Projeto de ampliação de uma das residências incrementais do ELEMENTAL

“Las Anacuas” é um conjunto de habitações projetado pelo ELEMENTAL a oeste da área metropolitana de Monterrey, México, composto por edifícios em fita, com três pavimentos e estrutura preparada para a expansão das unidades.

No fim de 2013, uma jovem família contatou o escritório mexicano ARKRAFT Studio para realizar um projeto muito pontual: ampliar a metade expansível de sua residência. Pouco mais de três anos depois, o projeto se concretizou e o esforço deu resultados: o desenho buscou a continuidade espacial e potencializou a percepção de amplitude dentro da estrutura predeterminada pelo projeto original do ELEMENTAL.

O apartamento duplex foi alterado para que a área ampliada tivesse um programa flexível, com um terraço no primeiro nível e um pequeno estúdio no segundo.

O primeiro nível foi tratado como uma grande sala de planta livre que se abre por completo e se mescla com espaço externo imediato. 

Cortesía de ARKRAFT Studio

O novo mezanino foi pensado para maximizar a conexão com o segundo nível, criando um cubo central vazio que recebe e redireciona a luz natural. 

O resultado dos elementos projetados permite, além da integração visual e espacial, diferentes percepções que variam ao caminharmos dentro da residência. Em relação ao tratamento externo, as aberturas respeitam as dimensões e sequência do projeto original, integrando-se ao contexto do conjunto habitacional. 

Detalhes:

Ano de conclusão: 2017

Localização: Santa Catarina N.L. México

Área inicial: 38 m² 

Área ampliada: 32 m²

Área total após reforma: 70 m²

Projeto de ampliação: ARKRAFT

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Zatarain, Karina. "Projeto de ampliação de uma das residências incrementais do ELEMENTAL" [Se amplía una de las casas incrementales de ELEMENTAL en México] 05 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872581/projeto-de-ampliacao-de-uma-das-residencias-incrementais-do-elemental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.