3 Projetos brasileiros entre os vencedores do Urban95 Challenge, para melhoria das cidades para as crianças (e para todos)

Se você pudesse ver a cidade de uma altura de 95 centímetros – a altura media de uma criança saudável de 3 anos – o que você faria diferente? Como você organizaria os bairros, os espaços públicos, as áreas verdes, a habitação e o transporte? O que mais você mudaria ou melhoraria na cidade? Encontrar respostas para essas perguntas foi o objetivo do Urban95 Challenge, por meio do qual a Fundação Bernard van Leer (FBvL) ofereceu apoios a projetos de pequena escala, de organizações formais e informais, além de universidades, governos e indivíduos de todo o mundo.

Foram recebidas mais de 150 inscrições, e 26 foram selecionadas. Os vencedores vieram de 18 países, representando todos os continentes. América Latina e Ásia foram as regiões com mais projetos, cada uma com oito selecionados. Brasil, Bangladesh e Índia lideram os vencedores com três projetos cada. Os projetos recebem apoios de 560 a 30 mil euros, dependendo de sua complexidade e duração, totalizando 460 mil euros em apoios.

Os projetos respondem a problemas como poluição do ar, mobilidade, segurança no bairro, espaços públicos e verdes, creches em áreas de vulnerabilidade econômica, um curso universitário, documentários, e pesquisa, visualização e disseminação de dados sobre crianças no ambiente urbano. “Estamos apoiando projetos enviados por prefeitos que terão impacto em toda a cidade; mas também iniciativas propostas por indivíduos que terão um impacto em uma pequena escala”, explica Ardan Kockelkoren, analista de pesquisa na área de Conhecimento para Política (Knowledge for Policy) na Fundação Bernard van Leer, e membro do painel de seleção.

As inscrições foram avaliadas por 22 membros da equipe da Fundação em um primeiro turno, e por três jurados externos no segundo turno: Darell Hammond, fundador do KaBOOM!, Douglas Ragan, líder da unidade para juventude e modos de vida na UN-Habitat, e Dr. Margaret Ngayu, professor de planejamento urbano e regional na Universidade de Nairobi.

Entre os principais critérios de seleção estavam a inovação e a replicabilidade. “Procuramos por ideias e conceitos que não tivessem sido muito testados antes, e que pudessem ter potencial para serem replicados em outros lugares. Não estávamos buscando, necessariamente, por implementações high-tech, mas por soluções tangíveis para problemas e necessidades cotidianos”, diz Ardan.

“O mundo está urbanizando fortemente. As cidades podem ser lugares incríveis para as crianças crescerem, mas também podem ser muito difíceis”, diz Patrin Watanatada, diretora da área de Conhecimento para Políticas da Fundação Bernard van Leer. “Muitos lugares não têm sistemas básicos de saneamento, habitação decente ou transporte público. Crianças pequenas e os adultos que tomam conta delas são especialmente afetados pela falta de lugares seguros para brincar, além de poluições do ar e sonora, caminhos longos e difíceis para chegar ao mercado ou a clínicas de saúde. Transformar bairros em lugares seguros, saudáveis e vibrantes para crianças crescerem nem sempre precisa ser caro ou complexo”, finaliza Patrin.

“Um dos melhores investimentos que uma cidade pode fazer é planejar para atingir as necessidades de seus habitantes mais jovens”, diz Michael Feigelson, diretor executivo da Fundação Bernard van Leer. “Como líderes pioneiros de Bogotá a Vancouver já observaram, se as crianças em uma cidade estão bem, todos os habitantes provavelmente também estarão”.

VENCEDORES URBAN95 CHALLENGE

AMÉRICA LATINA

Jogo Oásis
Santos, Brasil

Jogo Oásis. Image Cortesia de Urban95 Challenge

Uma tecnologia de intervenção “gamificada” chamada Jogo Oásis envolverá de 200 a 400 membros da comunidade no desenvolvimento participativo de soluções para o espaço urbano focado na primeira infância.

Curso universitário para urbanistas da América Latina
São Paulo, Brasil

Um espaço de pesquisa e design na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, juntamente com o Instituto Brasiliana, irá combinar pesquisa e prática em um curso para projetar cidades “child friendly”. Para grupos diversos, de profissionais experientes a recém-graduados.

Incentivando brincadeiras ao ar livre
Uberaba, Brasil

Incentivando brincadeiras ao ar livre. Image Cortesia de Urban95 Challenge

Três praças em bairros da periferia de Uberaba serão revitalizadas com atividades lúdicas pensadas para superar o medo de brincar no espaço público, como escalada em árvores, piscina de lama, plantação de jardins e feiras de pequenos produtores, explorando a diversidade de expandindo o olhar.

