O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Diagramas da Casa Schröder relevam sua genialidade geométrica

Diagramas da Casa Schröder relevam sua genialidade geométrica

Diagramas da Casa Schröder relevam sua genialidade geométrica
Diagramas da Casa Schröder relevam sua genialidade geométrica, Cortesia de Yun Frank Zhang
Cortesia de Yun Frank Zhang

Um dos exemplos mais proeminentes do movimento De Stijl, a Casa Schröder, projetada por Gerrit Rietveld em 1925, representa um momento radical na arquitetura moderna. Marcada por formas geométricas puras e cores primárias, as características do movimento são evidentes na abordagem do arquiteto a este projeto. Localizada em Utrecht, a casa apresenta elementos modulares e paredes flexíveis que proporcionam um modo de vida em constante mudança, aspectos que ainda hoje influenciam o design e arquitetura.

Por sua importância, a Casa Schröder tem sido objeto de estudo para muitos arquitetos, artistas e historiadores. Inspirado pelo seu projeto revolucionário, o artista Yun Frank Zhang criou uma série de diagramas analíticos e um vídeo para compreender a funcionalidade, as dimensões e os elementos programáticos da casa. Veja, a seguir, as explorações de Zhang.

Cortesia de Yun Frank Zhang Cortesia de Yun Frank Zhang Cortesia de Yun Frank Zhang Cortesia de Yun Frank Zhang + 5

Cortesia de Yun Frank Zhang
Cortesia de Yun Frank Zhang

Zhang primeiro investiga as geometrias da casa no plano, usando uma paleta de cor inspirada no De Stijl para entender os comprimentos e as larguras dos quartos. O gradiente de azul significa os quartos apresentam a proporção 1: 1.618 da razão de ouro. O vermelho é representativo de salas que são perfeitamente quadradas. Ao examinar as qualidades matemáticas do espaço, Zhang reconhece a preocupação do movimento De Stijl em relação à proporção.

Cortesia de Yun Frank Zhang
Cortesia de Yun Frank Zhang

Para classificar a acessibilidade do primeiro pavimento, Zhang classifica em cores os usos programáticos de seus ambientes. Espaços de circulação, como a escada, são catalogados como amarelos, os quartos que têm mais de uma entrada são azuis, e espaços privados como o quarto da senhorita são deixados em vermelho. O foco no primeiro andar, em vez do segundo, é devido à sua natureza mais estática, que se presta a um estudo mais valioso de como o espaço é habitado.

Cortesia de Yun Frank Zhang
Cortesia de Yun Frank Zhang

Como representação da natureza dinâmica do segundo pavimento, Zhang apresenta um diagrama axonométrico que transmite a variedade de seus estados. Dependendo da colocação das paredes móveis, surgem duas condições específicas. A seção superior do diagrama exibe o piso quando todas as paredes estão abertas e a seção inferior ilustra quando todas as paredes estão recolhidas. A escada amarela e o banheiro vermelho são as únicas rupturas no plano aberto sem paredes, ao passo que três ambientes distintos são criados quando as paredes estão montadas.

Para saber mais sobre a análise de Yun Frank Zhang e para conhecer alguns de seus outros trabalhos, acesse seu site.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Annalise Zorn
Autor
Cita: Zorn, Annalise. "Diagramas da Casa Schröder relevam sua genialidade geométrica" [Diagrams of the Rietveld Schroder House Reveal its Graphic and Geometric Brilliance] 10 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875475/diagramas-da-casa-schroder-relevam-sua-genialidade-geometrica> ISSN 0719-8906