Maidan Tent: uma resposta arquitetônica para a crise de refugiados na Europa

Nos últimos dois anos, mais de um milhão de pessoas fugiram do conflito sírio para se refugiar na Europa, testando exaustivamente a capacidade do continente de responder a uma crise humanitária em grande escala. Com a crise de refugiados síria ainda não resolvida, e campos de refugiados temporários agora firmemente estabelecidos nas fronteiras da Europa, arquitetos e designers dedicam energia para melhorar as condições de vida das pessoas que fogem da guerra e da perseguição.

Um exemplo emergente de arquitetura humanitária é a Maidan Tent, um centro social a ser construído em um campo de refugiados em Ritsona, Grécia. Liderado por dois jovens arquitetos, Bonaventura Visconti di Modrone e Leo Bettini Oberkalmsteiner, e com o apoio da Organização Internacional das Nações Unidas para Migrações, Maidan Tent permitirá que os refugiados se beneficiem do espaço público interno - uma área comunal para descontrair o trauma psicológico induzido pela guerra , perseguição e migração forçada.

Maidan Tent: uma resposta arquitetônica para a crise de refugiados na Europa - Mais Imagens+ 20

© Delfino Sisto Legnani

O processo por trás da Maidan Tent começou em 2016, com a equipe de projeto fazendo oito visitas ao campo de refugiados e refletindo sobre suas conversas as pessoas que la estavam abrigadas. Eles reconheceram um "trauma de migração" psicológico dentro da comunidade, resultado de viagens perigosas em jangadas improvisadas ou inseguras no Mar Mediterrâneo.

Nos campos de refugiados, um amplo arranjo de tendas e recipientes e a falta de áreas comuns podem gerar alienação e desorientação. A equipe de projeto acredita, portanto, que a área pública comum oferecida pela Maidan Tent pode proporcionar um espaço de interação e brincadeira para a comunidade sob uma estrutura móvel, protegida e esteticamente expressiva.

© Simon Kirchner

A Maidan Tent cobre uma área de 200 metros quadrados e sua estrutura de alumínio, coberta por um tecido resistente ao fogo, água e ventos, proporciona um ambiente protegido e seguro para até 100 pessoas. O abrigo é inerentemente flexível, com componentes padronizados que permitem fácil instalação e manutenção e oito espaços modulares que podem ser adaptados para uma variedade de usos. A forma circular da estrutura é uma tentativa consciente de convidar as pessoas a entrar de qualquer direção, onde uma série de espaços semi-privados permite que os refugiados estabeleçam relações pessoais uns com os outros.

© Filippo Bolognese
© Bonaventura Visconti di Modrone, Leo Bettini Oberkalmsteiner

Dependendo ainda de parte do financiamento, a Maidan Tent tem previsão de iniciar suas operações na segunda metade deste ano. O custo do projeto é de US$ 40.000, um pequeno preço a pagar por um centro médico e psicológico, um parque infantil, um local de encontro para refeições, trocas, discussões e aprendizado. 

© Filippo Bolognese

Contribua com o projeto aqui.

Via: Maidan Tent.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Maidan Tent: uma resposta arquitetônica para a crise de refugiados na Europa" 08 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873040/maidan-tent-uma-resposta-arquitetonica-para-a-crise-de-refugiados-na-europa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.