Planejando a cidade com os cidadãos
Cuenca, Equador

Em três distritos de Cuenca, grupos organizados de mulheres e pais farão assembleias móveis para desenvolver propostas que melhorem o planejamento da cidade tendo como foco crianças menores de cinco anos. As propostas serão entregues ao prefeito.

Perspectiva das crianças na reconstrução pós-terremoto
Bellavista, Equador

A perspectiva e as necessidades das crianças de 0 a 5 anos serão integradas ao processo de planejamento de Bellavista, onde um terremoto em 2016 devastou 95% da infraestrutura comercial e habitacional da cidade.

Preenchendo vazios urbanos
Tucumán, Argentina

Com workshops de design participativo, debates e encontros para construir parcerias entre as comunidades, os donos de terra e a administração local, o projeto irá pesquisar como os vazios urbanos – como edifícios abandonados e terrenos – podem se tornar espaços públicos autogeridos e para crianças menores de cinco anos.

Cruzamento mais seguros
Cidade do México, México

Os dados sobre onde e quando acidentes fatais envolvendo carros e crianças normalmente ocorrem existem, mas são difíceis de serem acessados. O projeto irá mapear esses dados e os deixar disponíveis publicamente, oferecendo às autoridades urbanas a informação necessária para considerar as mudanças no desenho dos cruzamentos mais perigosos.

Documentário sobre espaço público
Bucaramanga, Colômbia

Um pequeno documentário será realizado sobre o recente desenvolvimento da cidade – o que inclui fatos como a privatização do espaço público – com o objetivo de fazer com que líderes urbanos, empresários e cidadãos pensem no acesso desigual a espaços públicos de qualidade.

ÁSIA

Playground público para crianças menores de 5 anos
Hanói, Vietnã

Playground público para crianças menores de 5 anos. Image Cortesia de Urban95 Challenge

Além de ser um local para pais e crianças, o novo playground irá despertar a consciência para a necessidade de locais, em outras partes da cidade, que sejam naturais, acessíveis e espaços públicos seguros, que encorajem a brincadeira livre entre crianças pequenas e aquelas com alguma deficiência.

Um espaço para mulheres e crianças em Dharavi
Mumbai, Índia

Um espaço onde as mulheres podem se encontrar as crianças, brincar em Dharavi, uma das favelas mais populosas de Mumbai, será construído no topo de um bloco de banheiros públicos – que também será reformado para ser mais child-friendly com melhor luz e ventilação. As mulheres da comunidade poderão utilizar o espaço para socializar e para gerar renda.

Anganwadis seguros e estimuladores em Déli
Déli, Índia

Trabalhadores dos Anganwadis (centros públicos de saúde e educação para crianças na Índia) e membros comunitários de duas favelas de Nova Déli serão encorajados a desenvolver e implementar guias para criar espaços seguros, child-friendly e estimuladores, para pré-escolares.

Abrindo espaço para brincadeiras criativas
Déli, Índia

Moradores limparam 21,5 toneladas de lixo de uma área para criar um espaço público. O projeto irá transformar o espaço e gerar conhecimento sobre como criar áreas de brincadeiras que despertem a imaginação e a criatividade das crianças.

Ônibus child-friendly em Daca
Daca, Bangladesh

Ônibus selecionados serão renovados, com áreas dedicadas para crianças, pais e mulheres grávidas. Workshops sobre como evitar assédio de passageiros a mulheres e crianças serão organizados para os motoristas e cobradores. O governo será chamado para escalonar o projeto.

Mapeando a qualidade de vida em partes de Daca
Daca, Bangladesh

A tecnologia móvel será utilizada para conduzir entrevistas e visualizar a qualidade de vida em diferentes partes da cidade para crianças com menos de 5 anos e mulheres grávidas. Irá analisar quais indicadores internacionais sobre child-friend-city são adequados para o contexto de Daca, e sua potencial replicabilidade.

Abordando a poluição sonora em Daca
Daca, Bangladesh

Ao medir os efeitos da poluição sonora em crianças e desenvolver estratégias sobre possíveis intervenções, o projeto busca alinhar stakeholders – incluindo governo, sociedade civil e ONGs – e levantar a questão na agenda pública de Daca.

Coletando dados para informar políticas públicas
Surakarta, Indonésia

Com mapeamento e workshops, o projeto irá reunir dados sobre como pais e crianças pequenas usam seu bairro, e que de mudanças essas áreas precisam. Os resultados serão divulgados para criar consciência sobre os problemas e persuadir as autoridades a tomarem ação.

