Reservatório de pequena escala torna mais simples o aproveitamento das águas pluviais

No início deste mês, Studio Bas van der Veer, o estúdio holandês de design de produtos, divulgou seu projeto para um reservatório de água pluvial na feira spoga + gafa 2017, em Colônia, Alemanha. Van der Veer, graduado da Academia de Design Eindhoven, desenhou inicialmente o produto - então intitulado 'A Drop of Water' - como parte de sua tese em 2009, pelo qual ele não só ganhou o prestigiado Prêmio René Smeets pelo melhor projeto na exposição de trabalhos da escola, como também foi selecionado para o Prêmio Melkweg. Ao longo dos anos, o design ganhou inúmeros elogios, incluindo o Journées des Collections Jardin - Innovation Award e o Prêmio Tuinidee.

Reservatório de pequena escala torna mais simples o aproveitamento das águas pluviais - Mais Imagens+ 7

Cortesia de Studio Bas van der Veer

O elegante reservatório de águas pluviais em forma de gota é uma variação inteligente de um barril tradicional, permitindo que os usuários possam anexá-lo facilmente a tubos de queda provindos de calhas com diâmetros de 50 a 80 mm. Integrado ao design há um regador que se encaixa perfeitamente no topo do tanque de água diretamente do tubo quando chove e permitindo que o excesso de água flua para o pequeno reservatório para armazenamento e posterior utilização. A torneira na base permite o fácil reenchimento do regador, e também permite a fixação de uma mangueira de irrigação, se necessário. O Raindrop, embora não muito grande, é um passo inteligente para a colheita de chuva e para desencorajar o uso de água da torneira para tarefas tão simples como regar plantas e irrigar pequenos jardins.

Cortesia de Studio Bas van der Veer
Cortesia de Studio Bas van der Veer

Para Van der Veer, que projetou várias versões diferentes do Raindrop, a forma bulbosa ou a ponta em forma de gota no barril é "uma referência simbólica ao que ele contém: água". Parte da coleção de produtos apresentada em seu website é o Raindrop Mini, projetado especialmente para casas com pequenas varandas e espaço limitado, juntamente com Pure Rain, um pouco maior, que também possui um local para banho de pássaros - todos com um desenho e fabricação cuidados, usando uma combinação de técnicas, incluindo fresagem CNC e termoformagem.

Com a produção liderada pela marca de cerâmica Elho, Raindrop estará pronto para comercialização no início de 2018 e disponível em várias lojas online, bem como centros de jardinagem e lojas de DIY em todo o mundo.

Notícia via: Studio Bas van der Veer.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Hasan, Zoya. "Reservatório de pequena escala torna mais simples o aproveitamento das águas pluviais" [Small-Scale Rainwater Harvesting Made Simpler by Studio Bas Van der Veer] 21 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880107/reservatorio-de-pequena-escala-torna-mais-simples-o-aproveitamento-das-aguas-pluviais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.