O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. IAAC apresenta 5 novos materiais e sistemas robóticos que regulam a temperatura

IAAC apresenta 5 novos materiais e sistemas robóticos que regulam a temperatura

IAAC apresenta 5 novos materiais e sistemas robóticos que regulam a temperatura
IAAC apresenta 5 novos materiais e sistemas robóticos que regulam a temperatura, Cortesía de IAAC
Cortesía de IAAC

O IAAC (Institute for Advanced Architecture of Catalonia) desenvolveu uma série de materiais e sistemas avançados de climatização e ventilação passiva que permitem reduzir até 5 graus a temperatura interior de uma habitação e mais de 25% o uso de ar condicionado. Quando mais quente, reduz-se mais a temperatura e se economiza mais energia nos espaços internos.

Os projetos Breathing Skin, Hydroceramics, Hydromembrane, Morphluid e Soft Robotics, desenvolvidos por alunos do estúdio Digital Matter Intelligent Constructions do IAAC, coordenado por Areti Markopoulou, pesquisam a climatização passiva dos espaços mediante novos materiais que imitam processos orgânicos, estruturas adaptativas ou sistemas robóticos que ajudam a regular a temperatura e criar microclimas.

O IAAC desenvolveu nos últimos anos uma série de sistemas de fachadas e estruturas leves como Hydroceramics, Breathin Skin ou Hydromembrane que atuam como uma segunda pele em edifícios e imitam o corpo humano transpirando água para regular a temperatura.

Hydroceramics é um sistema de fachada feito com painéis de argila e hidrogel capaz de esfriar interiores de edifícios em até 5 graus. As cápsulas de hidrogel tem uma capacidade para absorver de até 500 vezes seu próprio peso em água para criar um sistema de construção que respire mediante evaporação e transpiração.

Breathing Skin. Image Cortesía de IAAC
Breathing Skin. Image Cortesía de IAAC

Hydromembrane e Breathing Skin, diferente da hidrocerâmica, baseiam-se em compostos feitos com membranas finas e tecidos inteligentes para edifícios que atuam como uma segunda pele "respiratória" para construções capazes de autorregular a umidade e o clima de espaços internos e externos.

Todos esses sistemas utilizam materiais com altas capacidade de absorção da água, a qual é posteriormente liberada por evaporação criando um efeito de resfriamento em ambientes quentes. Por exemplo, Breathing Skin absorve até 300 vezes seu volume em água num curto período de tempo graças ao Poliacrilato de Sódio, um polímero superabsorvente.

Também existem outras alternativas projetadas no IAAC que se centram nas estruturas e na robótica aplicada na nova arquitetura bioclimática. Morphluid ou Soft Robótics (SORO) são um exemplo de sistemas de sombreamento passivo mediante "telhados vivos" que regulam a quantidade de luz e calor que entra nos espaços.

Morphluid. Image Cortesía de IAAC
Morphluid. Image Cortesía de IAAC

Soft Robotics é um dispositivo robótico de sombreamento leve e sensível que tenta criar um microclima mediante o controle da luz solar, a ventilação e a temperatura, umidificando a atmosfera. Este protótipo robótico adota distintos tamanhos e formas como "girassóis" artificiais que permitem projetar sombras no momento que o líquido que os integram evapora pelo calor do sol.

Morphluid também se baseia na transição dos líquidos como um ativador que modula o telhado e climatiza o ambiente mediante sombreado. Morphluid integra dois tanques de água em uma estrutura móvel (um teto, uma janela) que se inclina quando a água de um dos tanques evapora-se, permitindo assim projetar sombras e refrescar o ambiente.

Hydromembrane. Image Cortesía de IAAC
Hydromembrane. Image Cortesía de IAAC

A diretora acadêmica do IAAC e responsável pelos projetos, Areti Markopoulou, destaca "o potencial dos sistemas e materiais avançados para ajudar a ter uma temperatura mais agradável em nossas casas através de edifícios mais sustentáveis que respiram e se comportam como seres vivos e interagem com o entorno". Markopoulou também inclui a importância dessa inovação para a economia de energia, já que os materiais e sistemas de climatização passiva se baseiam em princípios da física como a evaporação para resfriar os espaços".

A seguir, conheça mais sobre cada um dos projetos.

Breathing Skin

Breathing Skin. Image Cortesía de IAAC
Breathing Skin. Image Cortesía de IAAC

Breathing Skin. Image Cortesía de IAAC Breathing Skin. Image Cortesía de IAAC Breathing Skin. Image Cortesía de IAAC Breathing Skin. Image Cortesía de IAAC + 26

Soft Robotics (SoRo)

SoRo. Image Cortesía de IAAC
SoRo. Image Cortesía de IAAC

SoRo. Image Cortesía de IAAC SoRo. Image Cortesía de IAAC SoRo. Image Cortesía de IAAC SoRo. Image Cortesía de IAAC + 26

Morphluid

Morphluid. Image Cortesía de IAAC Morphluid. Image Cortesía de IAAC Morphluid. Image Cortesía de IAAC Morphluid. Image Cortesía de IAAC + 26

Hydroceramic

Hydroceramic. Image Cortesía de IAAC
Hydroceramic. Image Cortesía de IAAC

Hydroceramic. Image Cortesía de IAAC Hydroceramic. Image Cortesía de IAAC Hydroceramic. Image Cortesía de IAAC Hydroceramic. Image Cortesía de IAAC + 26

Hydromembrane

Hydromembrane. Image Cortesía de IAAC
Hydromembrane. Image Cortesía de IAAC

Hydromembrane. Image Cortesía de IAAC Hydromembrane. Image Cortesía de IAAC Hydromembrane. Image Cortesía de IAAC Hydromembrane. Image Cortesía de IAAC + 26

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: IAAC. "IAAC apresenta 5 novos materiais e sistemas robóticos que regulam a temperatura" [IAAC presenta cinco nuevos materiales y sistemas robóticos que ayudarán a regular la temperatura] 16 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877805/iaac-apresenta-5-novos-materiais-e-sistemas-roboticos-que-regulam-a-temperatura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.