Paulo Mendes da Rocha: "Quem tem medo do centro tem medo da liberdade"

Em entrevista ao portal A Vida no Centro, Paulo Mendes da Rocha, responsável pelo projeto do Sesc 24 de Maio, o mais novo atrator urbano da região central de São Paulo, afirma que o frequente discurso de insegurança e medo associados ao centro das grandes cidades é fruto do medo da liberdade por parte de quem aceita e reforça esse discurso.

Indagado sobre o porquê de sua predileção pelo centro de São Paulo, o arquiteto disse que "a vida urbana, de um modo geral, é a coisa mais livre que pode existir para um homem hoje, no mundo. É viver nas áreas centrais das cidades. Tanto que você pode dormir na rua. Este dito medo das áreas centrais é justamente de quem tem medo da liberdade. Tem gente que tem pavor desta liberdade."

Em relação ao papel da nova unidade do Sesc, localizado na esquina das ruas 24 de Maio e Dom José de Barros, Paulo Mendes da Rocha afirma que "ele é feito para os comerciários. E eles não têm medo. Quem sabe este prédio não tem esta grande função educativa que é dizer: vocês têm medo de quê, afinal?"

Leia a entrevista completa na página A Vida no Centro.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Paulo Mendes da Rocha: "Quem tem medo do centro tem medo da liberdade"" 25 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878337/paulo-mendes-da-rocha-quem-tem-medo-do-centro-tem-medo-da-liberdade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.