Conheça a residência de Marilyn Monroe projetada por Frank Lloyd Wright

Alguns projetos não construídos - as esperanças que eles revelam e os motivos que os impediram de ser construídos - contam histórias intensas. Esse é o caso da residência projetada por Frank Lloyd Wright para Marilyn Monroe e Arthur Miller. Ou será que é aquilo que supomos saber sobre Marilyn, que o torna tão pungente?

A união entre um intelectual de vida pacata e o maior símbolo sexual do século passado foi desconcertante para o público, e o conflito entre suas aspirações e personalidades parece interferido em seus planos para esta casa, localizada no estado de Connecticut. Após se mudarem para a residência de campo de Miller, Monroe pediu a Wright que criasse uma nova casa para eles naqueles arredores.

Como Miller explicou em suas memórias: "Seu impulso era real, em parte um tipo de presente para mim." E o projeto proposto de Wright estava à altura desse gesto real, apresentando uma dramática sala circular de quase 20 metros de largura, Coberta com um teto abobadado e claraboias, cercada de colunas imponentes e levando para uma piscina integrada ao lado de uma colina.

O projeto fora remodelado a partir de uma casa originalmente projetada para um rico casal de texanos, e então oferecido a um funcionário mexicano como uma casa na Baía de Acapulco. Além da sala, outras características visíveis do estilo Wright são o motivo do círculo repetido e o uso generoso da pedra como revestimento.

Cortesia de Archilogic

Mas, embora fosse um lugar fantástico para as festas de Hollywood, isso não se adequava à ideia de Miller de uma vida pacífica no campo, tampouco cabia em seu orçamento. Embora Monroe e Wright fossem iguais em seu desprezo pelos custos, Miller era muito mais frugal e desprezava a ideia de "uma casa elaborada para impressionar o mundo". O projeto foi descartado. Graças às suas memórias, sabemos exatamente o que Miller pensou sobre ele. Mas e o que Monroe pensava disso? Também achara o projeto frívolo e extravagante, ou desejara trazer algum glamour de estrela de cinema para seu novo papel como dona de casa?

Cortesia de Archilogic

É fácil imaginar que esta casa sintetizava o conflito de personalidades que afastou o casal após apenas cinco anos de casamento. Monroe percebeu que Miller a considerava inoportuna e embaraçosa; terceiros percebiam que ela parecia buscar aprovação por sua aparência, ao passo que também desejava ser apreciada por mais do que apenas sua aparência. 

Veja os demais modelos 3D produzidos pelo Archilogic, aqui.

O modelo apresentado neste artigo foi criado por Alainz Zanchetta.

Sobre este autor
Cita: Weldon, Robynn. "Conheça a residência de Marilyn Monroe projetada por Frank Lloyd Wright" [Explore Frank Lloyd Wright's Curvaceous Unbuilt House Design for Marilyn Monroe] 27 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874461/conheca-a-residencia-de-marilyn-monroe-projetada-por-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.