Entrevista com Paulo Mendes da Rocha: "Brasília foi um tropeço histórico"

Em uma entrevista para a rede alemã Deutsche Welle, o Pritzker e mais novo vencedor do Leão de Ouro em Veneza, Paulo Mendes da Rocha, comenta que transferir a capital federal do Rio de Janeiro para o cerrado foi um grande tropeço político. Todavia, o arquiteto reforça que "isso não tem nada a ver com a obra de Niemeyer, que é altamente criativa".

Para o arquiteto, no lugar da construção de uma nova capital no interior do país, teria sido muito mais útil construir, na época, outras cidades menores: "A navegação da grande rede hidroviária do Brasil e as ligações necessárias e fáceis de imaginar entre o Atlântico e o Pacífico obrigariam à construção de inúmeras cidades com uma utilidade mais interessante do que aquilo que já estava feito, que era a capital no Rio de Janeiro".

Leia a matéria completa e assista à entrevista realizada pelo Deutsche Welle, aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Entrevista com Paulo Mendes da Rocha: "Brasília foi um tropeço histórico"" 10 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789023/entrevista-com-paulo-mendes-da-rocha-brasilia-foi-um-tropeco-historico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.