "cidade" contendo lojas, oficinas, um centro comunitário, uma escola para necessidades especiais e um centro para crianças, uma casa de cuidados para jovens com dificuldades de aprendizagem e um parque público de 16 mil metros quadrados.

A medalha é um reconhecimento à carreira e é aprovada pessoalmente por Sua Majestade a rainha Elizabeth II. É dada a uma pessoa, ou grupo de pessoas, que teve uma influência significativa "direta ou indiretamente no avanço da arquitetura". A medalha está sendo apresentada mais cedo do que o habitual - em 2017 em vez de 2018 - devido à saúde debilitada de Brown.

RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social - Imagem 2 de 6RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social - Imagem 3 de 6RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social - Imagem 1 de 6RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social - Imagem 4 de 6RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social - Mais Imagens+ 1

RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social - Imagem 5 de 6
Neave Brown (2017). Image © Garath Gardner
RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social - Imagem 6 de 6
Projetada em 1968 por Neave Brown, do Departamento de Arquitetos do Conselho de Camden, esta propriedade familiar multi-familiar de 8 andares, conhecida como Alexandra and Ainsworth estate, foi construída entre 1972 e 1979.. Image © Eric Firley / RIBA Collections

Amplamente vista como a apoteose de uma carreira arquitetônica excepcional, Alexandra Road tornou-se um projeto de habitação seminal para estudantes e arquitetos contemporâneos. A abordagem de Brown para o projeto de casas e sua colocação no tecido urbano também é fonte de inspiração. Sua crença é centrada na ideia de que "cada lar deve ter sua própria porta da frente abrindo diretamente para uma rede de rotas e ruas que compõem uma cidade, bem como seu próprio espaço externo privado, aberto ao céu, sob a forma de um jardim ou terraço na cobertura".

Em resposta ao anúncio, Brown disse:

Todo a minha obra foi conseguida por eu voar às cegas. E pareço estar voando toda a minha vida. A Medalha é inteiramente inesperada e incrível. É o reconhecimento da importância da minha arquitetura, da sua qualidade e da atual relevância social urgente. Maravilhoso!

Outros projetos significativos na obra do arquiteto incluem 22-32 Winscombe Street em Dartmouth Park, Londres (1965) - é uma fileira de cinco casas geminadas desenhadas como um projeto privado de co-habitação para Brown e seus amigos. De acordo com RIBA, "essas casas são de extrema influência" por estarem de cabeça para baixo, "localizando o estar no andar de cima para maximizar a luz, com salas autônomas e flexíveis no piso térreo com acesso direto a jardins privados". Brown morou na rua Winscombe por 40 anos antes de se mudar para Dunboyne Road Estate (Fleet Road), outro de seus projetos construído em Londres, no ano de 1975. Este foi o primeiro esquema de baixo gabarito e alta densidade do Reino Unido, Aqui, segundo o RIBA ", Brown reinventou o tradicional terraço vitoriano de Londres como blocos de dois e três andares que correm em linhas paralelas com uma passarela pedonal central. Foi tomado cuidado para preservar sua escala e intimidade e criar casas cheias de luz, cada uma com seu próprio terraço privado e um jardim compartilhado ".

RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social - Imagem 4 de 6
Designed in 1968 by Neave Brown of Camden Council's Architects Department, this multi-family, 8-storey council housing estate, properly known as the Alexandra and Ainsworth estate, was built between 1972 and 1979. Image Courtesy of RIBA Collections
RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social - Imagem 3 de 6
Projetada em 1968 por Neave Brown, do Departamento de Arquitetos do Conselho de Camden, esta propriedade familiar multi-familiar de 8 andares, conhecida como Alexandra and Ainsworth estate, foi construída entre 1972 e 1979. Image © Martin Charles / RIBA Collections
RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social - Imagem 2 de 6
© Martin Charles / RIBA Collections

Ben Derbyshire, presidente da RIBA e presidente do comitê de seleção, argumenta que a "contribuição de Brown para o desenvolvimento da habitação britânica moderna é profundo. [...] Suas ideias pioneiras colocaram firmemente a comunidade no coração de cada um de seus empreendimentos, dando aos moradores jardins compartilhados, sua própria porta da frente, espaços de vida flexíveis inovadores e espaço exterior privado para cada casa ". Ele continuou:

O Reino Unido agora deve olhar para os ideais de habitação de Neave Brown e sua arquitetura inovadora à medida que nos esforçamos para resolver a grande crise habitacional. O governo deve capacitar e, em seguida, encorajar cada Conselho único em todo o país a construir uma nova geração de casas bem planejadas, acessíveis e sustentáveis que respondam às necessidades dos milhões de pessoas que atualmente não são atendidas pelo mercado imobiliário. Precisamos construir 300 mil novas casas por ano para o futuro previsível para enfrentar esta crise: um programa radical de casas de conselhos de massa, inspirado no trabalho de Neave Brown, deve ser parte da solução.

Neave Brown será apresentado com a Medalha Real de Ouro 2018 em uma cerimônia privada na segunda-feira, 2 de outubro de 2017.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "RIBA concede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social" [RIBA Awards 2018 Royal Gold Medal to Innovative Housing Architect Neave Brown] 29 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880690/riba-concede-a-royal-gold-medal-de-2018-a-neave-brown-inovador-na-habitacao-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.