 EUROPA

Reivindicando espaços verdes para crianças pequenas
Antuérpia, Bélgica

Crianças pequenas, comunidades e profissionais serão envolvidos em experimentos em dois contextos sociais na Antuérpia. A ideia é desenvolver guias com e para planejadores, designers e governo sobre como transformar áreas pouco utilizadas dos jardins em frente às casas em espaços públicos para a primeira infância.

Playbox – espaços de brincar móveis
Bruxelas, Bélgica

Playbox – espaços de brincar móveis . Image Cortesia de Urban95 Challenge

Ambientes seguros e desafiadores para crianças pequenas serão criados em uma comunidade pobre de Bruxelas. O projeto irá trabalhar com atores locais para adaptar a ideia do Playbox, uma caixa móvel com brinquedos que pode ser levada em diferentes locais para diferentes atividades lúdicas.

Documentário sobre Istambul na perspectiva de 95cm
Istambul, Turquia

O documentário “95 cm: The Mega City’s Mini Citizens” será filmado numa altura de 95 cm para mostrar Istambul a partir da perspectiva de uma criança pequena. Um kit de ferramentas também encorajará cidadãos a contribuir para a gravação de espaços públicos na cidade numa altura de 95 cm. 

Melhorando a qualidade do ar em Turim
Turim, Itália

O projeto irá trabalhar com moradores do bairro de Vanchiglia para desenvolver novas maneiras de medir a poluição do ar em áreas de uso de criança, como os caminhos para a escola. O objetivo é persuadir o governo da cidade a tomar atitude.

Cidade ao Nível dos Olhos para Crianças
Estocolmo, Suécia e Tessalônica, Grécia

Cidade ao Nível dos Olhos para Crianças. Image Cortesia de Urban95 Challenge

O projeto propõe avançar no atual conhecimento científico e de pesquisas sobre a criação de ambientes públicos que sejam child-friendly. Irá testar aproximações de placemaking em áreas de Estocolmo e Tessalônica, e desenvolver um documento open-source para aplicação e escalonamento do piloto.

Estandes de informação e ideias lúdicas
Atenas, Grécia

Estandes de informação e ideias lúdicas . Image Cortesia de Urban95 Challenge

Estandes informativos serão instalados em rotas de pedestres, mostrando – em textos, imagens em QR Codes que levam a vídeos – ideias simples sobre como pais e filhos podem brincar juntos pela rua.

Mehorando a política municipal para crianças em Tirana
Tirana, Albânia

O projeto irá auditar departamentos municipais para analisar o impacto de seus projetos nas crianças, e desenhar uma análise da situação atual na cidade, e como priorizar a melhoria de estruturas ligadas à criança. Também irá criar um fórum com múltiplos atores, incluindo a participação da sociedade civil e de escolas.

 ÁFRICA

Melhorando a guarda informal de crianças em Kibera
Nairóbi, Quênia

Melhorando a guarda informal de crianças em Kibera . Image Cortesia de Urban95 Challenge

Kidogo, uma empresa social, está liderando o modelo “hub and spoke” (radial) em Kibera, para treinar e guiar “mamapreneurs” locais, criando pequenas empresas de cuidados de criança com alta qualidade e sustentáveis.

Fechando ruas para as crianças brincarem
Libreville, Gabão

O projeto tem como objetivo fechar algumas ruas em Libreville, em certos dias, para organizar jogos e brincadeiras para crianças pequenas. Um filme será produzido para mostrar como a ideia funciona.

 OCEANIA

Indicadores para bairros child-friendly
Melbourne, Austrália

O projeto irá analisar recursos estatísticos já existentes nos bairros australianos para produzir conhecimento sobre o desenho de bairros child-friendly. Irá desenvolver uma série de indicadores e visualização de dados para serem usados por comunidades, governo e outros profissionais. 

O Urban95 Challenge é parte da estratégia Urban95 da Fundação Bernard van Leer, que trabalha com urbanistas, arquitetos, engenheiros e administradores urbanos para incorporar o foco na primeira infância no planejamento e administração das cidades. A FBvL oferece às cidades suporte financeiro e técnico para desenvolver, escalar e implementar inovações economicamente viáveis.

Para mais detalhes sobre o concurso: bernardvanleer.org/urban95-challenge

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "3 Projetos brasileiros entre os vencedores do Urban95 Challenge, para melhoria das cidades para as crianças (e para todos)" 01 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876863/3-projetos-brasileiros-entre-os-vencedores-do-urban95-challenge-para-melhoria-das-cidades-para-as-criancas-e-para-todos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.