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Clássicos da Arquitetura: Paróquia do Santo Sacrifício nas Filipinas / Leandro V. Locsin

Clássicos da Arquitetura: Paróquia do Santo Sacrifício nas Filipinas / Leandro V. Locsin
Clássicos da Arquitetura: Paróquia do Santo Sacrifício nas Filipinas / Leandro V. Locsin, Cortesia de Wikimedia user Allan Jay Quesada
Cortesia de Wikimedia user Allan Jay Quesada

Apelidada de "disco voador", a Paróquia (Igreja) do Santo Sacrifício é uma expressão modernista que incorpora a complexa história colonial das Filipinas. Localizado em um campus universitário em Quezon City (anteriormente a capital da nação, agora uma parte da Região da Capital Nacional de Manila), a igreja em estrutura de casca de concreto foi produto do arquiteto filipino Leandro Locsin e de outros três artistas nacionais que contribuíram para seu interior. [1] O projeto de Locsin, que combina elementos da arquitetura filipina tradicional com a estética internacional do pós-guerra, sendo um poderoso símbolo de uma nação recém-independente após séculos de controle imperial.

Cortesia de Wikimedia user Ramon FVelasquez Cortesia de Wikimedia user Ramon FVelasquez Cortesia de Wikimedia user Ramon FVelasquez Cortesia de Wikimedia user Ramon FVelasquez + 7

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A República das Filipinas foi um dos muitos governos a se levantar das cinzas da Segunda Guerra Mundial. A independência do novo país em 4 de julho de 1946 viu o povo filipino libertado do controle imperial pela primeira vez desde que a Espanha assumiu o controle do arquipélago no final do século XVI. A colônia passou da Espanha para os Estados Unidos em 1898 como resultado do Tratado de Paris que encerrou a guerra hispano-americana. Os planos para a transição da colônia para a independência foram adiados pelo início da guerra e subsequente invasão japonesa em 1941. No final da guerra, as Filipinas finalmente receberam sua longa e aguardada liberdade, mas a um enorme custo: sua capital, Manila, tinha sido quase totalmente destruída durante o retiro japonês das ilhas. [2]

Cortesia de Wikimedia user Ramon FVelasquez
Cortesia de Wikimedia user Ramon FVelasquez

Uma das maiores perdas arquitetônicas causadas pelo conflito foram as muitas igrejas católicas do país. O catolicismo reinou supremo nas ilhas desde a chegada do conquistador Miguel López de Legazpi em 1565; os missionários que o acompanhavam, junto com seus colegas cristãos que seguiram, ergueram centenas de igrejas barrocas, neogóticas e rococós durante toda a era imperial espanhola. Essas estruturas, que tipicamente dominavam as praças centrais dos povoados coloniais e serviam como fortificações para os japoneses, tornaram-se alvos primários para o fim da ocupação. Quando chegou o momento de reconstruir, o processo foi realizado por uma nova onda de arquitetos treinados ou influenciados pelos Estados Unidos - entre eles, Leandro Locsin. [3]

Locsin estudou na Universidade de Santo Tomás em Manila entre 1947 e 1953. A tendência predominante na prática arquitetônica filipina na época era imitar a arquitetura modernista ocidental, uma atitude que decorreu da impressão de que tais edifícios representavam ordem, progresso e sofisticação. A arquitetura mais tradicional, especialmente a vernacular, foi popularmente vista como pouco sofisticada. Embora Locsin tenha trabalhado no estilo modernista, ele foi notado como sendo um dos únicos arquitetos contemporâneos a capturar um "olhar filipino distinto" em seus projetos. [4]

Cortesia de Wikimedia user Ramon FVelasquez
Cortesia de Wikimedia user Ramon FVelasquez

Pouco depois da graduação de Locsin na UST, ele foi contratado por Frederic Ossorio para projetar uma capela escolar para a Victorias Milling Corporation. Enquanto o projeto estava em andamento, no entanto, Ossorio foi chamado para os Estados Unidos, e o projeto acababou ruindo. Em 1954, Locsin conheceu o padre John Delaney, que procurava um arquiteto para projetar uma capela para o campus da Universidade das Filipinas em Diliman. Com permissão de Ossorio, Locsin adaptou seu projeto anterior para a universidade. [5]

A diretriz primária de Delaney para o projeto era que a capela deveria refletir o espírito dos jovens que rezariam lá. Observando que os estudantes tendem a cantar a Missa em uníssono, Locsin elaborou um plano circular que dissolveu o limite tradicional entre a congregação e o coro. [6] Essa sensibilidade igualitária foi reforçada pela colocação do altar no centro da capela; Um gesto simbólico que, de acordo com os desejos de Delaney, foi considerado inadequado para os ritos católicos tradicionalmente lineares. Não havia um ponto de entrada único e definido, com várias entradas distribuídas uniformemente em torno do perímetro da capela. O espaço foi protegido por uma cúpula de concreto, apoiada por colunas reforçadas e uma viga de anel; A leveza aparente desta estrutura deu à paróquia seu apelido, "o disco voador". [7]

