Projeto de Rino Levi recebe o prêmio Preservação de Patrimônio Moderno da APCA

O projeto de transformação da residência Castor Delgado Perez, criada por Rino Levi em 1958, na nova sede da Luciana Brito Galeria recebeu o prêmio Preservação de Patrimônio Moderno na categoria Arquitetura da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 2016. No vídeo, a galerista Luciana Brito, o arquiteto José Armênio de Brito Cruz e a paisagista Klara Kaiser - todos premiados - revelam detalhes do processo. O vídeo, realizado pela APCA e pela Editora Monolito, foi dirigido por Fernando Serapião e contou com a parceria de fomento do CAU/SP.

Sobre a Residência Castor Delgado Perez

Projetada por Rino Levi e com paisagismo de Roberto Burle Marx, a Residência Castor Delgado Perez localiza-se na Avenida Nove de Julho, em São Paulo, tendo sido construída em 1959 e recuperada recentemente pelo escritório Piratininga. A edificação é praticamente toda térrea, com exceção do dormitório de serviços, elevado sobre pilotis, com a garagem abaixo. Constitui-se de um grande prisma retangular, com pequenos recuos laterais e pátios internos generosos que proporcionam entrada de luz natural na casa, implantada em um lote de meio de quadra estreito. O grande pátio central também funciona como organizador das zonas da casa, dividindo a área de serviços (com entrada exclusiva), a área social e a parte dos dormitórios, aproveitando a fachada noroeste. A volumetria resultante do conjunto é pura e ganha expressão através da contraposição entre a horizontalidade do prisma principal e a verticalidade do volume sobre pilotis.

Elementos como os brises ortogonais cobrindo os pátios, os tijolos vazados que funcionam como cobogós, evidenciam a perícia de Rino Levi aos mínimos detalhes. Conheça mais sobre o projeto dessa obra-prima da arquitetura moderna paulistana e brasileira, através da análise de para nossa seção Clássicos da Arquitetura.

Clássicos da Arquitetura: Residência Castor Delgado Perez / Rino Levi

Construído pelo Rino Levi na São Paulo, Brazil na data 1958. Imagens do Acervo Digital Rino Levi FAU PUC Campinas. Por Ana Elísia da Costa A casa ocupa um lote de meio de quadra, estreito e comprido. A partir do recuo frontal, são...

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Projeto de Rino Levi recebe o prêmio Preservação de Patrimônio Moderno da APCA" 28 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870246/projeto-de-rino-levi-recebe-o-premio-preservacao-de-patrimonio-moderno-da-apca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.