O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Workshop universitário realiza projetos para a construção de casas de parto no México

Workshop universitário realiza projetos para a construção de casas de parto no México

Workshop universitário realiza projetos para a construção de casas de parto no México

Desde 2015 o Workshop Vertical: Projetos de Impacto Regenerativo (Departamento de Arquitetura da Universidade Iberoamericana), ministrado pelos professores Juan Casillas, Mariana Ordóñez e Jesica Amescua, opera como um espaço acadêmico e prático de ação-reflexão sobre o papel atual dos arquitetos na produção social do habitat.

O propósito principal da oficina é disparar um sentido de responsabilidade nos estudantes através da exploração do potencial da arquitetura participativa como uma ferramenta de mudança sócio-ambiental. Os projetos tratados nesse âmbito surgem necessariamente de demandas reais e são desenvolvidos por meio de processos participativos e de intercâmbio de saberes (técnicos e locais) que buscam construir um conhecimento comum. Para além dos objetivos arquitetônicos, os processos com as pessoas tornam-se o centro dos projetos em seus três momentos: diagnóstico, desenho e construção.

Workshop universitário realiza projetos para a construção de casas de parto no México, © Onnis Luque
© Onnis Luque

Sob tal lógica e desde o outono de 2016, o grupo colabora com a Fundação Mesoamérica Profunda A.C e a Rede Comunitária de Saúde e Ambiente de Tenejapa "Un Solo Corazon" A.C na realização de projetos para a construção de casas de partos em Chiapas. Ter um espaço físico adequado, digno e com melhores condições higiênicas é uma necessidade real, identificada e planejada pela rede de parteiras. Apesar disso, além dessa demanda inicial, a Fundação Mesoamérica Profunda adicionou outro objetivo central aos requerimentos: reconhecer, valorizar e preservar a prática das parteiras tradicionais, assim como aprender o método para recuperar gradualmente a solidariedade e espírito comunitário.

É nesse sentido que busca-se a participação ativa e consciente dos atores envolvidos e beneficiados, o que conformou um modelo de trabalho onde 50% dos custos (materiais, trabalho e terreno) são fornecidos pela rede de parteiras, e os outros 50% são fornecidos por pessoas solidárias à iniciativa.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

A partir dos princípios éticos e de projeto do workshop, professores e estudantes colaboraram para o desenho de três casas de parto, através de processos participativos e do uso de materiais locais. A metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos projetos consta em cinco fases: 

- Entendimento do lugar
- Intercâmbio de saberes
- Projeto participativo (maquetes de co-projeto)
- Avaliação construtiva em escala real
- Construção final em colaboração com a comunidade

Essa metodologia permite aos estudantes que façam parte do desenho de projetos inclusivos, realistas e adequados para o contexto particular de cada parteira, e que desenvolvem habilidades construtivas em conjunto com as comunidades. Mais do que apenas projetar e construir objetos arquitetônicos, o workshop busca colaborar com processos que gerem empoderamento, autonomia, intercâmbio de saberes e que resgatem os sistemas construtivos tradicionais.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

A primeira casa de parto, para a parteira Patrona Hernández da comunidade tzeltal de Kokil, foi projetada pelos estudantes Roberto Contreras, Belvet Echevarría, Eliseo Lucero, Mónica Petricioli e Adrián Sánchez, em conjunto com a parteira e Manuel Gómez (coordenador da rede de parteiras, construtor das casas e habitante de Tenejapa). Hoje em dia, esse projeto encontra-se em pleno funcionamento e a construção das próximas casas de parto para os parteiros Ana Jiménez e Pedro Pérez, e será empreendido durante junho de 2017, por parte da comunidade tzeltal, professores e mais de 50 estudantes de arquitetura inscritos no programa Projetos Sociais Vinculados da universidade.

Como parte contínua de uma busca por potencializar as riquezas e ganhos aos povos originais, o processo de coleção de fundos para os projetos é realizado atualmente, e até o dia 14 de junho de 2017, através da plataforma digital de financiamento coletivo "Donadora", com o título "Projeto Integral: Casa das Parteiras", que você pode acessar aqui.

Cortesía de Taller Proyectos de Impacto Regenerativo
Cortesía de Taller Proyectos de Impacto Regenerativo

Ficha Técnica: 

Nome do Projeto: Casas de la Parteras
Arquitetos: Workshop Vertical: Projectos de Impacto Regenerativo (estudantes e professores)
Colaboradores: 

Projeto arquitetônico (Casa de Kokil):
Roberto Contreras, Belvet Echevarría, Eliseo Lucero, Mónica Petricioli y Adrián Sánchez (estudantes de arquitetura IBERO)

Professores:
Jesica Amescua, Juan Casillas, Mariana Ordóñez

Construção:
Manuel Gómez, Mario Hernández, Federico López, José Agustín López, estudantes de arquitetura do projeto (Semestres: Outono 2016, Primavera 2017)

Coordenador da Fundação Mesoamérica Profunda A.C.:
Salvador Reyes

Fotografia:
Onnis Luque, Humberto Prina

Conselheiros obstetrícia:
Jackie Filoteo, Petrona Hernández, Ana Jiménez, Pedro Pérez 

Direção e edição de vídeo:
Rodrigo Marón

Vídeos aéreos:
Sebastián Rojas

Site Web: Facebook: @proyectosimpactoregenerativo
E-mail: proyectosregenerativos@gmail.com
Localização:  Tenejapa, Chiapas
Ano: 2016
Superfície construída: 33 m2
Fotógrafo / Site web: 
Onnis Luque  / onnisluque.com
Humberto Prina

Provedores / Productos
1. ECOLAM: lâmina ecológica (feita com resíduos de pasta de dente e alumínio de grau alimentício), térmica e acústica
2. Materiais locais (madeira, cana, terra): comunidade tzeltal de Tenejapa, Chiapas
3. Casas de materiais, San Cristobal de las Casas (Chiapas)

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Karina Zatarain
Autor
Cita: Zatarain, Karina. "Workshop universitário realiza projetos para a construção de casas de parto no México" [Taller universitario realiza proyectos para la construcción de casas de parto en Chiapas, México] 14 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872859/workshop-universitario-realiza-projetos-para-a-construcao-de-casas-de-parto-no-mexico> ISSN 0719-8906