Cortesia de Wikimedia user Ramon FVelasquez
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A natureza descentralizada e aberta da Paróquia do Santo Sacrifício obrigou Locsin a usar dimensões verticais e luzes para definir espaços independentes. O teto baixo que conforma a borda da capela promove o movimento do exterior para o interior do espaço, "oprimindo" os visitantes quando entram em um lugar de culto. A transição da deslumbrante luz do sol tropical das Filipinas para uma passagem sombreada de concreto enfatiza ainda mais o sentido do movimento em direção a um ambiente diferente, sagrado. Uma vez que passa pelo anel periférico, o teto ergue-se em direção ao ápice da cúpula, que é brilhantemente iluminado pelas janelas do clerestório na base da cúpula - um gesto que simultaneamente unifica o espaço de culto e diferencia-o da passagem circundante, tudo sem o uso de paredes limitantes. [8]

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A capela de Locsin parece inicialmente evitar completamente a tradição filipina, favorecendo a sensibilidade do projeto contemporâneo das nações ocidentais que, apenas nove anos antes, controlavam o vocabulário arquitetônico nas Filipinas há séculos. A cúpula de conchas de concreto era, na época, um novo desenvolvimento na Ásia - uma forma sem precedentes na tradição arquitetônica regional. No entanto, enquanto as igrejas coloniais nas Filipinas eram conhecidas por maciças e pesadas paredes para suportar terremotos frequentes, a paróquia do Santo Sacrifício é caracterizada por sua visível leveza; No cume, a cúpula tem apenas dez centímetros de espessura. Essa leveza suspensa não sugere influências espanholas ou americanas, mas dos antigos abrigos filipinos: o bahay kubo ("casa cubo"). [9]

Exemplo de uma típica "bahay kubo". <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>. Cortesia de Flickr user Neil Bryan Sietereales
Exemplo de uma típica "bahay kubo". Creative Commons. Cortesia de Flickr user Neil Bryan Sietereales

O bahay kubo, a casa nativa tradicional construída nas Filipinas, compreende uma casa de um dormitório construída de bambu com um telhado inclinado de palha, montada sobre palafitas. A fachada e as paredes permeáveis mantêm o bahay kubo ventilado, fresco e seco - qualidades altamente desejáveis nos trópicos. [10] A fachada da casa dá-lhe a aparência de suspensão no ar, uma qualidade que Locsin imitou para a Paróquia da cúpula do Santo Sacrifício. [11]

Cortesia de Wikimedia user Ramon FVelasquez
Cortesia de Wikimedia user Ramon FVelasquez

A Paróquia do Santo Sacrifício foi formalmente inaugurada em 20 de dezembro de 1955, com uma procissão à meia-noite à luz de velas. Quase imediatamente, a capela tornou-se um centro popular para os fiéis em Metro Manila, um status que mantém até hoje. [12] É também um símbolo duradouro do que Locsin chamou de "cultura híbrida", enquanto muitos arquitetos filipinos continuam a imitar a estética da arquitetura americana contemporânea, o "disco voador" de Locsin é um dos poucos exemplos proeminentes do projeto distintamente modernista filipino. [13,14]

Referências

[1] "The University" (PDF). University of the Philippines Diliman. Acesso em 3 de maio de 2014. [link] p8.
[2] Encyclopædia Britannica Online, s. v. "Philippines", Acesso em 22 de junho de 2016, [link]
[3] Rodell, Paul A. Culture and Customs of the Philippines. Westport, CT: Greenwood Press, 2002. p82-85.
[4] Paredes-Santillan, Caryn. "A Study on Bipolarity in the Architecture of Leandro V. Locsin." Journal of Asian Architecture and Building Engineering JJABE 8, no. 1 (2009): 1-8. p3-4.
[5] “The University.” p8.
[6] De Ayala, Fernando Zóbel. "The Chapel of the Holy Sacrifice at the University of the Philippines." Philippine Studies 5, no. 1 (1957): 1-8. [link]. p2-7.
[7] Paredes-Santillan, Caryn. "Approaching The Sacred: A Study Of The Spatial Manifestations Of Liminality In The Churches Of Leandro V. Locsin." Acesso em 22 de junho de 2016. [link]. p4-7.
[8] Paredes-Santillan, “Approaching the Sacred.” p8-9.
[9] Ogura, Nobuyuki, David Leonides T. Yap, and Kenichi Tanoue. "Modern Architecture in the Philippines and the Quest for Filipino Style." Journal of Asian Architecture and Building Engineering JJABE 1, no. 2 (November 2002): 233-38. p237.
[10] Hila, Ma Corazon A. Arkitektura: An Essay on Philippine Ethnic Architecture. Manila: Sentrong Pangkultura Ng Pilipinas, 1992. p11.
[11] Ogura et al, p237.
[12] De Ayala, p8.
[13] Paredes-Santillan, “A Study on Bipolarity in the Architecture of Leandro V. Locsin.” p8.
[14] Ogura et al, p238.

  • Arquitetos

  • Localização

    Laurel Ave, U P Campus Diliman, Filipinas
  • Arquiteto Responsável

    Leandro V. Locsin
  • Muralista

    Vicente Silva Manansala
  • Escultor

    Napoleon Veloso Abueva
  • Artesão do Piso

    Arturo Rogelio Lu
  • Ano do projeto

    1955

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Sobre este escritório
Cita: Fiederer, Luke. "Clássicos da Arquitetura: Paróquia do Santo Sacrifício nas Filipinas / Leandro V. Locsin" [AD Classics: Parish of the Holy Sacrifice / Leandro V. Locsin] 27 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874489/classicos-da-arquitetura-paroquia-do-santo-sacrificio-nas-filipinas-leandro-v-locsin> ISSN 0719-8906

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