O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Conheça a residência de Marilyn Monroe projetada por Frank Lloyd Wright

Conheça a residência de Marilyn Monroe projetada por Frank Lloyd Wright

Conheça a residência de Marilyn Monroe projetada por Frank Lloyd Wright
Este artigo de Realidad Virtual é patrocinado por:
A Saint-Gobain não se responsabiliza por, e se isenta expressamente da responsabilidade por danos de qualquer tipo decorrentes do uso, referente a ou dependente de qualquer informação contida neste local. A Saint-Gobain não garante que a informação estará correta, completa ou atualizada ou que não irá infringir qualquer direito autoral ou qualquer outra propriedade de direito intelectual e a Saint-Gobain não endossa qualquer tipo de informação contida neste local. Ainda que o ArchDaily forneça links com outros recursos da internet, incluindo páginas de internet, a Saint-Gobain não se responsabiliza pela precisão ou pelo conteúdo da informação contida nestes locais. Os links do ArchDaily com terceiros não representam uma aprovação da Saint-Gobain destas partes ou de seus produtos ou serviços.

Alguns projetos não construídos - as esperanças que eles revelam e os motivos que os impediram de ser construídos - contam histórias intensas. Esse é o caso da residência projetada por Frank Lloyd Wright para Marilyn Monroe e Arthur Miller. Ou será que é aquilo que supomos saber sobre Marilyn, que o torna tão pungente?

A união entre um intelectual de vida pacata e o maior símbolo sexual do século passado foi desconcertante para o público, e o conflito entre suas aspirações e personalidades parece interferido em seus planos para esta casa, localizada no estado de Connecticut. Após se mudarem para a residência de campo de Miller, Monroe pediu a Wright que criasse uma nova casa para eles naqueles arredores.

Como Miller explicou em suas memórias: "Seu impulso era real, em parte um tipo de presente para mim." E o projeto proposto de Wright estava à altura desse gesto real, apresentando uma dramática sala circular de quase 20 metros de largura, Coberta com um teto abobadado e claraboias, cercada de colunas imponentes e levando para uma piscina integrada ao lado de uma colina.

Conheça a residência de Marilyn Monroe projetada por Frank Lloyd Wright, Cortesia de Archilogic
Cortesia de Archilogic

O projeto fora remodelado a partir de uma casa originalmente projetada para um rico casal de texanos, e então oferecido a um funcionário mexicano como uma casa na Baía de Acapulco. Além da sala, outras características visíveis do estilo Wright são o motivo do círculo repetido e o uso generoso da pedra como revestimento.

Cortesia de Archilogic
Cortesia de Archilogic

Mas, embora fosse um lugar fantástico para as festas de Hollywood, isso não se adequava à ideia de Miller de uma vida pacífica no campo, tampouco cabia em seu orçamento. Embora Monroe e Wright fossem iguais em seu desprezo pelos custos, Miller era muito mais frugal e desprezava a ideia de "uma casa elaborada para impressionar o mundo". O projeto foi descartado. Graças às suas memórias, sabemos exatamente o que Miller pensou sobre ele. Mas e o que Monroe pensava disso? Também achara o projeto frívolo e extravagante, ou desejara trazer algum glamour de estrela de cinema para seu novo papel como dona de casa?

Cortesia de Archilogic
Cortesia de Archilogic

É fácil imaginar que esta casa sintetizava o conflito de personalidades que afastou o casal após apenas cinco anos de casamento. Monroe percebeu que Miller a considerava inoportuna e embaraçosa; terceiros percebiam que ela parecia buscar aprovação por sua aparência, ao passo que também desejava ser apreciada por mais do que apenas sua aparência. 

Veja os demais modelos 3D produzidos pelo Archilogic, aqui

O modelo apresentado neste artigo foi criado por Alainz Zanchetta.

Sobre este autor
Robynn Weldon
Autor
Cita: Weldon, Robynn. "Conheça a residência de Marilyn Monroe projetada por Frank Lloyd Wright" [Explore Frank Lloyd Wright's Curvaceous Unbuilt House Design for Marilyn Monroe] 27 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874461/conheca-a-residencia-de-marilyn-monroe-projetada-por-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906