Arquivo: Entrevistas com Paulo Mendes da Rocha

Para aproveitar o momento gerado pela inauguração, em agosto deste ano, do tão aguardado edifício do Sesc 24 de Maio, localizado no centro de São Paulo, compilamos a seguir uma série de entrevistas publicadas em diversos veículos de comunicação com nosso mais ilustre arquiteto em atividade: Paulo Mendes da Rocha.

O conjunto de textos a seguir ajuda a compreender algumas das ideias que norteiam a prática arquitetônica de Paulo Mendes da Rocha, além de flagrarem o quão aforístico e, por vezes, radical, é o arquiteto mais premiado do Brasil.

Paulo Mendes da Rocha: "Quem tem medo do centro tem medo da liberdade"

Em entrevista ao portal A Vida no Centro , Paulo Mendes da Rocha, responsável pelo projeto do Sesc 24 de Maio, o mais novo atrator urbano da região central de São Paulo, afirma que o frequente discurso de insegurança e medo associados ao centro das grandes cidades é fruto do medo da liberdade por parte de quem aceita e reforça esse discurso.

Entrevista com Paulo Mendes da Rocha: "Brasília foi um tropeço histórico"

Em uma entrevista para a rede alemã Deutsche Welle, o Pritzker e mais novo vencedor do Leão de Ouro em Veneza, Paulo Mendes da Rocha, comenta que transferir a capital federal do Rio de Janeiro para o cerrado foi um grande tropeço político.

Condomínios são "os ovos da serpente", diz Paulo Mendes da Rocha

"Uma cidade nasce do desejo de os homens estarem juntos." - Paulo Mendes da Rocha Em um recente episódio da série , produzida pela Globo News, o entrevistado é o arquiteto Paulo Mendes da Rocha , recém-premiado com o Leão de Ouro -- prêmio atribuído a nenhum outro brasileiro.

Paulo Mendes da Rocha: "Arquitetura não quer ser funcional; quer ser oportuna"

Paulo Mendes da Rocha é um dos arquitetos mais cultuados do Brasil. E apesar do fato de pouco de seu trabalho ser encontrado fora de São Paulo, seu estilo é reverenciado mundo afora, o que lhe rendeu o Prêmio Pritzker em 2006 e recentemente, a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects.

"No fundo o que está em jogo é a estupidez do automóvel" - Paulo Mendes da Rocha fala ao El País

Aforístico e direto como de costume, Paulo Mendes da Rocha fala, em entrevista o jornal El País, sobre movimentos urbanos em São Paulo, habitação popular, Plano Diretor Estratégico e revitalização do centro.

Paulo Mendes da Rocha: "São Paulo não tem solução"

Arquiteto brasileiro mais premiado da história, Paulo Mendes da Rocha é famoso não apenas por sua arquitetura mas também por seu jeito desaforado e jocoso de dar sua opinião.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquivo: Entrevistas com Paulo Mendes da Rocha" 18 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879712/arquivo-entrevistas-com-paulo-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.